18 outubro 2009

Análise: Ligas Europeias


A crise está instalada em Stamford Bridge. Duas derrotas seguidas não é registo próprio de um candidato ao título inglês, mas foi precisamente isso que aconteceu ao Chelsea. Após a derrota frente ao Wigan na jornada passada, aconteceu novo desaire, em Birmingham, diante do Aston Villa. O Chelsea até começou a ganhar em Villa Park, com mais um tento do regular (e inspirado) Didier Drogba, que apontou o sétimo tento em nove partidas. Mas Richard Dunne e James Collins, cada um apontou um golo, ambos de cabeça, deixando o treinador Carlo Ancelotti em maus lençóis, ele que vê a pressão aumentar para o embate com o Atlético de Madrid, para a Champions.
O Manchester United, por sua vez, não falhou a deixa. Derrotou com dificuldades o Bolton, por 2-1, mas passou para a liderança da Premier League, com um ponto de vantagem sobre os blues. O Arsenal também cumpriu, ganhando ao Birmingham por 3-1 (Arshavin marcou mais um belo golo), enquanto o Liverpool vai de mal a pior: em Sunderland, averbou a quarta derrota da época (1-0).
Já o Manchester City empatou a uma bola na visita ao reduto do Wigan. N`Zogbia, aos 45’, deu vantagem à formação da casa. Petrov, aos 47’, repôs a igualdade. Os citizens jogaram reduzidos a dez os últimos 25 minutos, devido à expulsão de Zabaleta. Com este resultado, o Manchester City ocupa a quinta posição, com 17 pontos em oito jogos, a cinco do líder Manchester United, que tem nove encontros disputados. O Wigan, com 10 pontos, é 13º.

Na Bundesliga continua tudo igual na frente do campeonato. O Hamburgo e o Bayer Leverkusen continuam a partilhar a liderança da Bundesliga, isto após o nulo registado entre as duas equipas. O Bayern regressou às vitórias e bateu fora o Freiburg, por 2-1, subindo ao quinto lugar da tabela. O Colónia, com Petit a titular e Maniche de fora dos convocados, derrotou (1-0) o Mainz 05 e somou o segundo triunfo da temporada.
Na terceira posição segue o Schalke 04, que também venceu fora o Estugarda, por 2-1. Rakitic e Kevin Kuranyi marcaram pelos visitantes, de nada valendo o golo de Cacau pelo Estugarda.
De mal a pior vai o "lanterna vermelha", o Hertha, que perdeu por uns claros 3-0 no terreno do Nuremberga. Gygax e Bunjaku (2) selaram a oitava derrota em nove jornadas do Hertha, que já segue a cinco pontos da "linha de água". O Werder Bremen recebeu e bateu o Hoffenheim, por 2-0, tendo Pizarro e Mertesacker marcado ainda na primeira parte.
O Wolfsburgo, campeão em título, venceu o Borussia Monchengladbach por 2-1. Madlung, aos 45 minutos, colocou os homens da casa na frente. Gentner, já em período de compensações, fez o 2-0, mas Bradley ainda reduziu a diferença. Ricardo Costa alinhou os 90 minutos pelo Wolfsburgo. No último encontro, o Borussia Dortmund recebeu e venceu o Bochum por 2-0.

