28 outubro 2009

Opinião: Horizonte vermelho

Semana de bons resultados para os clubes portugueses e com o campeonato nacional a ficar cada vez mais emocionante e equilibrado.
Na Europa o primeiro a entrar em acção foi o FC Porto e como joga na primeira divisão da Europa, como alguns gostam de dizer, enfrentou a tremenda equipa do Apoel FC, uma das mais prestigiadas da Europa. Deve ter sido por isso que o Porto só conseguiu chegar ao empate devido a uma oferta dos cipriotas, bem aproveitada por Falcão e Hulk. O golo da vitória chegou com um penalti convertido por Hulk, penalti esse um tanto duvidoso por sinal. Mas não está em causa a vitória do Porto que até jogou o último quarto de hora com um jogador a menos, devido a uma desconcentração de Mariano que por momentos julgou que estava numa competição nacional, com um árbitro à maneira e aplicou um estalo a um adversário sendo naturalmente imediatamente expulso. De resto tudo normal, o Porto tem força para dar e vender mas parece ter poucas ideias, Hulk é cada vez mais o Liedson do Porto, a defesa é um pouco dura de rins, o meio campo não mostra por enquanto nada de especial e só o ataque faz a diferença pela positiva. O Porto irá por certo passar à fase seguinte beneficiando do facto de estar num fraco grupo onde se destaca pela negativa um Atlético de Madrid que está uma sombra de si próprio.
A quinta-feira europeia trouxe-nos dois bons resultados para os portugueses e uma derrota da equipa menos experiente em competições europeias. O SL Benfica jogou no seu estádio contra um Everton muito desfalcado e aproveitou esse facto muito bem, conseguindo uma excelente exibição, das melhores da época, um grande resultado e uma tremenda ligação entre a equipa e os adeptos que se apresentaram no número possível devido ao encontro se disputar estupidamente cedo. Aconteceu mais uma goleada, porventura enganadora, porque marcar três golos em oito minutos num jogo europeu é algo que deve ser possível a uma equipa aí de trinta em trinta anos. Com este jogo o Benfica deu um grande passo para o apuramento mas deve manter o mesmo empenho pois ainda faltam jogos bem difíceis. Vou escrevendo estas coisas, pondo água na fervura, mas a minha vontade é gritar que ninguém pára o Benfica dada a qualidade e a consistência das exibições do Glorioso. Mas ainda é cedo e sobretudo a nível interno o caminho é cheio de manobras extra jogo.
O Sporting prossegue a sua carreira vitoriosa na Europa, tendo ganho os três jogos que disputou e estando praticamente apurado para a fase seguinte. A vitória sobre a equipa da Letónia foi talvez demasiado sofrida, porque o Sporting é bem melhor que o seu desconhecido adversário. Por momentos os fantasmas de Alvalade assombraram os jogadores do Sporting mas Moutinho com um fantástico golo, considerado o melhor da semana europeia, afastou esses fantasmas e decerto terá ajudado a moralizar uma equipa que tão desorientada se tem mostrado. Para além de Moutinho ninguém se destacou por aí além, nem mesmo Liedson, mas toda a equipa mostrou uma melhoria geral. Ainda bem porque o que nosso campeonato precisa é de equipas cada vez melhores.
Voltando à liga portuguesa, o FC Porto recebeu a Académica e voltou a vencer graças aos favores da arbitragem. Mais um golo ilegal, mais um jogo de Bruno Alves a dar porrada na mais completa impunidade enfim, mais uma vitória à Porto. Fala-se da crise do Sporting mas a verdade é que o Porto estaria em situação semelhante se não houvesse a contínua protecção dos árbitros, jornada após jornada, desvirtuando por completo a competição. E tudo se vai passando sem grandes protestos dos adversários conformados a uma situação que dura há vários anos. E não vale a pena falar mais do Porto. A Académica sim, merece palavras de apreço pelo bom futebol que praticou, tendo o novo treinador, André Villas Boas, conseguido em muito pouco tempo melhorar a qualidade de jogo da sua equipa. A Académica mostrou boa qualidade de passe, aspecto cada vez mais importante no futebol. Agora terão que conseguir levar a bola até ao último passe para golo, pois nem sempre é possível fazer golos como o de Manuel Pedro naquele que foi para mim o melhor golo da jornada.
No estádio da Luz, o SL Benfica defrontou o Nacional da Madeira perante quarenta e sete mil adeptos que ansiavam por ver a equipa do Benfica chegar ao primeiro lugar. Desta vez a o Glorioso não falhou e conseguiu nova goleada, perante um Nacional que se bateu muito bem, principalmente na primeira parte. O jogo podia ter sido ainda melhor não fora a presença de uma péssima equipa de arbitragem. De facto quando o árbitro validou o golo do Nacional, em evidente fora de jogo e depois anulou um golo do Benfica, quanto a mim também em fora de jogo, mas muito menos evidente, pensei que o árbitro estava ali para impedir o Benfica de ganhar. Porém quando na segunda parte assinalou penalti contra o Nacional em vez de mostrar cartão amarelo a Pablo Aimar viu-se que o árbitro não era tendencioso, é simplesmente um mau árbitro, tirando brilho a um jogo que poderia ter sido ainda melhor espectáculo se tivesse um árbitro competente. O Benfica voltou a ser terrível na concretização, com o quarteto Aimar, Saviola, DI Maria e Cardozo a ser de uma eficácia tremenda ainda por cima reforçados com Fábio Coentrão, que fez um grande jogo, suficiente para tirar o lugar a César Peixoto, quanto a mim o mais fraco dos habituais titulares.
O Sporting foi a Guimarães sobre brasas e sobre brasas saiu, pois a equipa parece que deixa de saber jogar quando actua nas competições nacionais. Mas tem que se dar mérito ao Vitória de Guimarães que deu um banho de bola na primeira parte, só faltando o tal passe para golo para conseguir chegar ao intervalo com vantagem que teria sido inteiramente merecida. Mesmo assim pode o Guimarães queixar-se de um penalti aos vinte minutos de jogo que ficou por marcar. Na segunda parte com Pereirinha em vez de Grimi, o Sporting melhorou mas não o suficiente para justificar a vitória que quase alcançava através de um golo perfeitamente legal de Matias Fernandes. Já nos descontos o vimaranense Rui Miguel trouxe alguma justiça ao resultado com um pontapé de raiva, marcando o segundo melhor golo da jornada. Conseguiu assim o Guimarães um empate a saber a pouco e quanto ao Sporting, não dá mostras de melhorias no campeonato, pelo contrário parece cada vez mais inseguro e descrente parecendo necessitado de uma autentica chicotada psicológica...
Por último, uma referência para o feio gesto de Jorge Jesus para o seu colega de profissão. Ainda por cima tentou uma desculpa ridícula na conferência de imprensa querendo fazer dos outros parvos. Jorge Jesus é bom treinador mas pelo seu comportamento cívico parece que precisa de beber ainda muito chá. Enfim, para a semana temos o emocionante jogo entre os líderes. Bom jogo com boa arbitragem é o que se deseja.

