19 agosto 2009

Directo do Brasil

Por Felipe Moraes

O fim de semana que há pouco acabou pontuou exatamente a metade do Campeonato Brasileiro. Como era de se esperar, o Palmeiras terminou em primeiro, como campeão simbólico do primeiro turno. A seguir, porém, as demais posições do G-4 sofreram alterações. Já na parte de baixo da tabela, os piores apenas pioraram.

O Goiás só conseguiu bater o Vitória aos 45 da etapa derradeira e se firmar na segunda posição com 35 pontos, dois de distância do Palmeiras. O gol começou no passe de Vitor e terminou na conclusão de cabeça de Julio Cesar. Repetir o rendimento de 2005, que alçou o clube a sua primeira Libertadores, é o mínimo que a torcida espera de Hélio dos Anjos, comissão técnica e jogadores.

No sábado, o Palmeiras tropeçou novamente em casa, diante do irregular Botafogo (15º) - há duas rodadas, deslizou e empatou contra o Grêmio. Começou perdendo, mas conseguiu o empate com Danilo, zagueiro-destaque do time no campeonato. Atrás do Goiás, em terceiro, está o Internacional, que venceu com facilidade o Santo André (17º), no interior paulista, e se consolida como forte candidato ao título, apesar de rachaduras internas ainda mal curadas. Com dois jogos a menos que os líderes – e boa parte dos times -, o Inter pode subir ainda mais.

E o tricolor paulista é pura ascensão. Viajou a Pernambuco para enfrentar o lanterna Sport e saiu de lá com uma vitória conquistada a segundos do fim. Washington abriu o placar, Fabiano empatou. A igualdade deixaria o São Paulo em quinto. Aos 47 minutos, Moacir, no campo de ataque, estranhou-se com a bola e a perdeu para Júnior César. O lateral-esquerdo do time visitante correu como nunca, em diagonal, atravessando o campo até a ponta direita. Cruzou para o meio da área e Hugo, que teve tempo de ajeitar o corpo, cabeceou com muita competência no canto esquerdo. O gol que deu ao São Paulo a quarta posição na tabela e a sexta vitória seguida. E alguém ainda tem dúvida do poder de fogo deste São Paulo dirigido por Ricardo Gomes?

Duas partidas sem vitória e o Atlético Mineiro já saiu do G-4. Está logo abaixo, em quinto, após a derrota sofrida para o Corinthians (8º), no Pacaembu. Acima do Corinthians, vem o Grêmio, que goleou o Flamengo (10º) no Olímpico, em grande atuação do goleiro gremista Victor. E o Avaí continua imbatível, agora há nove jogos. No sábado, bateu o Náutico (18º) e está a apenas uma vitória da zona da Libertadores.

Na zona da degola, o Z-4, o Fluminense vai de mal a pior. Contra o Coritiba, viu Marcelinho Paraíba abrir 2 a 0 no placar com extrema facilidade. O jogo terminou em 3 a 1, para a alegria do novo técnico Renê Simões, que deixou o Coritiba fora da zona.

O segundo turno, porém, é outro campeonato...

1 comentário:

  1. Aposto no Palmeiras para o titulo. Fala-se no interesse do Wagner Love.

    Por:MM

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...