1. Esta semana fica marcada pela confirmação da conquista pelo Futebol Clube do Porto do segundo Tetra da sua história. A este respeito gostaria de rectificar uma incorrecção que escrevi aqui na semana passada: a verdade é que também o Sporting já foi Tetra-Campeão por uma vez.
Esta vitória do Porto reflecte a clara superioridade da sua organização, do seu plantel e da sua mística. Um bom desportista deve saber perder, mas acima de tudo deve saber ganhar. Por isso resta-me apenas desejar as maiores felicidades a todos os outros competidores, e noameadamente àqueles que representarão as nossas cores no próximo ano nas Taças Europeias. Lamentar o facto quase concretizado de mais uma descida dum histórico (no caso o Belenenses) à Liga Vitalis. Saudar o grande, o enorme, campeonato que o Nacional vem fazendo.
Estar nesta altura ainda a lutar pelo terceiro lugar é uma proeza fantástica.
Saudar o Sporting como um digno vencido (no que ao título diz respeito) que se manteve até onde lhe foi possível na luta e que, mais uma vez o menciono, jogou quase sempre nos limites das capacidades do seu plantel. Com respeito ao Benfica penso que até mesmo os seus adeptos entenderão que há pouco a elogiar. Duma vez por todas precisam jogar mais e procurar menos desculpas externas. Já ninguém acredita nisso ...
2. Embora ainda nos falte uma final duma competição muito importante que queremos vencer, começa a ser tempo para alguns balanços e algumas projecções para a próxima época. Penso que é praticamente obrigatória a manutenção de Jesualdo Ferreira à frente da equipa. O trabalho realizado é excelente e deve continuar. Soube como ninguém formar uma nova equipa, com muitos jogadores novos e mesmo alguns inexperientes que se tornaram verdadeiras revelações. Quanto ao plantel, penso que existirão pequenos retoques. É habitual vender um ou dois jogadores, pelo menos, pelo que se começa já a especular. Eu penso que o Bruno Alves vai acabar por sair e eventualmente o Lisandro Lopez. Este segundo mais difícil de substituir, mas já nos acostumámos a que os nosso dirigentes façam escolhas acertadas para essa posição. Dependerá sempre também da saída ou não de Farías, uma vez que penso tratar-se dum excelente ponta de lança que poderá render bastante desde que a equipa mude ligeiramente o tipo de jogo praticado. Se Lisandro não sair penso que será o próprio Farías a sair. Dificilmente ficarão os dois e penso que também não se justifica que fiquem.
3. Para quem em Portugal passa o tempo a falar de arbitragens e dos erros inerentes, deve ter sido um jogo para estudo o último Chelsea – Barcelona. Afinal, mesmo aquele nível, temos arbitragens mais que vergonhosas. Um árbitro sem o mínimo de categoria, deixa passar pelo menos 3 grandes penalidades a favor da mesma equipa e expulsa um jogador que nem toca no seu adversário e quando entre este e a baliza ainda existiam pelo menos outros dois defesas ... Se isto se passasse no nosso campeonato seria mais uma prova cabal da corrupção e todas essas coisas habituais ... mas também acontece ao mais alto nível. Talvez seja tempo de começarmos a falar mais do futebol e menos dos árbitros. Talvez a valorizar jogadas como a que Renteria (o tal tosco ...) fez ontem no terceiro golo do Braga ....
12 maio 2009
Dia de opiniões...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...