Horizonte Vermelho: Opiniões anteriores

3 comentários:

  1. Fraco grupo na Liga dos Campeões? Isso não existe. Talvez exista fracos grupos onde se encontram equipas do Bielorrússia.

    Quanto aos jogos o Benfica teve o seu empurrão de sempre, já esperado. LOl

    ResponderEliminar
  2. O arbitro não estava para prejudicar o Benfica, mas sim para ajudar como depois ficou provado. Primeiro tira-se um pouco, para depois oferecer-se tudo. É o que tem acontecido convosco todas as jornadas. Não é bom?

    Por:MM

    ResponderEliminar
  3. "Primeiro tira-se um pouco..."

    1-Golo irregular do Nacional e TIROU a vantagem ao Benfica
    2-Golo irregular por 10 (dez)milímetros, mas ainda bem que TIROU o fora de jogo!
    3-Não dá 2º amarelo ao Patacas, mas ainda bem que não TIROU o vermelho
    4-Ao não assinalar pelo menos 3 faltas à entrada da área, TIROU a possibilidade de haver mais golos

    ... e tudo em 45 minutos em que se limitou a TIRAR!

    "para depois oferecer-se tudo."

    E o tudo foi SÓ a possibilidade de converter em golo uma grande penalidade que NÂO existe...

    "É o que tem acontecido convosco todas as jornadas."

    Andas a confundir merda com marmelada, só pode!

    Não é bom?"

    O que é BOM é ver o Benfica a jogar futebol e vós a esgotardes a Rennie, Kompensan e Sais de Frutos.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...