O Inter de Milão isolou-se esta jornada no topo da classificação. Mesmo sem Ricardo Quaresma, Samuel Eto'o e Diego Milito, o Inter de Milão não deu hipóteses ao Génova, goleando categoricamente por 5-0. Começou a construir a goleada logo aos seis minutos, quando Cambiasso fez o 1-0. Os "nerazzurri" continuaram a dominar e Mario Balotelli assinou o segundo golo aos 31 minutos. Dejan Stanković fez o 3-0 nos descontos da primeira parte, antes de Patrick Vieira (66 minutos) e Maicon (71') selarem o esmagador triunfo do Inter.
A Sampdoria empatou no terreno da Lazio. Com este resultado, a Samp atrasou-se face ao Inter, de José Mourinho. Pazzini, aos 40 minutos, colocou os romanos em desvantagem, mas Matuzalem, dois minutos depois, repôs a igualdade.
A Juventus continua sem vencer, e já vai em quatro partidas. Desta feita empatou frente à Fiorentina a uma bola. A Fiorentina adiantou-se no marcador logo aos cinco minutos, quando Stevan Jovetić inventou um excelente passe para Vargas, que colocou a bola fora do alcance do guardião da Juve, Gianluigi Buffon. Sem Tiago, os anfitriões empataram aos 19 minutos com um golo de Amauri.
Em Nápoles, o Bologna até começou melhor, com o brasiliano Adailton a facturar aos 14 minutos, mas Fabio Quagliarella e Cristian Maggio, este último nos descontos, operaram a reviravolta no marcador e ofereceram ao seu novo treinador Mazzarri a estreia perfeita.
Quem também teve motivos para sorrir foi o Palermo, que venceu por 2-1 e agravou ainda mais a crise do Livorno. Tomas Danilevicius ainda adiantou os anfitriões aos 54 minutos, dois antes de o antigo avançado do Benfica, Fabrizio Miccoli, fazer o 1-1. Federico Balzaretti deu os três pontos ao Palermo com um tento no minuto 81. O outro conjunto siciliano, o Catania, bateu o Cagliari por 2-1 e assegurou a primeira vitória no campeonato. Adrian Ricchiuti (37 minutos) e Martinez (88') marcaram pelo Catania, de nada valendo o tento de Daniele Dessena (45').
O Atalanta também somou o seu primeiro triunfo da época, com a Udinese a cair em casa por 3-1. Simone Tiribocchi, Valdes e Diego De Ascentis fizeram os golos visitantes, cabendo a Francesco Lodi o tento de honra da formação de Udine. Em grande e na quinta posição segue o Parma, que superou (1-0) a oposição do Siena com um golo solitário de Valeri Boijnov.
O AC Milan recebeu e venceu por 2-1 a Roma, em jogo que encerrou a oitava jornada da Série A italiana. Menez, logo aos três minutos, colocou os romanos em vantagem. Ronaldinho, aos 56 minutos, converteu uma grande penalidade, igualando o marcador. Pato, aos 67 minutos, deu o triunfo aos milaneses, que ficaram reduzidos a dez homens aos 81 minutos, por expulsão de Ambrosini. Com este resultado, o AC Milan soma 12 pontos, repartindo o sétimo lugar com o Palermo. A Roma, com 11 pontos, é um dos nonos classificados.

O arranque perfeito do Barcelona na Liga espanhola terminou esta jornada com um nulo frente ao Valência, permitindo a aproximação do Real Madrid, que ficou a apenas um ponto.
O Barcelona tinha vencido nas seis primeiras jornadas, antes da pausa para os compromissos das selecções, mas foi dominado na primeira parte do jogo disputado no Mestalla. Os visitantes subiram de rendimento após o intervalo, mas o Valência, que é quinto colocado, somou um ponto, com o lateral internacional português Miguel a jogar os 90 minutos. Manuel Fernandes ficou de fora da partida.
O Real Madrid, sem Cristiano Ronaldo, mas como Pepe a titular, conseguiu vencer, mas teve de lutar muito para levar a melhor sobre o Valladolid, que contou com o português Pelé de início. Raúl González marcou aos 14 e 18 minutos e, embora Nauzet Alemán tenha reduzido a desvantagem da equipa visitante, Marcelo elevou para 3-1 nos instantes finais do primeiro tempo. Marquitos voltou a diminuir a desvantagem do Valladolid no início da segunda parte, levando a que o jogo só tenha ficado decidido aos 79 minutos, quando Gonzalo Higuaín estabeleceu o resultado final.
O Sevilla ficou a três pontos do Real Madrid, depois de perder por 1-0 em casa do Deportivo. Juan Rodríguez deu o triunfo aos galegos com um golo no final da primeira parte, permitindo ao Corunha igualar o Sevilla com 15 pontos.
O Athletic Bilbau, próximo adversário do Nacional na Liga Europa, foi derrotado em casa pelo Sporting Gijon, por 2-1, e desceu ao nono lugar do campeonato espanhol. Miguel de las Cuevas "facturou" para o Gijon, aos 65 e 77 minutos, enquanto Toquero reduziu para a formação da casa, aos 81. Com este resultado, o Athletic Bilbau, que nas primeiras jornadas andou nos lugares cimeiros, desceu para a nona posição, com 10 pontos, e está a nove do Barcelona, líder da competição.
O avançado internacional português Edinho marcou o golo do Málaga na derrota caseira com o Almeria, por 2-1, num encontro em que também actuou Duda.

Confira as classificações e os melhores marcadores:
Premier League
Bundesliga
Calcio
Liga BBVA

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...