21 abril 2009

Dia de Opiniões...

1. O Futebol Clube do Porto terminou a sua campanha Europeia. Foi pena, mas foi natural. Perdemos contra os actuais campeões da Europa e do Mundo e com o golo que, o considerado recentemente melhor jogador do mundo diz ter sido o melhor da sua carreira. Isto tudo só para dizer que o Porto saiu da competição com toda a dignidade. Podia até ter passado às meias finais, talvez isso até tivesse sido justo em virtude do que se passou nos dois jogos, mas não aconteceu e agora resta seguir em frente. Seguir em frente com a convicção de que tudo se fez para ganhar a eliminatória. Que tudo se deixou em campo, e que se provou uma vez mais que, fora do ruído invejoso dentro de portas, o Porto continua a render quando as arbitragens são doutro nível, quando a organização não é a mesquinha que cá temos e quando a influência da comunicação social não se faz notar. Aí, nesse reino do futebol de elite, apenas uma equipa vinga e é sempre a mesma. Aí, onde os outros supostos candidatos a grandes tombam com goleadas em qualquer das competições, o Porto continua a lutar por títulos. Era bom que os defensores da transparência (à sua medida bem entendido) se qustionassem o porquê das suas equipas, quando supostamente os erros dos árbitros não favorecem sempre os mesmos, tombarem que nem tordos e nem luta darem a outros emblemas, por vezes até de menor expressão Europeia.

2. Quanto ao nosso campeonato foi mais um fim de semana em que ficou quase tudo na mesma. O Porto ganhou com um ritmo moderado e sem Lucho. O meio campo ressente-se, mas para consumo interno é mais que suficiente. Desta vez o árbitro ‘esqueceu-se’ de marcar um pénalti claro a favor da Académica (e não faltarão os que irão achar que isso foi determinante para o resultado ... enfim ...), mas o Porto acabou por marcar 3 golos na segunda parte tal como fizera em Guimarães. Também acabou por ser cortada uma jogada em que Lisandro ficou cara a cara com o Guarda Redes por pretenso fora de jogo (inexistente), mas claro que deste lance poucos falarão.
O Sporting fez mais um bom jogo e virou um resultado adverso em Guimarães. Pelo meio um golo mal invalidado a Daniel Carriço que podia ter tido influência no resultado. Agora todos criticam Bruno Paixão. Até parece que o homem alguma vez foi bom árbitro. Quando foi o célebre jogo de Campo Maior (o seu primeiro grande jogo ...) a maior parte achou piada. Afinal era o Porto a ser prejudicado e isso é sempre ‘giro’. Ninguém reparou é que o homem não tinha mesmo qualidade nenhuma e que, mais cedo ou mais tarde, os que então riam haveriam de o contestar. Ainda assim excelente vitória do Sporting, que como já disse várias vezes, é uma equipa que admiro.
Finalmente o Benfica. Boa vitória em jogo fácil. Ou muito me engano ou este Setúbal tem passagem garantida para a Liga Vitalis. Mas o Benfica não tem culpa disso e acabou por ganhar bem. Claro que os mais entendidos nestas coisas do mundo obscuro da bola questionariam a falta de atitude dos jogadores do Setúbal, como o fizeram com o Leixões e outros. Mas como acho esse tipo de retórica ridícula, não vou por aí. Aquilo é fraquinho mesmo e portanto o Benfica pode cimentar o seu terceiro lugar e ganhar dois pontos a Braga e Nacional.

3. Quero deixar registada a minha opinião sobre a eventual continuidade ou não de Jesualdo Ferreira no Porto. A não ser que aconteça alguma ‘catástrofe’ daqui até ao fim da época (catástrofe seria não ganhar o campeonato nem a Taça de Portugal), entendo que o Porto deveria manter o seu treinador que fez, de longe, a sua melhor época à frente do Clube.

1 comentário:

  1. eu sou sportinguista mas sei ver as coisas. é penalty para a academica, mas o porto ganhava na mesma. Roubado foi o sporting contra o guimaraes.

    Por:MM

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...