04 julho 2009

Rubrica: Um clube uma história

FK PARTIZAN BELGRADO
Nome: FK Partizan Belgrado - Fundação: 1945 - Estádio: Stadion Partizana- Capacidade: 32.887 - Presidente: Tomislav Karadžić (actual) - Treinador: Slaviša Jokanović (actual) – Site: www.partizan.rs

Principais conquistas:

• 21 Campeonatos Nacionais:
• 11 Taças Nacionais:
obs.: Foi finalista da Liga dos Campeões em 1966, quando perdeu para o Real Madrid em Bruxelas (Bélgica) por 2-1.

O Partizan de Belgrado é um dos principais clubes da actual Sérvia. Foi fundado em 4 de outubro de 1945, como uma equipa militar do Exército Popular Jugoslavo (JNA). Partisan era o Exército Popular da Libertação da Jugoslávia, que lutou na Segunda Guerra Mundial contra as forças do Eixo nos Bálcãs.
O principal rival da equipa de Belgrado é o Estrela Vermelha. O clássico proporcionado por ambos é considerado como o de maior rivalidade do país e um dos mais violentos da Europa, conhecido como Clássico Eterno.
A equipa que veste de preto e branco (nos primeiros 13 anos, quando fazia parte do Exército, utilizava as cores azul e vermelho, as cores alternativas actualmente) e que por causa disso vê os seus adeptos serem conhecidos como Coveiros, joga no Stadion Partizana, apelidado de O Templo, que tem capacidade para 32.887 espectadores.
O clube era originalmente militar, tornando-se independente do Exército no final da década de 1950.
Nas grandes competições europeias, seu maior sucesso foi chegar à grande final da Liga dos Campeões em 1966. Na ocasião, eliminou os franceses do Nantes. Na fase seguinte, eliminou o Werder Bremen. Nos quartos-de-final, proporcionou um emocionante duelo contra o Sparta Praga. Após perder por 4-1 na Tchecoslováquia, venceu por incríveis 5-0 na capital jugoslava.
Depois venceu o poderoso Manchester United por 2-0 em casa (terminando a competição sem sofrer nenhum golo no seu estádio), tendo perdido por 1-0 em Inglaterra. Porém, na final, realizada em Bruxelas, sucumbiu ao forte Real Madrid. O Partizan ainda sonhou quando fez o 1-0 no início do segundo tempo, mas o Real virou o jogo e venceu por 2-1. Ficou aí esfumada a melhor oportunidade de vencer a Taça mais desejada pelos clubes europeus.

Contudo hoje a equipa trabalha para obter boas formações que possam vir a dar frutos futuros. Apesar de ter vendido ao Manchester United os passes dos jovens médios Zoran Tošić e Adem Ljajić, em Dezembro, o Partizan tem já pronta nova fornada de qualidade, a que se juntam estrangeiros de qualidade como Diarra, Moreira (nosso bem conhecido) e Juca.
Apesar destas novas “estrelas” de Belgrado, ninguém esquece aquele que foi eleito em 1995 como o melhor jogador do Partizan de todos os tempos, o croata Stjepan Bobek. Para além das duas medalhas de prata olímpicas (1948 e 1952) conquistadas Stjepan jogou pelo Partizan de 1945 até 1958, marcando 403 golos (recorde até hoje) em 468 jogos.
O clube também teve nas suas fileiras inúmeros outros grandes jogadores, entre eles os goleadores Predrag Mijatović, Savo Milošević, Mateja Kežman e Milan Galić (camisola 10 quando a selecção jugoslava ganhou a medalha de ouro olímpica em 1960 e finalista da Taça dos Campeões da europa pelo clube em 1966).
Muitos consideram o Partizan hoje um clube virado para o futuro que quer continuar a crescer e a vencer. Nós esperamos para ver com satisfação esse crescimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...