03 novembro 2009

Dia de opiniões...

*As opiniões foram escritas antes do APOEL - FC Porto, para a Liga dos Campeões

Leiam também as opiniões:
Sou um SportinguistaHorizonte Vermelho

1. Na passada semana registou esta crónica um número recorde de comentários. Naturalmente que é salutar que todos possamos expressar livremente as nossas opiniões e muito me agrada o número elevado de participações. Não posso deixar porém de valorizar as participações e nomeadamente as daqueles que, de forma educada, manifestaram opiniões contrárias. Porém gostaria de fazer aqui uma pequena nota: Nunca me foi solicitado que expressasse aqui opiniões isentas dos factos futebolísticos nacionais. Como o próprio tema da crónica indica, trata-se duma opinião Portista e desde logo, e por isso, dificilmente isenta. O mesmo acontece com as crónicas Benfiquista ou Sportinguista. Não me posso portanto sentir de forma alguma condicionado em expressar as minhas opiniões, mesmo sabendo que para alguns elas podem ser inconvenientes ou mesmo tendenciosas.

2. Esta jornada da nossa Liga Sagres trouxe-nos resultados menos positivos dos três grandes. Começando pelo meu Porto, tivemos mais do mesmo em relação à semana anterior. Mais uma vez só houve Porto na segunda parte e mesmo assim esqueceram-se dos primeiros 40 segundos. Incrível como o Bruno Alves corre uns 20 ou 30 metros ao lado do avançado do Belenenses sem fazer qualquer oposição e como o Hélton fica na baliza sem sequer dar um passo em frente, permitindo um golo fácil (ainda mais fácil …) ao atacante do Belenenses. Pelo meio o inevitável Farías marcou por duas vezes, embora um dos golos tenha sido mal invalidado, já que a bola vinha dum defesa do clube do Restelo e portanto Farías estava em jogo. Porém era uma decisão muito difícil e trata-se dum erro normal da equipa de arbitragem. O Porto acabaria por justificar a vitória mas a bola já não entrou. O empate acaba por se aceitar, mais como castigo ao pouco empenho dos jogadores do Porto do que pelo desempenho do Belenenses que, a meu ver, estacionou o autocarro … ou pelo menos andou com ele por ali.
O Benfica foi a Braga perder por 2-0 num jogo que teve um pouco de tudo. No conjunto o Braga ganhou bem e Domingos provou que se está a tornar num grande treinador. Espero vê-lo no próximo ano no Dragão, a treinar o Porto, claro! O Braga começou fortíssimo, marcou e depois controlou o jogo acabando por garantir o 2-0 num contra-ataque. O Benfica jogou relativamente bem a meu ver, mas não de forma tão pressionante como tem vindo a ser hábito. Os campos mais pesados e relvados mais difíceis irão colocar problemas sérios ao tipo de jogo dos atacantes sul americanos do Benfica, e penso que isso já se notou e bem.
O Sporting vai de mal a pior. É verdade que se calhar até jogou melhor que o Porto, só que já não tem margem de manobra e voltou a não ganhar. Há pouco fio de jogo. Há nervos a mais. Há experiência a menos. Como eu já venho dizendo …. há Paulo Bento a mais. Agora até tiros houve. Vão deixar morrer alguém antes de ver o óbvio? É que esta coisa de tentativas de agressão aos treinadores e jogadores quando os resultados não surgem não acontece só para os lados do Dragão como alguns insinuavam.

3. Outra coisa que durante muito tempo se insinuava (na altura sem grandes provas) eram os problemas no túnel do velhinho estádio das Antas há muitos anos atrás. Pois é! Os problemas estão de volta e agora não vestem de azul e branco. Por mais que se esforcem por esconder o óbvio, pela segunda vez consecutiva houve problemas na entrada dos jogadores para o balneário no jogo do Benfica. Desta vez até foi preciso chamar reforços da segurança. As pressões ao intervalo quando as coisas não estão a correr bem tornam-se demasiado evidentes. Basta ler as declarações dum dos dirigentes do Braga que afirma ir mover processos em tribunal contra Filipe Vieira e Rui Costa. Ou ler o que veio dizer o capitão do Nacional, Patacas, sobre o ocorrido na semana anterior. Percebe-se que o Benfica queira copiar o Porto. É sempre um sinal de inteligência quando se copiam os melhores. Mas não copiem o que de mal sempre nos acusaram, tenha sido ou não verdade. Só para informação de quem possa não ter lido, Patacas disse a determinada altura: ‘Agora percebo porque o Futebol Clube do Porto ganha mais vezes. Lá sempre fui muito bem tratado’. Para os mais distraídos devo lembrar que Patacas já ganhou no Dragão por duas vezes e por números pouco simpáticos: 3-0 e 4-0

Onda Azul: Opiniões anteriores

21 comentários:

  1. É verdade que o Domingos está um grande treinador. Está patamares acima de outros que muito falam e os resultados estão à vista.

    O Sp. Braga ganhou porque foi superior e não venham cá com desculpas, porque desta vez não pegam.

