1- O FC Porto venceu o Torneio Internacional de Braga, com duas vitórias em dois jogos. Fê-lo depois de uma apresentação com o desconforto resultante de uma derrota, mesmo que de uma pré-temporada se trate. Os triunfos do fim-de-semana foram demasiado fáceis, é certo, mas parecem querer significar que os azuis e brancos estão no caminho certo. Um caminho que, ao que tudo indica, Ricardo Quaresma já não fará.Os bracarenses confirmaram o bom início de época e venceram igualmente os seus dois compromissos. Foi uma pena para o torneio que não se tivessem encontrado dragões e arsenalistas, mas assim deu para ambos ganharem por duas vezes.
Mais do mesmo ainda no que toca ao Benfica. Os encarnados continuam sem ganhar, e, desta vez, tiveram mesmo inesperadas (?) dificuldades em chegar ao empate perante um adversário acessível, facilmente derrotado na noite anterior pelo Guimarães. Até pelo facto dos parisienses já terem entrado em campo e, portanto, se encontrarem menos frescos, se esperava, mais do Benfica. Carlos Martins afirmou que o Benfica pretende fazer uma boa época e não uma boa pré-época. Por outro lado, admitiu que as vitórias dão mais confiança. É a prova de que, afinal, não há apenas uma verdade. (À hora em que terminava este texto, confirmou-se a primeira vitória do Benfica na pré-temporada. Foi frente ao Guimarães e valeu igualmente a vitória no Torneio. E diz-se que talvez venha Reyes. Podem ser duas boas notícias no mesmo dia.
O Sporting apresentou-se aos seus associados. Sem uma equipa definida, segundo Paulo Bento, mas com um futebol vistoso na primeira vintena de minutos. Depois, foi sendo assim cada vez menos, mas o empate sempre era escusado. Depois de dar conta da intenção de deixar o clube, João Moutinho foi incentivado e assobiado, a prova de que no futebol amores e ódios nunca estão distantes.
2- A Liga dos Últimos é um programa que brinca com o futebol das divisões mais baixas, sabendo respeitar os clubes. A Federação Portuguesa de Futebol é uma instituição que desrespeita muitas vezes os clubes das divisões mais baixas, e que brinca ao futebol. O primeiro cumpre o papel para que foi criado, a segunda desvia-se dele. E é uma pena.Relacionado com o Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, e relativo à Fase de Manutenção da temporada 2007/08, o Comunicado Oficial de 17 de Julho de 2007 (ver comunicado) refere:
Os oito (8) clubes classificados do 7.º ao 14.º lugar, de cada série – A,B,C,D,E e F – da primeira fase, serão divididos dentro de cada série, em duas sub-series de quatro (4) clubes cada (A1 e A2; B1 e B2; C1 e C2; D1 e D2; E1 e E2; F1 e F2) – por ponderação – 7.º, 9.º, 11.º, 13.º e 8.º, 10.º, 12.º, 14.º -, que jogarão entre si, a duas voltas.
Descem aos Campeonatos Distritais, os dois últimos de cada sub-serie, mais os três (3) piores 2.ºs pontuados de todas as sub-series (A1 e A2; B1 e B2; C1 e C2; D1 e D2; E1 e E2; F1 e F2), perfazendo um total de 27 Clubes.
Em caso de igualdade pontual, o apuramento do pior 2.º classificado de cada sub-serie, será feito por aplicação dos seguintes critérios:
a) Pior coeficiente de pontos obtidos na fase;
b) Pior coeficiente entre a diferença de golos marcados e golos sofridos na fase;
c) Pior coeficiente de vitorias obtidas na fase;
d) Pior coeficiente de golos marcados na fase;
Cada coeficiente é obtido dividindo o valor em causa (pontos, diferença de golos, vitorias ou golos marcados) pelo número de jogos efectuados pelo Clube na fase.
A FPF não previu o que evidentemente deveria ter acautelado: chegados ao final da fase regular (de 26 jornadas), vários clubes tomaram consciência de que já não tinham condições razoáveis para disputar a permanência. Perante isto, era de admitir que alguns deles, face às imensas dificuldades de sobrevivência, conhecendo embora as penas associadas, abdicassem da sua participação na derradeira fase da competição. Aconteceu assim nas Séries A e E, com as desistências respectivas de Brito e Estrela de Portalegre.
Esta situação veio levantar um problema de difícil resolução, já que as equipas situadas nas sub-series destes dois últimos clubes apenas puderam cumprir quatro jogos, em lugar de seis, ficando em evidente desvantagem, já que o primeiro factor de desempate era a pontuação final. Era? Parece que não, afinal!
A decisão da FPF, agora conhecida mas pouco divulgada, talvez porque tão abusiva, veio violar claramente o Regulamento aprovado, pois, porque, perante a situação não prevista e atrás exposta, partiu a FPF de imediato para o segundo critério de desempate, ou seja, não considerou o número de pontos mas sim o coeficiente de pontos obtidos na fase.
Assim, descem aos distritais, Social Lamas (Série C2), Alcochetense (E1, com mais cinco pontos que o segundo classificado da sub-serie E2) e Ferreiras (F2), este último com 28 pontos, mais do que oito outros clubes (!) e igual pontuação que outros dois. Ou seja, feitas as contas, verifica-se que, neste caso, desce o segundo melhor de todos os 2.ºs classificados, quando supostamente deveriam descer apenas os três piores.
A isto chama-se mudar as regras do jogo depois deste começar. Ou melhor, depois de acabar. E isto não se faz. Isto é não ligar aos últimos. É por isso que vou continuar a ver a Liga dos Últimos.
Gran análise, é moi bom. Unha cuestión, ¿o Benfica joga no estádio José Alvalade e o Sporting no estádio da Luz? Sempre me confundo.
ResponderEliminarUm saúdo.
http://marcador-deportivo.blogspot.com/
Ola Juan, O Sporting é no Estádio De Alvalade e o Benfica o Estádio da Luz.
ResponderEliminarQuanto a análise está como sempre excelente.
Ligamos à Liga
Eu diria que o benfica joga no campo ao lado do Colombo ... lolol
ResponderEliminarO Campeonato das imperfeições e ilegalidades.
ResponderEliminar2ª Divisão Nacional e 3ª. Divisão Nacional, são os parentes pobres do Futebol Nacional.
Como é possivel um Presidente da Assembleia Geral da F.P.F. marcar uma Assembleia Geral para 23.08.08, com os campeonatos a começar a 24.08.08., só neste Pais das BANANAS!!!!
Perante casos pendentes no C.J que mexem com os respectivos campeonatos, porque não tomou atitude de demitir o Conselho e nomear um novo, para de imediato serem resolvidos todos os pendentes.
Será que teremos este Ano Campeonato da 2ª e 3ª Divisão Nacional? aqui fica a minha dúvida.
Está na hora da limpeza da sala!!!
Climério Ferreira
Director Desportivo do C.F.Benfica
Caro amigo Climério Ferreira, o Futebol,Português esta completamente de rastos a nível organizacional, é preciso como fala haver mesmo essa limpeza de sala. Existem muitas pessoas com "tacho" assegurado e não fazem nada de bom em prol do futebol Português. É tempo dos clubes disserem BASTA!!! Basta de tanta ignorancia e falta de responsabilidade. Brinca-se com os bolsos dos clubes que estão falidos praticamente, e goza-se com todos os que gostam deste lindo desporto.
ResponderEliminarUm abraço caro amigo.