13 janeiro 2010

Taça da Liga: Sporting a um ponto das 'meias'

Ao derrotar o U. Leiria por 2-1, o Sporting deu um passe de gigante rumo ao apuramento para as meias-finais da Taça da Liga. Os 'leões' apenas necessitam de um ponto na deslocação ao Trofense, na última ronda do grupo B da prova.
Carlos Carvalhal havia referido não ser apologista da rotação do plantel em partidas relativas à Carlsberg Cup, tendo o técnico leonino apostado no mesmo 'onze' que iniciou a partida frente ao Leixões, na última ronda da Liga Sagres. Do outro lado, Lito Vidigal também pouco mexeu na sua equipa, apostando em Hélder Godinho na baliza dos leirienses, por troca com o castigado Djuricic. Confirmando o bom momento recente, o Sporting entrou determinado em resolver cedo a partida. O bom início dos 'leões' teve consequências ao minuto 16, quando João Pereira abriu o marcador, num raro golo de cabeça do lateral direito ex-Sp. Braga. A U. Leiria respondeu por Ronny que, na execução de um lance de bola parada, levou o perigo junto da baliza de Rui Patrício, que teve dificuldades em bloquear o remate do brasileiro.
A equipa de Alvalade voltou à mó de cima do encontro, conseguindo mesmo ampliar a vantagem no marcador, por Miguel Veloso, na execução de um livre, que ainda sofreu um desvio na barreira leiriense, traindo Hélder Godinho.
A perder por 2-0, Lito Vidigal lança a sua principal figura no encontro, o brasileiro Carlão. A entrada do avançado brasileiro contagiou a equipa da casa, que durante o segundo tempo foi bem mais perigosa. Cássio, de cabeça, atirou ao poste, com Silas, logo de seguida, a rematar muito perto do poste da baliza de Rui Patrício.
Daqui até ao golo da U. Leiria foi uma questão de minutos. Aos 70', Carlão, com um remate cruzado, diminuiu a diferença do marcador, relançando a indefinição quanto ao vencedor da partida.
Só que o Sporting não vacilou nos instantes finais, desperdiçando inclusivamente as melhores oportunidades até final. Yannick Djaló, que entrou muito bem na partida, e Carlos Saleiro falharam as derradeiras ocasiões para ampliar a vantagem leonina, com Hélder Godinho a exibir-se a um bom nível na baliza leiriense.
No final, vitória justa dos 'leões' na cidade do Lis, numa das melhores exibições da era Carvalhal. O triunfo em Leiria, conjugado com a surpreendente vitória do Trofense perante o Sp. Braga (1-0), deixa o Sporting muito perto das meias-finais da Taça da Liga, bastando à equipa de Alvalade um empate na derradeira jornada, frente ao Trofense, para o consumar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...