31 julho 2008


Emboladão 2009 - Esta é a situação do Brasileirão depois de 16 rodadas. Ainda que o líder Grêmio não tenha entrado em campo até o fechamento desta coluna, a diferença do primeiro ao sexto colocado é de apenas 3 pontos.
Uma vitória apenas separa Cruzeiro de São Paulo. Entre eles, Vitória, Grêmio, Flamengo e Palmeiras. Coisas do futebol brasileiro, que em 38 anos de disputa do Brasileirão teve nada menos do que 16 campeões diferentes.
Enquanto a maioria das Ligas Européias revezam de 2 a 5 times como favoritos sempre, salvo uma ou outra edição, no Brasil pelo menos 12 clubes todos os anos começam como 'favoritos' pela tradição.
Em todo o caso, pensando nos times que têm e na arrancada, eu arriscaria que o título ficaria entre São Paulo, Palmeiras, Internacional e Cruzeiro. Não nesta ordem, claro. Vamos ver se vou queimar a língua.
Destes quatro meus, apenas o Inter ainda não engrenou na competição. Mas como foi a equipe que melhor está contratando para o segundo semestre (Daniel Carvalho, aquele mesmo que acabou com a final da Copa da Uefa pelo CSKA) está de volta, assim como o meia argentino D'Alessandro.
O Cruzeiro tem pelo menos três jogadores a serem observados pelo futebol europeu. Guilherme é um atacante baixo, que lembra na condição física Romário. Uma espécie de Kun Aguero do futebol brasileiro com apenas 19 anos de idade. Ao lado dele, o meia Wagner, um 10 típico, com 23 anos. Para dar sustentação o volante Ramires, que está com a Seleção Olímpica, que tem 21 anos.
***
Um pouquinho de Segunda Divisão para variar. Com o Brasileirão agora com 20 clubes apenas, virou moda times chamados grandes frequentarem a Série B do Brasileirão. Primeiro foi o Fluminense, o Palmeiras e o Botafogo, depois o Grêmio e agora é a vez do Corinthians.
Pelo menos até aqui, quase metade da competição, o Corinthians rumo a passadas largas de volta para a Primeira Divisão. O time só teve uma derrota, é líder isolado e, mais importante, soma 7 pontos na frente para o quarto colocado, que também sobe.
***
Vou mudar um pouco o assunto aqui mas é por uma boa causa. Como eu disse na primeira coluna, sou o responsável para a língua portuguesa da comunidade de futebol na web oleole.com. Para quem gosta da brincadeira, lançamos esta semana um game de futebol fantasia. Você pode montar um time reunindo jogadores de cinco ligas européias (Premier, Bundesliga, Ligue 1, Serie A e La Liga). O jogo é grátis e ainda dá prêmios. Clique para conhecer o Futebol Fantasia do OleOle

3 comentários:

  1. Muito bom post Maurício, vamos ver se esses novos talentos chamam atenção da Europa e se um dia cá brilharão.

    O vosso campeonato está muito competitivo, vamos continuar acompanha-lo.

    Qt ao jogo online que te referes parece interessante, irei certamente ve-lo.

    ResponderEliminar
  2. Bom post como sempre. Começa a ser mais fácil entender o futebol brasileiro.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom post como sempre. Agora sei como está o campeonato brasileiro.

    Um saúdo.
    http://marcador-deportivo.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...