    O Porto empatou e mereceu o castigo, para perceberem que o jogo tem 90 minutos e não 45 como nos têm habituado.

    O Sporting já me deixa sem comentários. O que se pode dizer?

    ResponderEliminar
  2. pode ser que me engane mas os lampiões estão embaçados e não vão comentar esta semana.
    bragaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  3. O Domingos fez um grande trabalho no U. Leiria, na Académica e agora está a fazer no Sp. Braga. Já deu para analisar que não se trata de nenhum falhado.
    Pergunto agora uma coisa: O "cretino" fez bons trabalhos onde?
    Nas equipas que lutou para não descer? Na que desceu de divisão? Há sim, no Belenenses e no Braga que ficou atrás do meu Nacional.
    O homem da pastilha tem muita garganta, esperamos por ele cá.
    Parabéns pelas opiniões e pelo blog.

    ResponderEliminar
  4. De todos os blogues que visito, este é de longe o que melhores artigos de opinião têm dos 3 grandes de Portugal.
    Falta qualquer dia incluir o Braga neste lote. Sempre se pode trocar com o Sporting, ihihihihi.

    Parabens

    José

    ResponderEliminar
  5. Realmente não há pior cego do que aquele que não quer ver!
    Não sei e ao que presumo nenhum de vós saberá o que se passou no INTERIOR dos túneis, quer na Luz, com o Nacional treinado pelo focinho de foca amestrada, quer na Pedreira, treinado pelo estava a olhar pró chão não vi a agressão do jogador do Porto, mas vi as mesmas imagens que vós da 'palhaçada' armada pelo banco do Braga.
    Fico à espera dos 'sumaríssimos'.
    Talvez ao Di Maria por ter tocado a bola para o banco ou por ter cuspido para o relvado!
    As cobardes agressões de que o Cardozo foi vítima irão passar em claro, é claro!
    Que comentários fariam os adeptos dos clubes das risquinhas, se esta mesma situações se passasse no Estádio da Luz e a favorecer o Benfica...
    Quanto ao jogo, o Braga surpreendeu e dominou os 1ªs 25 minutos.
    O Benfica não jogou o habitual, mas 'alguém' condicionou a tentativa de chegada ao empate o resultado mais justo!

    ResponderEliminar
  6. Artnis bem foste brutal!

    Tens um treinador que mastiga pastilha de boca aberta e ainda falas dos outros. Sinceramente.

    O Cardozo até é um santinho sabes, ele nunca dá cotoveladas, nunca faz entradas a matar e leva apenas amarelo, nunca faz nada. Deve ter sido bonito dentro daquele túnel. Foi vergonhoso tanto para o Benfica como para o Braga o que se passou. A semana passada parecias mais feliz e mais confiante na tua equipazinha, numa semana tudo muda vés?
    Sumarissimos?
    Sim para o Di Maria que começou a palhaçada toda com a falta de fair play (multa em dinheiro) e castigo de 3 jogos para o Ney do Braga, era o mais adequado.
    O meu sporting não ganha a ninguem, porque está a vossa espera.

    Por:MM

    ResponderEliminar
  7. MM, o peixe morre pela boca, sabias? Vamos esperar até lá!

    ResponderEliminar
  8. Agora sim Sr. CF estamos a entender. Não é preciso ser isento a falar do nosso clube, concordo. Já não concordo em dar palpites sobre o que não se pode provar. Sabe que eu sei dos que estamos a falar (Octávio dixit).

    ResponderEliminar
  9. Sr. CF, esclareça-me um dúvida porque eu não consigo atingir. O que quis mesmo dizer o Patacas? Grato pela resposta se ma souber dar.

    ResponderEliminar
  10. Só mais uma, caro CF. Já leu um artigo que veio a público no jornal O BENFICA intitulado, "Terá sido comprada?" Aconselho-o vivamente a ler.

    ResponderEliminar
  11. Não sou o CF mas posso responder claramente.
    O Patacas quis dizer que o Porto para vencer não precisa ser favorecido e pressionar como acontece com os encarnados. Falta de fair play do treinador, etc.

    Por ultimo um conselho ao CF, não leia nada que intitule a palavra Benfica. Desculpe mas fazer isso é o mesmo que dar para ler aos filhos revistas pornográficas, não dizem nada... meras paisagens.

    Por:MM

    ResponderEliminar
  12. Oh meu deus isto deve ser moche ao Porto... 11 :O (12 agr)

    ResponderEliminar
  13. Temos um defensor do portista CF, chama-se MM. Como o Sporting dele não lhe dá mais alegrias, agora virou defensor do Porto.
    Pensei que você fosse um pouco mais inteligente. A explicação para a declaração do Patacas foi brilhante! Fiquei com sérias dúvidas se sabes interpretar português. Pelos vistos a escolhinha ficou incompleta rapaz!

    ResponderEliminar
  14. Ao último anónimo. Se tenho a escola toda não é do teu interesse, até podia só ter a 4ª classe e ser mais inteligente que tu. A inteligência não se mede pelo que se aprende na escola, mas sim pela experiência de vida e o que dela retiramos para pôr em prática. A mim basta-me ter tido a inteligência de não ter escolhido o vosso clube (Benfica).
    Como é óbvio se não for o Sporting campeão, que seja o Braga ou o Porto, porque escolher vocês seria a prova clara da minha falta de inteligência.

