23 setembro 2009

Directo do Brasil

Por Felipe Moraes

A 25ª rodada do Nacional veio para confirmar uma máxima deste campeonato: o equilíbrio entre os clubes, na parte de cima e de baixo da tabela. Com jogo adiado para amanhã, Palmeiras e Cruzeiro folgaram no fim de semana e assistiram a um festival de resultados imprevisíveis.

À caça da liderança
Lá em cima, o Goiás venceu e voltou para o G-4. E como venceu bonito: no Pacaembu e por 4 a 1 sobre o adversário, o Corinthians (9º). É repetindo resultados como este que se garante vaga na Libertadores. Os goianos tomaram a vaga do Atlético Mineiro, que apenas empatou com o Náutico fora de casa (16º).

O Internacional também fracassou jogando longe de casa: perdeu para o Vitória (10º), time que luta contra a irregularidade. O São Paulo foi outro candidato ao título que não soube aproveitar a folga do Palmeiras: cedeu o empate para o Santo André e perdeu a chance de assumir a ponta. Está empatado com o Palmeiras em pontos, mas é inferior no saldo de gols.

O equilíbrio é mesmo incrível. A diferença entre o 5º, Atlético Mineiro, com 41 pontos, e o líder é de apenas três pontos. Abaixo do G-4, Grêmio (6º) e Avaí (7º) golearam Fluminense, por 5 a 1, e Barueri, 4 a 0, respectivamente. Mas o destaque principal deste bloco intermediário foi o Flamengo. Vitória irrepreensível sobre o Coritiba por 3 a 0 e a 8ª colocação como presente ao fim da rodada.

Imutável
É a situação de Santo André, Botafogo, Sport e Fluminense, nesta ordem, os últimos colocados no Brasileirão. O Botafogo ficou no empate com o Santos num pífio 0 a 0. De longe, o Bota é o time que mais empata neste Nacional: já são 13, bem à frente de Barueri, Fluminense e o próprio Santos, com nove. O Sport (20 pontos) foi derrotado para o Atlético Paranaense, 1 a 0. Ainda assim, continua melhor que o Fluminense, lanterna absoluto há algum tempo, com apenas 18 pontos.

Segundo levantamento do jornalista Paulo Vinicius Coelho (PVC), o time das Laranjeiras precisa de 27 pontos em 13 jornadas para escapar do rebaixamento. Aliás, recomendo a leitura do interessantíssimo texto do PVC (recebido via @pvcespn, no twitter), especialmente para os tricolores cariocas mais pessimistas. Aqui: http://migre.me/7sZA.

1 comentário:

  1. Estive a ler com atenção o texto que recomendas-te ler. De fato vai ser muito complicado para o Fluminense. O texto fala do Leeds United, que tinha também uma grande equipa e de um momento para o outro desapareceu. Pode acontecer com qualquer um, será que o Fluminense vai cair?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...