Após interrupção devida aos jogos das meias-finais da Taça Moçambique e da Selecção no apuramento para o CAN e Mundial 2010, reatou-se este fim de semana o campeonato nacional, vulgo Moçambola.
Por ser a penúltima jornada, no sábado disputou-se apenas uma partida visto que o resultado não teria qualquer influência, quer na disputa do título, quer na descida de divisão. Os restantes realizaram-se no domingo.
Resultados: (Sábado)
Maxaquene-Ferroviário da Beira (0-4)
(Domingo):
Ferroviário de Maputo-Chingale de Tete (2-0)
Ferroviário de Nampula-Costa do Sol (1-0)
Desportivo de Maputo-Atlético Muçulmano (1-2)
Textáfrica-Liga Muçulmana (2-0)
Matchjedje de Maputo-Ferroviário de Nacala (2-1)
G.D.Hidroeléctrica de Cahora Bassa-F.C.Lichinga (1-1)
Classificação:
1º - Ferroviário de Maputo – 50
2º - Desportivo (Maputo) – 47
3º - Costa do Sol (Maputo) – 44
4º - Liga Muçulmana (Maputo) – 43
5º - Maxaquene (Maputo) – 39
6º - Ferroviário da Beira – 36
7º - Matchedje (Maputo) – 33
8º - H.C.B. de Songo – 33
9º - Atlético Muçulmano (Maputo) – 30
10º- Textáfrica (Chimoio) – 30
11º- Chingale de Tete – 28
12º- Ferroviário de Nampula – 28
13º-F.C. de Lichinga – 28
14º-Ferroviário de Nacala – 12
Analisando estes resultados, verificamos que na luta pelo título o Desportivo que se encontrava em igualdade pontual com o Ferroviário de Maputo, ao perder nesta jornada com o aflito Atlético Muçulmano, terá obrigatoriamente de ganhar ao líder na próxima se quiser ser campeão, enquanto ao seu adversário bastará um empate.
O Costa do Sol ao perder em Nampula com o aflito Ferroviário perdeu qualquer esperança de conquistar o título esta época, restando-lhe a hipótese de vencer a Taça na final a disputar com o Ferroviário no dia 22 de Novembro.
Nos restantes jogos, a pesada derrota do Maxaquene em casa foi a maior surpresa, enquanto o Matchedje, o Textáfrica e o Lichinga fizeram pela vida tendo em conta a manutenção no campeonato nacional.
O Ferroviário de Nacala já está despromovido ao campeonato provincial há algumas jornadas. Falta conhecer mais dois!
Moçambique por ser um país grande e com dificuldades económicas não tem campeonato nacional da 2ª divisão. Disputam-se campeonatos provinciais cujos campeões disputam depois o apuramento ao Moçambola.
Já agora uma curiosidade, Moçambique após a derrota com a Nigéria no domingo passado, está em 84º lugar no ranking da FIFA, a melhor posição entre as antigas colónias portuguesas.
Visita em 19/10/2009
ResponderEliminarAS 13h33min
Abraço
Jeferson
Blog do Vascão
O Ferroviário de Maputo vai ser o campeão.
ResponderEliminarBoa análise
Por:MM
É o mais certo caro MM pois basta-lhe um empate. Se o conseguir será bi-campeão pois venceu também na época passada. Na anterior (2007) venceu o Costa do Sol.
ResponderEliminar