1. O melhor clube nacional já demonstrou que continua a apresentar a atitude profissional que o tem caracterizado e que o tem levado a grandes vitórias, quer nacionais quer internacionais ( as internacionais até põem alguns vermelhos ... de inveja!)Na verdade o Futebol Clube do Porto demonstrou no recente Torneio Internacional de Braga que nem precisa aplicar-se a fundo para golear equipas que, sendo mais fracas, são uma representação aproximada em valor da quase totalidade das equipas da nossa liga (exceptuaria aqui apenas o Sporting e o Braga).
Gostei de ver o nosso novo reforço, o Hulk, que tem algumas características que muito aprecio num avançado: pressionante, forte, sempre virado para a baliza contrária e com bons pormenores técnicos. Aguardemos para ver se consegue adaptar-se totalmente a uma realidade muito diferente da Asiática que é a competição na Europa.
Gostei também muito de ver o Rolando (sobre quem ainda nem tinha falado antes), seguro, simples, eficaz. É interessante ver a aflição de alguns dos comentadores da nossa praça a tentarem justificar erros básicos cometidos por recentes aquisições de outros emblemas para a mesma posição e ignorarem o valor e a qualidade de um jogador que custou 10 vezes menos e que até jogava em Portugal, não muito longe da Segunda Circular. Mas claro que podendo escolher, o Rolando escolheu a melhor equipa! Fez bem. Bem vindo!
Aguardo agora com expectativa a Super Taça, convencido que será um bom jogo. Não se pode esperar outra coisa dum confronto entre aquelas que são claramente as duas melhores equipas Portuguesas.
2. Não posso deixar de assinalar a primeira vitória do Benfica na pré-época ... É verdadeiramente espantoso como os adeptos do Benfica celebram estas coisas. Ontem à noite estavam todos eufóricos. Passaram dum estado de depressão quase aguda para um estado de quase histeria colectiva. Espantoso! Mas aquilo até era a feijões. Ainda que o troféu até fosse bonito. Um pénalti duvidoso e um auto-golo e já parecia que o Benfica era uma equipa doutra dimensão. Por mim até deviam perder os dois ... tão agarradinhos que andaram na descredibilização internacional do futebol Português.
Aliás, sobre esse tema, foi interessante ver a UEFA vir esta semana mandar calar (o termo até é simpático) o advogado do Guimarães que andava a falar em nome dos dois clubes e agora, em bom português, teve que meter o ‘rabinho entre as pernas’. A notícia quase passou despercebida na ‘imparcial’ comunicação social Portuguesa.
A verdade é que a UEFA conhece muito bem como funcionam as coisas em Portugal. É por isso que ignora decisões encomendadas, tomadas por senhores que desrespeitam todos os preceitos do Direito e seguidos de pareceres que ... não são mais do que isso ... pareceres!!
A mim ‘Parece-me’ que está na hora de se deixarem de palhaçadas e tentarem ganhar dentro do tal rectângulo onde tudo, no fundo, se decide.
Mais uma opinião de alto nível como tem sido habitual. Acho que por muito que se esforcei o Porto voltará a ser campeão.
ResponderEliminarFaltou dizer que roubaram dois pénaltis ao Guimarães .... para pré-época não está mau.
ResponderEliminar¿Qué pasa con Quaresma, últimamente non oio falar del? O ano pasado ia fichar polo Madrid e dende entón non hai notícias del.
ResponderEliminarUm saúdo.
http://marcador-deportivo.blogspot.com/
Olá Juan,
ResponderEliminarO Quaresma tem estado a ser negociado com o Inter de milão, por isso não tem sido utilizado. Por enquanto ainda não se sabe se fica. Um abraço
Na defesa, é pena que Lino seja tão mau defensivamente, pois a sua capacidade de subir e de marcar bolas paradas, poderia ser uma mais-valia. Mas a defender assim tão mal, dificilmente poderá ser opção, sobretudo em jogos de dificuldade elevada. A menos que melhore muito. De resto, estamos bem. Sapunaru é jogador, como previ desde o início, apesar de não o conhecer. E para centrais estamos traquilos com 4 opções de valor.
ResponderEliminarNo meio-campo, a grande interrogação sobre quem será o substituto de Paulo Assunção. Bolatti, Fernando, Guarín ou Meireles? Na minha opinião, Guarín não serve para a posição 6, pelo menos para já, pois é demasiado móvel, sai muito da posição e não garante o equilíbrio necessário naquela zona nevrálgica. Bolatti continua a não me convencer. Restam dois e deles, Meireles é aquele que defendo para já a pivot-defensivo. Fernando pode lá chegar, mas é ainda jovem e, de início, parece-me ajustado apostar no trio Meireles-Guarín (Tomás Costa)-Lucho.
Na frente, continua a indefinição em torno de Quaresma, algo que não é benéfico para ninguém. A minha posição é clara: 30 milhões são o mínimo e se o Inter ou outro clube não se chegar à frente com esse valor, o jogador não sai e ponto final! Sabemos que ele está mortinho por sair, é fraco mentalmente e que o seu profissionalismo pode ser abalado pelo mau feitio. No entanto, o FC Porto não pode ceder um dos seus maiores activos e jogadores ao desbarato e deve manter uma posição intransigente na defesa dos seus interesses. No mais, Lisandro, Mariano, Tarik, Farías e Rodríguez são opções excelentes, na minha opinião. Hulk é ainda uma incógnita, mas a sua capacidade técnica não engana e o golo ao Cagliari foi disso uma prova. Talvez nos possa surpreender, embora o seu preço tenha sido exagerado.