05 maio 2009

Dia de opiniões...

1. Naquele que parecia ser o maior obstáculo entre o Futebol Clube do Porto e o Tetra Campeonato (o segundo na sua história, sendo o único clube a consegui-lo), aquele que é claramente o melhor clube Português entrou da melhor forma: a pressionar e a marcar. Infelizmente voltou a perder um dos seus jogadores mais influentes, mas ainda assim conseguiu realizar uma boa partida assegurando mais um resultado dilatado e que não deixa dúvidas a quem quer que seja. Deve ser até um pouco frustrante para os fanáticos do costume, não poderem apontar mácula nestas vitórias absolutamente decisivas do Porto. Este ano nem as habituais desculpas com as arbitragens já colam, e começa a ser difícil a alguns dirigentes justificar tanta incompetência quando se tentam comparar ao Porto. Aprendam, e finalmente pela positiva, contribuam para que o futebol em Portugal possa melhorar.
De saudar ainda no jogo frente ao Marítimo a excelente resposta que algumas das segundas linhas do Porto têm dado quando são chamados à equipa principal. Agora se pode ver melhor o equilíbrio do plantel, e Jesualdo acaba por dar uma garnde lição áqueles que passam a vida a dizer que uma boa equipa de futebol leva muito tempo a construir. Quando há competência e qualidade tudo é possível ... quando não há ... paciência!

2. O Sporting esta semana esteve uns furos abaixo daquilo que tem vindo a mostrar. Lento de processos e com alguma falta de frescura, acabou por hipotecar, penso que agora de forma decisiva, as suas aspirações ao título. Já se sabe que a Académica é um adversário difícil, que pratica um futebol de boa qualidade e muito organizado. Aparentemente Paulo Bento não conseguiu galvanizar os seus jogadores como o fez em ocasiões anteriores. Mas na verdade há sempre jogos que correm menos bem e penso que foi isso que aconteceu esta semana ao Sporting.
Quanto ao Benfica ... enfim, que dizer mais? É o exemplo claro e acabado dum clube mal gerido, um plantel desequilibrado e com claro desconhecimento do seu real valor. Para se ter uma grande equipa não basta ter 4 ou 5 grandes jogadores, mas no Benfica isso continua a não ser entendido. O Nacional foi superior, jogou melhor e ganhou com naturalidade. Nem o ‘namoro’ durante as últimas semanas a Nené e a Ruben Micael surtiu o efeito desejado, pois cada um marcou um belo golo. As tácticas benfiquistas começam a ficar gastas e a cheirar a mofo. Os seus adeptos porém devem gostar, e esta semana (quando o clube ainda dizia lutar pelo título) começámos já a assistir à pré-pré-época do clube da Luz com as habituais notícias de novos jogadores. Não se venha dizer que a culpa é dos jornais. O Benfica confirmou pelo menos uma das contratações. Vamos ter mais do mesmo!
Para já o Benfica, que tanto queria ser campeão, perdeu um jogo muito importante na sua verdadeira luta, a do terceiro lugar ...

3. Está interessante a discussão em torno dos castigos ou da ausência deles no que diz respeito a Rui Costa e a Paulo Bento. É impressionante como, em clubes que falham os seus objectivos, se desviam atenções para situações paralelas. A questão não é se os respectivos clubes estão bem ou mal geridos ou se jogam melhor ou pior. A questão é que o Rui Costa está a ser perseguido porque foi castigado enquanto o Paulo Bento parece ser impune. Concordo que o Paulo Bento devia ter sido já penalizado e de forma até exemplar. Mas também não percebo qual a dúvida sobre o castigo aplicado a alguém, que desde logo estava onde não devia, ou seja no túnel de acesso aos balneários. Que eu saiba o Rui Costa não era elemento do jogo e como tal não pode estar ali. Foi dizer umas coisitas ao árbitro, aparentemente inocentes ... Sim porque não é nada de especial questionar a competência das pessoas, árbitros e dirigentes. Talvez devesse questionar a sua própria competência ...

1 comentário:

  1. O FC Porto deu um ponto final no campeonato. É aliás legitimo dizer-se que o porto é uma equipa bastante melhor que os seus opositores.
    Agora resta esperar pela festa que será nesta ou na próxima semana.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...