23 abril 2009

Análise: Liga Espanhola

Por: Rui Almeida Santos

Continua acesa a luta pelo título em Espanha, com Barcelona e Real Madrid a não cederem um milímetro que seja ao rival. Em grande continua o Valência, que já vai na quinta vitória consecutiva para a Liga. A jornada fica ainda marcada pelos incidentes ocorridos em "Chamartin", com Pepe em plano de evidência pelo piores motivos.

No Santiago Bernabéu viveu-se um dos momentos menos felizes da história do Real Madrid, bem como de Pepe, que num espaço de poucos segundos agrediu dois jogadores (Casquero e Albín), arriscando um castigo pesado por parte da Real Federação Espanhola de Futebol. Mas vamos por partes.
Em dia de derby madrileno, Real e Getafe estavam obrigados a vencer, se bem que os objectivos divergissem, totalmente, na substância. Se para os "merengues" o título ainda é possível, para os "azulones" o espectro da descida continua a assombrar a equipa.
Começou melhor a formação visitante, que aos dez minutos já vencia por 0-1, obra de Soldado. O Real respondeu bem, e ainda antes do intervalo chegou à igualdade, pelo argentino Higuaín. Com os nervos a subirem de tom, e os golos a não aparecerem, a intensidade da partida disparou para níveis altíssimos, com alguns excessos pelo meio. O bloqueio ofensivo apenas foi quebrado à entrada dos cinco minutos finais, quando Albín devolveu a vantagem ao Getafe. O tento teve o condão de despertar os atacantes "merengues" que, no lance seguinte ao golo forasteiro, voltaram a igualar as contas, por Guti. De seguida surgiu o caso do jogo. Numa jogada polémica, em que parece que Casquero se limitou a atirar-se para o relvado (apesar de existir um pequeno toque do central português), Pepe comete grande penalidade. O lance despoletou no central uma reacção, no mínimo, intempestiva, agredindo quer Casquero, quer Albín, que entretanto já se tinha juntado ao "barulho". O acto de loucura, como Casillas o apelidou, valeu a expulsão do português, sendo ainda desconhecida a extensão do castigo, prevendo-se contudo largo. Apesar do momento quente, Casillas manteve o sangue frio, e com a colaboração do próprio Casquero, que bateu o penalti de forma horrível, defendeu o castigo máximo. O golpe de teatro seria completo já dentro do período de descontos, quando Higuaín, num brilhante pontapé, garantiu o triunfo "merengue", essencial na luta pela revalidação do título de campeão.
Isto porque o Barcelona voltou a vencer, e convencer, goleando em Camp Nou o Sevilha, por uns esclarecedores 4-0. Iniesta, Xavi, Eto'o e Henry foram os rostos do triunfo catalão, que assim mantém distâncias para os perseguidores, em vésperas da sempre complicada deslocação ao terreno do Valência.
Equipa "ché" que tem vindo a subir de forma a olhos vistos. Depois de um período menos bom, o conjunto às ordens de Unai Emery já vai numa série de cinco triunfos consecutivos, o último dos quais em Sevilha, frente ao Bétis (1-2). David Villa bisou, de nada valendo o tento solitário de Ricardo Oliveira, já perto do final da partida. A vitória permite ao Valência manter-se no quarto posto, seguido de perto pelo Villareal, que esta jornada voltou aos triunfos, ao bater o "aflito" Recreativo de Huelva, por 2-1.
Na luta por uma vaga na Liga Europa, Málaga e Deportivo picaram o ponto, ao vencerem as respectivas partidas. Já o Atlético de Madrid voltou a decepcionar, depois de ser humilhado em Santander, pelo Racing local (5-1).

Espanhol já vê salvação a apenas um ponto
Na fuga à despromoção, o maior destaque vai para o Espanhol de Barcelona, que derrotou o Sporting de Gijón por 0-3. Numa partida entre duas equipas em zona perigosa, predominou a maior experiência catalã, que assim se aproxima dos lugares de manutenção, com o Sporting de Gijón a ocupar curiosamente a última vaga.
Já o Numancia voltou a perder, desta feita frente ao Atletic de Bilbao (1-2), enquanto que o Maiorca derrotou, no Son Moix, o Valladolid (2-0).

Confira todos os resultados e classificação da Liga Espanhola.

Melhor golo da jornada: David Villa (Valência)


Ps: Por motivos profissionais, a análise da jornada do passado fim-de-semana não foi postada. Aqui fica o meu sincero pedido de desculpas a quem por um motivo ou outro esperava a publicação do texto. Obrigado.

2 comentários:

  1. O Pepe deu porrada a sério, bumbaaaaaaaaaaa.
    O barcelona vai ser campeão.

    ResponderEliminar
  2. O Pepe teve um momento bastante infeliz na sua carreira que o vai marcar para sempre. Agora o Real terá de defender o seu jogador e ajuda-lo a ultrapassar esta fase bastante complicada.

    Quanto ao campeonato o Barça não vai quebrar e vai alcançar o titulo.

    Bom golo.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...