03 junho 2009

Dia de opiniões...

As opiniões semanais: Onda azul, Sou um sportinguista e Horizonte vermelho iniciam agora um mês de férias bem merecidas. Não deixe de ler as ultimas opiniões.

1. Chegou ao fim a época desportiva de 2008-2009 e com este encerramento interrompe-se esta minha participação neste Blog. Tem sido muito interessante passar a escrito algumas reflexões sobre o nosso futebol. Reflexões sempre enviesadas claro … pintadas de azul e branco. Alguns dizem ser isentos quando o não são. Eu não sou isento. Sou Portista! Discuto os lances sempre de forma tendenciosa. Admito tudo isto. Não sou hipócrita, ainda assim tentei ser objectivo nos meus comentários. Foi um prazer escrever esta pequena coluna de opinião e espero poder voltar a fazê-lo em breve.

2. No que diz respeito ao futebol propriamente dito dois breves comentários: O Barcelona foi campeão Europeu e isso deixou-me contente. Gosto pouco de Ingleses, menos do Manchester e menos ainda de alguma arrogância que se vai notando no Cristiano Ronaldo. Ganhou a melhor equipa do meu ponto de vista, ainda por cima uma equipa que está para Espanha como o Porto está para Portugal: sempre lutou contra o centralismo de Madrid, contra a equipa que durante décadas foi suportada pelo regime ditatorial, contra uma imprensa mais que tendenciosa e que maioritariamente serve o Real Madrid …. digam lá que não temos uma situação muito parecida em Portugal. Também por isto me deu muito prazer a vitória do Barcelona. Aliás, se houvesse justiça no futebol, esta final teria sido Barcelona – Porto e aí seria um verdadeiro hino ao futebol resistente da Península Ibérica …. enfim … talvez para o ano.
A segunda nota vai para a vitória do Porto na Taça de Portugal. Mais uma dobradinha. Vitória justa perante um Paços esforçado e digno mas a um nível abaixo e com a infelicidade de sofrer o golo demasiado cedo. Porém, parabéns ao Paços que esteve onde outros que se dizem grandes gostariam de ter estado.

3. Não posso deixar de, nesta última crónica, deixar uma palavra para aqueles que (até mesmo neste blog) passam a vida a tentar tirar mérito às vitórias do Futebol Clube do Porto, com as habituais acusações da treta (uns têm o tetra … outros a treta). Para quem costuma vir com as histórias dos erros dos árbitros como se eles fossem sempre para o mesmo lado, para quem passa a vida a falar de suspeição, para quem quer tapar os olhos à realidade e continuar a convencer-se que só não ganha porque é roubado, sugiro uma pequena reflexão.

Afinal quem foi o clube que durante décadas passadas dominou o futebol Português a seu belo prazer contando com todas as ajudas possíveis e imaginárias? Há 30 ou 40 anos não existiam erros de arbitragem ou não existiam 20 repetições para cada lance duvidoso? Quando o treinador adjunto desse famigerado clube por diversas vezes surgiu sentado no banco de suplentes das equipas que jogavam contra os seus adversários directos, o que fazia lá? Convivia com os amigos? E quando o mais que famoso Calabote foi irradiado da arbitragem após um célebre Benfica 7 – CUF 1, foi-o porquê? Errou no golo da CUF? Estava a proteger o Futebol Clube do Porto que havia ganho em Torres Vedras e dependia do número de golos desse jogo para ser campeão? E durante toda essa hegemonia no futebol Português em que até a ajuda de Salazar valia … havia justiça nos resultados?
Afinal, com o 25 de Abril acabou por haver também uma revolução no futebol e com o advento das novas tecnologias que permitem seguir os jogos a 1 metro de distância os vencedores passaram a ser outros. Devemos voltar ao passado? Proibir as transmissões televisivas? Voltar a uma ditadura que ajude o Benfica como acontecia então?
Que saudades meus senhores …. que saudades …

Umas excelentes férias para todos e que a nossa Selecção ganhe no próximo sábado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...