23 novembro 2022

Contratação de Ronaldo riscada; Sporting de olho no mercado: "Urgência de um ponta de lança"; "A partir de agora é João Félix e mais 10"; Espanha arrasa a Costa Rica

João Félix chega ao Campeonato do Mundo com aspirações de se revelar como uma das unidades de maior rendimento na turma lusa e João Alves, antigo internacional português, acredita que este pode muito bem ser o Mundial de João Félix se afirmar, isto numa época em que, a nível de clubes, as coisas não têm saída como desejado pelo atleta do Atlético de Madrid.
O 'luvas pretas' confia que Fernando Santos não irá retirar a titularidade a João Félix depois do jogo que este fez diante da Nigéria e, por isso, diz que a Seleção Nacional de Portugal vive um tempo em que uma célebre frase usada para se falar de Cristiano Ronaldo, passará a ser usada em alusão a João Félix."A partir de agora é João Félix e mais 10, da maneira como ele jogou [contra a Nigéria]", afirmou João Alves, que falava em declarações nas Noites do Mundial, na RTP.
E foi na estação pública de televisão que o 'luvas pretas' sustentou ainda que, se estivesse no papel de Fernando Santos não tinha muitas dúvidas relativamente aos homens da frente que faria apresentar no jogo de estreia de Portugal no Campeonato do Mundo do Catar.
Para João Alves, ao lado de João Félix jogaria Cristiano Ronaldo, se fosse o 'luvas pretas' o selecionador nacional. "O que me parece a mim é que será Cristiano Ronaldo e João Félix, independentemente do João Félix jogar mais descaído sobre o lado esquerdo e meter-se para dentro", vaticinou o antigo internacional português.
A dar sustentação à sua opinião, João Alves aponta para o rendimento que não notou em André Silva no derradeiro encontro da turma das quinas antes do começo do Campeonato do Mundo, em Alvalade, diante da Nigéria, de José Peseiro.
"O André Silva foi, juntamente com o Nuno Mendes, dos jogadores que não estiveram ao nível", destacou João Alves, certo de que a aposta de Fernando Santos frente ao Gana será em Cristiano Ronaldo na zona mais adiantada da Seleção Nacional.
"Naquela posição eu, treinador, quero o Cristiano Ronaldo em vez do André Silva", concluiu João Alves, esperando que a equipa nacional portuguesa possa arrancar com uma vitória a fase de grupos do Campeonato do Mundo da FIFA, que decorre por estes dias no Catar.
Portugal começa por defrontar o Gana, medindo depois forças contra a formação do Uruguai, terminando a fase de grupos com um jogo diante da Coreia do Sul.

Sporting de olho no mercado: "Urgência de um ponta de lança". As pontas já estão alinhadas, com Rúben Amorim pronto a proceder às habituais reuniões juntamente com o Frederico Varandas e Hugo Viana tendo em vista o mercado de transferências, uma janela que se prevê diferente do habitual a partir de janeiro. Nesse sentido, os três homens fortes da estrutura leonina irão ter ao longo da janela do Mundial conversas exploratórias e essenciais com o objetivo de definir as prioridades para o plantel leonino: no fundo, quais são as posições que o Sporting necessita de reforçar caso aposte em incursões no mercado de transferências de janeiro?
Ora, o ponto de situação para já é claro: os verdes e brancos preparam-se para receber o jovem Mateo Tanlongo, promessa de 19 anos do Rosario Central que irá reforçar o Sporting a partir de janeiro, momento em que se tornará um jogador livre; e, além da situação do médio argentino, o clube de Alvalade irá receber de volta Gonçalo Esteves, ala direito que regressará mais cedo do empréstimo ao Estoril, estando previsto que se junte aos trabalhos na Academia após os compromissos pela seleção sub-20, a partir de dia 30. 
De resto, um novo avançado e outro central encontram-se na agenda da estrutura leonina, mas não é certo que seja uma necessidade que vá ser colmatada já a breve prazo. Desde logo, para as posições do ataque, Amorim conta com Paulinho e Marcus Edwarda na luta pela vaga, além do jovem Rodrigo Ribeiro, e ainda poderá recorrer a Jovane ou Arthur para a posição mais adiantada. No que diz respeito ao setor recuado, a ausência de Neto devido a lesão abre uma vaga que pode ser preenchida com um novo central ou mesmo jogadores da formação.
Precisamente nessa lógica, tanto Carlos Severino como Carlos Xavier, escutados pelo jornal Record, defendem que as decisões do Sporting no defeso de janeiro devem ter igualmente em conta os ativos da Academia. 
"Tendo em conta aquilo que disse o presidente Varandas, do equilíbrio em termos desportivos e financeiros, há essa perspetiva do projeto ser assente na formação. Há bastantes jogadores que estão na formação do Sporting, dos sub-23 e equipa B, à porta de conseguir uma oportunidade. Se não jogarem e participar como ativos na equipa principal, não se consegue o que quer o projeto. Que é um aproveitamento enorme da formação", sublinhou Carlos Severino, em consonância com Carlos Xavier: "A política neste momento no clube é essa: a aposta na formação. Se tem jogadores com qualidade e capacidade, há que investir neles e não em quem vem de fora. Existe um lote de 3/4 jogadores que têm dado na vista, trabalhado com a equipa [principal] e podem perfeitamente chegar à primeira equipa."
Na ótica do antigo médio de 60 anos a necessidade dos leões passa somente por olhar para dentro de casa. "Dentro de portas há soluções, nomeadamente na Academia. Existem jovens com valor que, de um momento para o outro, podem subir à primeira equipa. Também depende do que Rúben Amorim pretende. Se tem alguém ou não para apostar. Creio que não irá ao mercado", reitera.
Altenativa para a posição '9' e Tanlongo
Ao contrário de Carlos Xavier, Carlos Severino aponta que, na sua opinião, existe uma necessidade premente de garantir uma solução para a frente de ataque. "Acho que é mais que urgente contratar um avançado. É uma posição que não tem sido colmatada, muito por vontade de Rúben Amorim, que normalmente diz que no projeto e estratégia que ele tem não faz falta um ponta-de-lança, um matador. É a única posição em que acho que o Sporting tem de facto que se reforçar. Deve encontrar um jogador que consiga concretizar as oportunidades que o Sporting cria. Cria inúmeras oportunidades por cada jogo, mas é de uma ineficácia assustadora. Acho que seria necessário ter um homem matador que marque golos e consiga concretizar a maior parte das oportunidades criadas. Falta esse jogador, que acho que é a única grande falha que existe na equipa", defende o ex-candidato à presidência dos verdes e brancos.