    Por:MM

    ResponderEliminar
  15. Benfica » Comentário

    A importância de ver ao perto
    SÉRGIO KRITHINAS

    Há coisas que são um mistério. Inexplicáveis à luz da ciência e que fazem balbuciar até pessoas com poderes paranormais. José Ramalho, árbitro assistente bem cotado e com fama de ser dos melhores em Portugal, conseguiu não ver uma série de agressões que se passaram a menos de um metro do seu nariz, mas foi capaz de ver que Cardozo e Leone se agrediram mutuamente dentro de um túnel com menos luz e ainda mais pessoas metidas ao barulho.

    Talvez haja uma pessoa que o possa explicar: o próprio José Ramalho. Por isso, mais uma vez, era bom ouvir o árbitro assistente contar ao mundo o que aconteceu à sua percepção. Não viu? Viu, mas não se apercebeu da gravidade da situação? Viu, mas não conseguiu distinguir quem deu a quem? São questões que estão sem resposta e que assim ficarão para sempre, pelo menos para os adeptos.

    É também nestes túneis legais que se perde o futebol português.



    in "O JOGO"

    ResponderEliminar
  16. MM

    Antes de mais, falo do que quero, de quem quero, e sobre o que quero, quando e como muito bem entender!Percebeu?!
    Aquilo que me traz de novo à liça é justamente o treinador que masca pastilha de boca aberta.
    Qual é a admiração?!
    Pois se o homem, foi formado e educado na 'escola' do 'Sportém'!
    Com 'professores' como o Cintra, digo eu...!
    Ou será que este só teve formação desportiva?
    Um outro que falou de campeonatos comprados no supermercado e que masca a pastilha de igual modo, tem o título de - SIR!
    Na minha província e para que os jumentos não se desviem das veredas, colocam-lhes pálas ...!
    A outros ensinam-nos a usar talheres e a mastigar de boca fechada!

    ResponderEliminar
  17. Calma Artnis não te mandei calar nem sequer te intimidei em nada, deves ter ficado baralhado com algum comentário.
    É verdade que ele jogou no Sporting, assim como é verdade que o ano passado quando jogou contra o Benfica disse que foi completamente roubado e que o Benfica só seria campeão na playstation. Não tenham memória curta.
    Este ano até lhe limpam o rabinho.

    Por:MM

    ResponderEliminar
  18. MM

    Não sou fácil de baralhar ou de me toldarem o raciocinio!
    Nem tu, nem os acéfalos asnos paineleiros do teu clube.
    Sei bem o que pretendem!
    Sei e comento aquilo e SÓ aquilo que vejo - em directo, pela TV e/ou em repetições sucessivas - quer seja a favor, quer seja contra o Benfica.
    Entre muitas outras coisas...
    Foi bem mostrado o amarelo ao Saviola (é ele que força o toque no pé do Hugo Viana).
    A bola é desviada com a mão na grande área do Braga, logo penálti subtraído ao Benfica.
    Acho que o Jorge Sousa cumpriu o seu 'papel' a preceito...

    - P.S. -

    Ahh, sim!
    Sou só adepto do SLB e não sou contra nenhum dos vossos clubes só porque sim. Entendes?!
    Não entronizo ninguém,não sou iconoclasta e até sou agnóstico!
    Se alguém não percebeu o que o JJ disse no ano passado foste tu!
    Eu tive mais dificuldade em digerir aquilo que ele 'NÃO DISSE'
    abertamente depois de ter sido MAIS DO QUE ROUBADO no jogo seguinte!
    Lembras-te ou tens memória curta e selectiva?!

    ResponderEliminar
  19. Artnis sou do Sporting e não do Porto. Vocês parecem preocupados com alguma coisa, não é com a minha equipa de certeza. lolololol
    Quanto a este ultimo jogo deve ter sido lindo ver as repetições dos golos do Braga, 2-0.
    Um abraço e não fiques chateado, o meu sporting não ganha a ninguém. lolololol

    Por:MM

    ResponderEliminar
  20. MM

    Desde o teu primeiro comentário que 'tinha percebido' que eras do Sporting...!
    Tu, pelo visto 'baralhas-te' e esqueces o que escreves:-)
    Não tenho mais receio do FCP do que tenho do SCP ou de qualquer outra equipa - Afinal cada jogo SÓ vale 3 pontos!
    Excepto aquela que como aconteceu em Braga pode influenciar na disputa dos 3 pontos!
    Um abraço e acertaste estou chateado!
    Fui a Alvalade com o lagarto do meu compadre ...!
    Salvou-se ver o Benfica enquanto jantávamos!

    ResponderEliminar
  21. E afinal, continuo sem uma explicação do CF sobre a declaração plena de conteúdo do triste Patacas. Sim, porque a que o MM deu foi igual a zero. Sabem o que eu acho? Nem o Patacas sabe o que disse tal a coerência da afirmação com a da justificação!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...