02 julho 2009

Rubrica: Geração Futebol

O futebol é dos técnicos

“O futebol é dos técnicos. E não me refiro aos treinadores, mas sim aos futebolistas que dominam a técnica.”
Johan Cruijff

A beleza deste jogo está estreitamente ligada aos jogadores que sabem tratar a bola como ela merece, os pormenores fantásticos de alguns magos que passam pelos nossos relvados perduram na memória, mas será que a técnica é algo absolutamente inato?

Wiel Coerver acreditava que não e na década de setenta desenvolveu o que hoje conhecemos como Método de Coerver. Coerver foi um técnico holandês que treinou vários clubes do seu país entre 1959 e 1977, tendo passagens por emblemas como Roda JC, Sparta Rotterdam, NEC e Feyenoord. Durante a sua passagem pelo nosso desporto foi ficando conhecido como grande mago do treino técnico, sendo apelidado por muitos como o “Albert Einstein do Futebol”.

Contudo a marca inegável de Coerver é o seu estudo e análise que deram origem ao Método de Coerver, hoje considerado o método de treino técnico número um no Mundo. Este método visa o desenvolvimento técnico individual e de situações de jogo em que intervêm um pequeno grupo de jogadores. O Coerver assenta uma estrutura piramidal composta por seis níveis de aprendizagem, sendo que estes se acumulam e para o alcance dum nível superior é necessário que o jogador domine os conceitos do nível precedente. Os seis níveis são:

1. Domínio de Bola - repetição de exercícios individuais de controlo de bola com os ambos os pés;
2. Recepção e Passe - perspectiva desenvolver o primeiro toque, incentiva e ensina a utilização de passes certeiros e criativos;
3. Movimentos 1vs1 - para desenvolver movimentos individuais e criar espaço no sistema defensivo oponente;
4. Velocidade - para desenvolver a aceleração, corrida com e sem bola e mudanças de ritmo;
5. Finalização - para melhorar a técnica de finalização e encorajar jogadas instintivas nas imediações da área adversária;
6. Ataque Colectivo - visa melhorar as combinações ofensivas em pequenos grupos com ênfase em ataques de ruptura rápida.

Wiel Coerver desenvolveu o seu método a partir da observação de grandes jogadores a nível mundial e é nesse sentido que a metodologia tem avançado, no enorme conjunto de movimentos que completam toda a estrutura do Coerver, temos influências de Pelé, Garrincha, Rivelino, Puskás, Maradona, Cruijff e muitos outros.

Considerando a técnica arma essencial para a melhoria do jogo colectivo, o Coerver objectiva dotar os jogadores de capacidades técnicas ilimitadas que lhes permitam desenvolver e incrementar o seu jogo em equipa, neste sentido a repetição dos exercícios e movimentos levará a uma mecanização dos mesmos que permitirá aos jogadores recorrer a estes de forma automática em situações de jogo, mesmo quando sob pressão adversária.

Desde a sua criação esta metodologia tem-se espalhado pelo mundo e servido de base para grandes escolas de formação, no seu país de origem, a Holanda, grande potência na formação a nível metodológico, o Coerver é base do sistema de formação e princípio natural da maioria dos clubes, está também presentes noutros pontos do globo, na estrutura de clubes como Barcelona e Man Utd e de academias internacionais como é o caso de Clairefontaine.

Em Portugal o Coerver vai aos poucos ganhando a importância e atenção dos mais atentos, acções de formação e seminários alusivos ao tema vão aparecendo e já se trabalha nesse sentido. Destaque neste caso para o FC Porto que através do jovem técnico holandês Pepijn Lijnders, tem este método de técnica individual presente em todos os escalões. Lijnders veio do PSV em 2007 e é visto como uma referência no treino técnico, sendo muitíssimo elogiado por todos que conhecem o seu trabalho. Nos dragões tem papel de destaque na formação, acompanha todos os escalões dos «azuis e brancos» e é técnico principal da equipa de infantis A, grupo que revela imensa qualidade no domínio técnico, sendo notório o trabalho do técnico holandês.

O Coerver incide principalmente nas equipas de formação mas pode também ser utilizado a nível sénior e é hoje considerado um enorme guia para o bom futebol, é bom que os treinadores estejam bem atentos e tentem melhorar e desenvolver o seu nível de treino para bem do futebol.

Blog Geração futebol

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...