25 novembro 2009

Opinião: Horizonte vermelho

Portugal está no mundial África do Sul 2010 e isso é o acontecimento mais importante e mais gratificante da semana. Para além da vitória da selecção nacional, também houve taça de Portugal com particular destaque para a vitória do V. Guimarães sobre o Benfica.
Bósnia – Portugal: depois de uma chegada à Bósnia muito desagradável para a nossa selecção, em que a comitiva portuguesa foi insultada e ameaçada por arruaceiros locais, temia-se que o jogo fosse violento e sob enorme pressão dos adeptos bósnios. Afinal e felizmente, nada de especial aconteceu, o jogo até foi para o monótono e os adeptos locais pareceram até descrentes da possibilidade de vitória da Bósnia. Os bósnios ainda tentaram na primeira parte pressionar Portugal mas sem convicção nem classe e depois do intervalo veio ao de cima a maior qualidade dos nossos jogadores, que sem fazerem grande jogo acabaram por marcar numa boa jogada de Nani e Meireles. Estamos portanto no Mundial de 2010, mas sem o entusiasmo nacional nem a qualidade de jogo de outros apuramentos. Claro que estamos todos satisfeitos por se ter conseguido, mas esta selecção e este seleccionador levantam-me muitas dúvidas quanto a uma boa actuação no Mundial. Carlos Queiroz foi um grande seleccionador e treinador de juniores mas não provou ainda nada como treinador de seniores. Além disso é pouco estimulador do apoio que o País pode dar e noutras ocasiões já deu à nossa selecção. Quanto à selecção propriamente dita, ainda não encontrou jogadores à altura daqueles que se retiraram, tendo vindo a recorrer a jogadores brasileiros naturalizados, o que a médio longo prazo, trará maus resultados ao nosso futebol pois assim não se estimula a formação de novos jogadores.
Oliveirense – FC Porto: mais um caso esquisito típico do nosso futebol. Ao que parece e graças em grande parte a uma campanha feita pelo FC Porto, descobriu-se que o estádio do Oliveirense não reunia condições para lá se jogar (principalmente os jogadores do Porto). O presidente do Oliveirense diz que sim, que já se realizaram muitos jogos no estádio em condições idênticas, mas por outro lado acha que o Porto tinha razões para protestar, mas que era preciso chamar a atenção para a necessidade de o Oliveirense ter novo estádio. A FPF disse que o estádio estava homologado ao contrário do estádio da Bósnia e não procurou em tempo útil arranjar, em conjunto com os clubes, um estádio alternativo. Por fim, o árbitro, provavelmente sujeito a pressão, entendeu à hora do jogo que o mesmo não se podia realizar. Moral da história: parece que o respeito pela integridade física dos jogadores tem critérios diferentes consoante os clubes a que eles pertençam e o Porto não teve de jogar poucos dias antes de receber o Chelsea. É que se o apuramento está garantido falta apurar quem fica em primeiro...Esperemos agora para ver se o estádio do Oliveirense só volta a ser usado quando fizer bom tempo!
Pescadores – Sporting: até ao primeiro golo do Sporting ainda houve a expectativa de os leões se terem metido numa grande caldeirada. Os valentes pescadores fizeram-se ao mar leonino e enquanto tiveram pernas foram defendendo o excelente golo que marcaram. Na segunda parte Miguel Veloso marcou um bom golo e as forças começaram a faltar á equipa da Caparica acabando o Sporting por ganhar com justiça e naturalidade. Mas a defesa leonina continua muito frágil e ainda não se nota grande diferença no jogo da equipa o que aliás é natural.
SL Benfica – Vitória de Guimarães: Jogo ingrato para o Benfica que depois (e antes) de sofrer um golo poderia ter marcado dois ou três. Mas o futebol é mesmo assim e os vimaranenses também tiveram mérito pelo seu empenho e organização. No Benfica, Kerrison continua a não mostrar nada de jeito, levando-me a pensar se não haverá algum compromisso com o Barcelona para que o jogador faça um certo número de jogos. A verdade é que parece que Cardozo não tem substituto à altura. Também Luisão e Maxi fazem muita falta. Só espero que esta derrota não abale a moral dos jogadores para o jogo com o Sporting. A vitória no campeonato é o nosso maior objectivo e nessa perspectiva até talvez não seja mau termos menos uma competição com nos preocuparmos.
Uma última nota para a forma como a França se apurou para o Mundial. Mais um erro grosseiro e decisivo da arbitragem que podia ser evitado se os senhores que mandam no futebol aplicassem os meios existentes para defender a verdade desportiva. Até quando se irá manter esta situação?


Horizonte Vermelho: Opiniões anteriores

2 comentários:

  1. Não concordo quando diz que o Benfica poderia ter marcado 2 ou 3 golos. Então e o V. Guimarães? Também não poderia? Acho que o resultado foi justo. O Benfica deu 45 minutos ao seu adversário e acordou tarde.
    Mas o campeonato está a porta e as atenções viram-se agora para o derbi.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. O Barbas tinha prometido Caldeiradas aos jogadores dos Pescadores caso vencessem o Sporting e ao que parece os do Guimarães é que as saborearam.
    David o derbi vai ser ganho pelo sporting.
    Você (JM) também acredita na minha aposta não é? lololol

    Por:MM

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...