Chelsea 'risca' Cristiano Ronaldo dos planos para janeiro. Cristiano Ronaldo está, uma vez mais, nas 'bocas do mundo', depois de ter chegado a acordo com o Manchester United tendo em vista a rescisão do contrato que unia ambas as partes, fazendo 'disparar' as dúvidas quanto ao próximo passo na carreira.
O Chelsea foi apontado, nas últimas horas, como um dos destinos mais prováveis para o futuro imediato do internacional português, mas, esta quarta-feira, o jornal britânico The Telegraph escreve que esta é uma operação 'sem pernas para andar'.
O dono dos blues, Todd Boehly até veria com bons olhos a aquisição do jogador de 37 anos, mas esta terá sido 'vetada' pelo treinador, Graham Potter, à imagem daquilo que sucedeu antes do arranque da temporada, com Thomas Tuchel.
O treinador do conjunto londrino entende ter à disposição opções para o ataque de sobra, particularmente, depois da contratação de Pierre-Emerick Aubameyang, proveniente do Barcelona, no passado mercado de transferências de verão.
A publicação refere que Graham Potter teme que a eventual chegada do ex-Sporting criasse "desarmonia" no balneário, pelo que a prioridade do próximo defeso passará, unicamente, pela chegada de um defesa e de um médio.

A Espanha goleou a Costa Rica, por 7-0, num jogo dominado por La Roja do princípio ao fim. Foi um festival de posse de bola, combinações a um/dois toques, muita dinâmica e muita concentração na zona de finalização.

5 comentários:

  1. Missão cumprida, burro.
    Se bem me lembro só a venda de camisolas chegava e sobrava para pagar os milhões da oferenda. Os recordes pessoais continuaram a cair às dezenas, a Juventus já é a pior Juventus de sempre e o Manchester United, de rastos, já foi posto à venda. Missão cumprida, burro. A expressão não é minha, é de Paul Scholes, velha glória (21 temporadas) do Manchester United e prestigiado internacional inglês.

    São muitos os grandes avançados que foram obrigados a fugir (ou a apagarem-se) do Real Madrid, da Juventus, do Manchester e da selecção portuguesa. Entre muitos outros recordo Benzema, Di Maria, Kaká, Higuaín, Dybala e Mario Mandzukic, Bruno Fernandes, Rashford, Martial e... Rafa, completamente trucidados pela insaciável máquina recordista mediática que rodeia Ronaldo. Existem estrelas como Pelé, Eusébio, Zico, Johan Cruijff, Platini, Maradona, Rud Gullit, Van Basten, Zidane e Messi que, apesar de brilharem intensamente, fizeram crescer os que os rodeiam/rodeavam tornando-os muito melhores do que são. Há outros que secam tudo à sua volta.

