20 abril 2009

Análise: Ligas Europeias


Esta semana jogou-se as meias-finais da Taça de Inglaterra, onde o Chelsea e o Everton apuraram-se para a final após vencerem o Arsenal e Man United respectivamente.
Na Premier League, o quinto classificado Aston Villa empatou a uma bola ante o West Ham United FC (com Luís Boa Morte), enquanto o Sunderland ficou quatro pontos a salvo da zona de despromoção mercê de uma vitória por 1-0 frente ao também aflito Hull City. O Stoke City bateu o Blackburn Rovers pelo mesmo resultado, o mesmo acontecendo com o Portsmouth na recepção ao Bolton.
Destaque ainda para o Middlesbrough que não foi além de um nulo ante o Fulham.

Na Bundesliga continua tudo na mesma. O Wolfsburgo manteve a liderança após derrotar o Bayer Leverkusen por 2-1. O atacante brasileiro Grafite, melhor marcador do campeonato, marcou os dois golos da sua equipa. Grafite marcou aos 21 e 84 minutos, com o Leverkusen a reduzir por Kroos, aos 47’. O Wolfsburgo tem mais três pontos que o Bayern Munique.
A equipa de Munique, levou a melhor no terreno do Arminia Bielefeld, por 1-0, mercê de um cabeceamento certeiro de Luca Toni aos 64’. Este sucesso permite aos bávaros manterem-se na luta pelo título, isto quando faltam apenas seis jornadas para o fim do campeonato.
O Hamburgo mantém-se na corrida pelo título da Bundesliga, depois de dois golos de Mladen Petrić terem valido um triunfo em casa por 2-1 sobre o Hannover 96. O Hertha Berlin bateu o Werder Bremen pelo mesmo resultado e também continua à espreita.
Destaque também para o Karlsruher que continua afundado no último lugar da tabela, isto apesar de ter recuperado de duas desvantagens e alcançado um empate (2-2) ante o Hoffenheim. Já o Borussia Dortmund manteve vivo o sonho de se apurar para a edição inaugural da UEFA Europa League, isto após ter vencido por 2-0 no reduto do Bochum, estando agora no sétimo posto. Em grande esteve o Eintracht Frankfurt, que goleou o aflito Borussia Mönchengladbach por 4-1.

Em Itália no grande jogo da jornada, um cabeceamento de Grygera, em tempo de compensação, valeu o empate (1-1) da Juventus frente ao líder Inter e manteve em aberto a corrida ao título da Serie A. O Inter de José Mourinho, que persegue a conquista do quarto "scudetto" consecutivo, tinha dez pontos de vantagem sobre a Juve, segunda classificada, a seis jornadas do fim. O Inter adiantou-se no marcador quando o avançado Mario Balotelli encostou para a baliza um cruzamento de Sulley Muntari, aos 64’, antes de o médio português Tiago, da Juve, ter sido expulso aos 75’. Grygera, defesa checo da Juve, fez o tento do empate no seguimento de um canto e garantiu o empate. Referência ainda para a presença de outro português neste jogo, Luís Figo, que foi titular no Inter e saiu a três minutos do fim para dar lugar a Julio Cruz.
Um "hat-trick" de Filippo Inzaghi ajudou o AC Milan a golear o Torino por 5-1 e a subir ao segundo lugar da Serie A. Inzaghi marcou por duas vezes na primeira parte e completou o seu "hat-trick" à passagem dos 60’, elevando a sua conta pessoal para nove golos em seis jogos do campeonato. O Milan aproveitou, desta forma, o empate (1-1) da Juventus ante o Inter para passar a somar os mesmos pontos que os "bianconeri". Um penalty convertido por Kaká fez o 4-0, antes de o Torino (apenas um lugar e um ponto acima da zona de despromoção) reduzir por intermédio de Ivan Franceschini. Contudo, ainda houve tempo para Massimo Ambrosini ampliar a vantagem "rossonera".
A Roma, no Stadio Olimpico, levou a melhor (3-2) sobre o Lecce graças à inspiração de Francesco Totti: o capitão de equipa, que bisou, chegou aos 175 golos na Serie A e entrou no "top ten" dos melhores marcadores sempre no campeonato transalpino, suplantando Amedeo Amadei.
Em Génova, o avançado argentino Mauro Zarate marcou a meio da segunda parte numa jogada de contra-ataque, dando mais um impulso à candidatura da Lázio a um lugar na UEFA Europa League, depois do triunfo no derby do fim-de-semana passado, frente à AS Roma. Quanto ao Génova, surpresa da Serie A esta época, permanece no quarto lugar, que dá acesso à pré-eliminatória da UEFA Champions League.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...