13 janeiro 2010

Taça da Liga: Benfica sofre para empatar em Guimarães

O Benfica não foi além de uma igualdade a um golo no terreno do V. Guimarães, numa partida marcada pelas péssimas condições do relvado. Jorge Jesus rectificou estratégia ao intervalo, conseguindo sair da 'cidade-berço' com um importante ponto na bagagem.
As más condições do relvado do D. Afonso Henriques chegaram mesmo a colocar em dúvida a realização da partida. A decisão definitiva de se realizar o encontro apenas foi tomada já muito perto do início do jogo, apesar de as condições não serem, de todo, as ideais.
Sem atender ao estado do terreno, Jorge Jesus apostou num 'onze' onde se destacaram o jovem Roderick, o recém recuperado Pablo Aimar e o estreante Éder Luís. O alheamento do técnico do Benfica relativamente às condições físicas da partida revelou-se fundamental para o desenrolar do primeiro tempo, onde um mais 'musculado' V. Guimarães levou, por diversas ocasiões, o perigo à baliza de Júlio César. Tiago Targino e Douglas foram duas setas apontadas ao último reduto 'encarnado', que mostrava dificuldades em suster o ímpeto vimaranense. A melhor ocasião do primeiro tempo pertenceu ao ponta-de-lança brasileiro da equipa de casa que, no minuto 15', viu o guardião das 'águias' impedir-lhe o golo com uma vistosa defesa.
A superioridade do V. Guimarães durante os primeiros 45' obrigaram Jorge Jesus a mudar. Ao intervalo, o técnico deixou nos balneários Nuno Gomes e Aimar, fazendo entrar Javi Garcia e Cardozo. As alterações dotaram os 'encarnados' de maior poder de choque na zona intermediária, à qual se juntou a frieza do 'Tacuara'.
Ainda assim, coube novamente à equipa da casa criar os primeiros lances de perigo do segundo tempo. Custódio, com um remate de fora da área para defesa apertada de Júlio César, deixou o aviso para o que sucederia aos 59', quando Douglas aproveitou um erro de Maxi Pereira no 'coração' da grande área para fazer o tento inaugural da partida.
A vantagem no marcador não inibiu o V. Guimarães em procurar ampliá-la, com Jorge Gonçalves a enviar a bola à barra da baliza 'encarnada', num cruzamento-remate. Do outro lado, Jorge Jesus arriscava tudo, trocando David Luiz por Di Maria. O risco permitiu aos vimaranenses voltar a assustar as 'águias', com Leandro Silva a obrigar Júlio César a uma intervenção complicada.
Este foi o 'canto do cisne' do V. Guimarães em termos atacantes, com o Benfica a subir de produção na sua zona ofensiva. Cardozo foi o primeiro a avisar, ao atirar à barra da baliza de Serginho. O lance espevitou os 'encarnados', que chegaram à igualdade ao minuto 75', por Fábio Coentrão, a passe de Maxi Pereira.
Até final, muito coração e pouco discernimento de parte a parte, terminando o encontro com um empate a um golo. Já em tempo de compensação, Roberto viu um golo ser-lhe bem anulado, por carga sobre Júlio César no interior da pequena área 'encarnada'.
O resultado deixa o Benfica numa posição privilegiada no grupo C da Taça da Liga, bastando um empate à equipa da Luz, na deslocação a Vila do Conde, para assegurar a passagem às meias-finais da prova. No restante jogo do grupo, Nacional e Rio Ave empataram igualmente a um golo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...