14 julho 2008

Ballon d'or é o nome como é chamado o troféu mais desejado do mundo do futebol. Este prémio Francês criado pela revista francesa, France Football, é conhecido mundialmente como o Futebolista Europeu do Ano.

Têm tanto ou mais prestigio que o próprio premio atribuído pela FIFA, prémio esse mais recente atribuído somente a partir de 1991. Já a Bola de ouro remonta ao longínquo ano de 1956.

Este prémio somente em 2007 estendeu-se a jogadores que actuam em qualquer região do mundo, ou seja passou a ser o prémio atribuído ao Futebolista Mundial do Ano.

Nesta rubrica aqui no blog Fora de jogo teremos a oportunidade de relembrar todos os vencedores deste tão desejado troféu.

No dia 23 de Fevereiro de 2000, faleceu aquele que foi considerado o melhor jogador britânico de todos os tempos superando George Best e Bobby Charlton, era o mago do drible, a lenda do futebol Inglês. Stanley Matthews ou Stan como carinhosamente era conhecido morreu aos 85 anos de causas naturais. O jornal The Sentinel descreveu assim o seu enterro: "Mais de 100.000 pessoas alinharam-se nas ruas de Stoke-on-Tent para prestar homenagem".

Existem 2 estátuas dedicadas a Stanley Matthews. Em uma delas, localizada no centro de sua cidade natal, Hanley, ai foi gravada a seguinte placa comemorativa:

"Seu nome simboliza a beleza do jogo, sua fama é internacional e atemporal, seu espírito desportivo e modéstia universalmente aclamados. Um jogador mágico, do povo, para o povo".

A outra estátua está em frente ao Britannia Stadium, estádio do Stoke City FC, conforme esta em baixo na foto.

Stan foi o primeiro jogador de futebol profissional a ser nomeado Cavaleiro do Império Britânico.

Historia

Uma história como a do Inglês Stanley Matthews não parece real. Futebolistas não costumam levar a vida que Stanley levava. O Mago do drible era vegetariano. E jamais deixou de cuidar-se. Viveu em forma até o fim. Stanley nasceu na cidade de Hanley, no meio do triângulo industrial formado por Liverpool, Manchester e Birmingham, no dia 1 de Fevereiro de 1915. Seu pai era boxeur e ensinou ao filho o senso da disciplina e da saúde perfeita para um desportista. Praticava exercícios de respiração frente uma janela aberta e corria 14 quilómetros da sua casa ate o CT do Stoke City. A sua carreira começou no Stoke City, em 1932. Dois anos depois, já estreava-se na selecção ajudando a esmagar o Pais de Gales por 4 - 0. Em 1938 Stan pediu para ser transferido do clube. A população de Stoke foi às ruas. Três mil adeptos protestaram com cartazes:"Stan must stay!", gritava a multidão. Stan ficou. No ano seguinte começou a Segunda Guerra Mundial. Stan foi para a base da Força Aérea em Blackpool. Treinou em vários clubes durante os anos de guerra. Em 1947, finalmente saiu do Stoke e foi transferido para o Blackpool por 14.528,80 euros, um valor já alto para altura. Tinha 32 anos.

Selecção

Pela selecção inglesa, Stan marcou 11 golos em 54 partidas oficiais. Nenhum outro jogador actuou mais tempo pela selecção - foram 23 anos entre 1934 e 1957. Durante esse período ficou afastado por dois anos (1946 e 1947). Chamado de volta, ajudou a detonar a nossa selecção por 10 - 0.

A Lenda, Stanley Matthews

A lenda que cercava Stanley Matthews atingia os pequenos detalhes de um jogo. Em 1948, a Inglaterra goleou a selecção da Itália por 4 - 0. Durante o jogo, Stan disparou num determinado momento em direcção à linha de fundo adversária com tanta velocidade que seu marcador ficou bem para trás. O Inglês teve tempo para enxugar as mãos no calção e ainda arrumar o cabelo antes que o guarda-redes italiano o alcançasse. Isso tudo é verdade. Mas circula até hoje a história menos real, de que Stan puxou um pente dos calções e ajeitou o cabelo enquanto esperava o adversário... Em 1956 a Inglaterra disputou um amistoso com o Brasil em Wembley. Ao observar aquele Senhor magro de 41 anos entrando no relvado, Nilton Santos não conteve o riso. Foi um riso mal sucedido porque, durante o jogo, Nilton Santos, 11 anos a menos que Stan, levou uma surra inesquecível do "velhote": 4-2.

O término de carreira

Quando um jogador com esta qualidade retirasse isso deixa sempre uma lacuna no futebol, pois isso foi o que aconteceu no dia 6 de Fevereiro de 1965, Stanley Matthews jogou a sua última partida como profissional, depois de 701 jogos e 71 golos. Teve que ser convidado a retirar-se aos 50 anos, ele declarava para quem quisesse ouvir que achava a sua retirada muito precoce. Sempre preocupado com a forma física, participou em um jogo de beneficência em Grangemouth, no ano de 1981. Tinha 66 anos.

BI
Nome: Stanley Matthews
Nasceu em: 1-2-1915
Natural de: Hanley, Inglaterra
Faleceu em: 23-2-2000 ( Stoke-on-Trent, Inglaterra)
Percurso: Stoke City 1932-1947
Blackpool 1947-1961
Stoke City 1961-1965
Como treinador: Port Vale 1965-1968

Este fenomenal jogador foi o primeiro Bola de Ouro de sempre. Veja os vídeos e comprove a veracidade destas palavras.

Fontes: The Free Encyclopedia


De 15 em 15 dias conheceremos melhor cada vencedor deste prestigiado troféu.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...