    Os dois heróis da selecção, Éder e Gonçalo Guedes, parece que têm peçonha. Em eventos da grandeza de um mundial a MDCSDQT vai até ao fim do mundo para entrevistar antigos jogadores, anónimos adeptos, o piriquito, os seus cães e o gato. Éder e Guedes desapareceram do mapa. Por muito que o tentem não conseguirão apagar os seus nomes da história do futebol português. Foi Éder e não Ronaldo o marcador do golo da vitória sobre a França que deu o Euro 2016 a Portugal. Foi Gonçalo Guedes e não Ronaldo que marcou o único golo da final contra os Países Baixos que deu a Liga das Nações em 2019 a Portugal.

    Na minha opinião tudo o que ganhou na vida merece-o inteiramente. Nenhuma dúvida que fez tudo para merecer cada cêntimo. Dito isto, pouco me importa se o Ronaldo é branco ou chinês se é português ou marroquino. E os seus recordes pessoais interessam-me tanto como um peido. Devo-lhe o mesmo que ele me deve a mim. ZERO. A minha obrigação para com ele é a mesma que tenho para o Otávio e o Pepe, o Paulinho Santos e o Bruno Alves, Pinto da Costa e a Fernanda Miranda, o Calor da Noite e o investidor da fruta SAD que também é dono do Portimonense. Os meus valores patrióticos nada têm a ver com arruaceiros, o apito dourado ou um fedelho mimado.

    O que penso sobre o que já se fala nas redes sociais. Arruinar a progressão de Gonçalo Ramos, Musa e Henrique Araújo? Nem por sombras. Por mim, Ronaldo no Benfica, nem dado. Melhor, nem que indemnizasse o Benfica com os milhões que ganhou a dar cabo dos últimos clubes por onde passou eu o queria. Ai e tal porque no Real Madrid ganhou quatro Champions. Luca Modric ganhou as mesmas 4 e Benzema ganhou 5, além de 4 Mundiais de Clubes, 3 Supertaças da Europa, 4 Ligas, 2 Taças do Rei e 3 Supertaças de Espanha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recordes à parte, Ronaldo deixou o Real Madrid na terceira posição, atrás do Atlético e do campeão Barcelona (um dos piores da história, lembram-se?) antes de rumar à Juventus. Quem leva os jogadores ao estrelato é o Real Madrid e nunca o contrario. Mesmo nos títulos individuais (melhor do mundo) depois de Ronaldo, em quatro épocas, foram parar a Madrid (pelas mãos de Modric e Benzema) mais dois! E depois que se livrou do pinheiro o Real Madrid já ganhou a Champions League, a Taça intercontinental de clubes, a Supertaça europeia e a liga espanhola por duas vezes. Tantas ligas espanholas como as que ganhou nas 9 épocas de Ronaldo.

      Quando chegou a Turim a Juventus era crónica campeã (9 seguidas) italiana. Saiu com a Juventus no quarto lugar do campeonato e à beira de um ataque de nervos. Os efeitos devastadores que o grande clube italiano herdou com a sua compra foram tantos que apenas duas épocas depois, quando defrontou o Benfica, já era a pior Juventus de sempre! E partiu para Manchester para refundar o United. Época e meia depois sai com o rabo entre as pernas deixando o histórico clube inglês no quinto lugar, depois do sexto (repleto de recordes pessoais) na temporada passada. Recordo que na época anterior à sua chegada o United acabara de se classificar em segundo lugar, apenas atrás do M. City! Sinais de recuperação que os donos do Manchester trocaram pelas libras do circo mediático. Acaba escorraçado do clube que o alavancou ao estatuto que (ainda) tem sem deixar saudades a ninguém. Este é o recorde que ninguém vai conseguir derrubar.

      Eliminar
    2. Escreves tão bem como um corno enfeitado, a tua dor no cú é tão profunda, que até somos solidários com o teu cú, mete gelo ou um pouco de pó da tua catedral (porta 18), que ficas aliviado, até metes nojo toupeira podre

      Eliminar
    3. Deixa lá o toupeirinha dar asas à sua imaginação. Andam entupidos há alguns anos, quer pelos resultados desportivos (ou melhor, a falta deles) quer pela quantidade de bosta em que se encontram envolvidos. Este ano, fruto de uma época desportiva muito bem conseguida (até ao momento...) sentem que podem deitar tudo cá para fora. Já nós, como bons (des)portistas que somos, vamos ouvindo, pacientemente, pois sabemos que não tarda a depressão lampiónica volta a tomar conta lá do estábulo.

      Eliminar
  2. Toda a gente sabe que o Ronalde vai pró spotem!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...