2. O Porto perdeu e bem em Braga. Já tinha perdido para a Liga dos Campeões a meio da semana mas aí considero o resultado injusto. O Porto esteve muito bem frente ao Chelsea. Não acontreceu o mesmo em Braga. O Porto esteve apático a maior parte do tempo e o Braga acabou de ter alguma felicidade e ganhar o jogo. Por falar em lances polémicos, ficou um pénalti por marcar para cada lado. A diferença é que enquanto pudémos ver a repetição da carga do Álvaro Pereira sobre o Alan umas 15 vezes, limitámo-nos a ver o Hulk ser agarrado dentro da área duas vezes ... critérios! No resto, o sócio do Benfica que apitou o jogo não teve mais decisões com influência no resultado, embora tenha que se referenciar o disparate a roçar o fanatismo clubístico de mostrar amarelo ao Hulk quando caiu (realmente sem falta) em cima da linha de meio campo sem esboçar nenhum protesto. Seria para rir se não fosse o caso de se tratar duma perseguição inaceitável para com um jogador.
3. Sporting e Benfica ganharam os seus jogos. Nos dois casos penso que o resultado mais justo, quer do ponto de vista do jogo jogado quer do ponto de vista da influência dos árbitros, era o empate. Comecemos pelo Benfica: Entrou com alguma sorte no jogo ao marcar no primeiro remate à baliza. Quando se esperava outra exibição de gala começou a verificar-se que alguma coisa estava a faltar. A força já não parece ser a mesma ... algo que normalmente acontece nas equipas de Jesus. O Benfica acabou por jogar algo lento e com poucas ideias. Cardozo não parece ter substituto à altura e as jogadas de ataque com perigo rareavam. Mesmo depois do empate do Leiria a coisa não melhorou muito, e já Jesus tinha gasto as substituições quando entrou o verdadeiro decisor do jogo em acção. Aquele pseudo-pénalti caiu do céu e resolveu a partida. Pouco antes o árbitro auxiliar tinha arrancado um fora de jogo inexistente a um atacante do Leiria que ficara cara a cara com Quim. Se fosse com o Porto ....
O Sporting deu a volta a um resultado muito desfavorável de 2-0 que os miúdos de Olhão estavam a conseguir em pleno Estádio de Alvalade. Mérito para o Sporting mas uma mancha de todo o tamanho com um pénalti completamente inventado por um árbitro que não resistiu à pressão de ter decidido (quanto a mim bem) não marcar uma bola na mão de Miguel Garcia pouco tempo antes. Essa jogada marcou em demasia a equipa de Olhão que ainda assim deixou uma imagem muito positiva na partida. O Sporting também me pareceu muito mais empenhado no jogo do que tem vindo a ser hábito. Talvez seja por se aproximar a deslocação ao Dragão ...
4. Uma nota para o Braga que brilhantemente leva 5 vitórias noutras tantas partidas. É na minha opinião a equipa que melhor está a jogar na nossa Liga. Não tão exuberante como o Benfica mas com métodos de jogo mais fluídos em todas as componentes do jogo. Espero que a surpresa perdure pois o futebol Português precisa destas equipas fortes.
5. Última nota para a experiência realizada na Liga Europa, a segunda divisão Europeia que até dá para experimentações. Na verdade não vi nenhuma vantagem na utilização de dois árbitros auxiliares junto às balizas. Os lances duvidosos mantiveram-se e não vi nenhuma intervenção positiva por parte de nenhum desses senhores. Resumindo: mais dinheiro que se gastaria, mais confusão para decidir, pouco ou nenhum proveito na qualidade das decisões. Talvez alguns daqueles que medem as opiniões das pessoas pela cor dos clubes que representam percebam agora porque Jesualdo Ferreira (um dos treinadores que participam no fórum de treinadores de Elite da UEFA) se manifestou contra esta solução por entender que não trazia nada de positivo ... e não traz!
Retirei de um comentário do chat ao lado: http://arttedofutebol.blogspot.com/2009/09/legendary_21.html
ResponderEliminarSEM ESPINHAS!!!