19 julho 2022

Schmidt pediu mais 4 reforços à SAD; Sporting já tem dupla para render Daniel Bragança; Alvo do FC Porto "está cheio de força e potência"

Alvo de uma proposta formal do FC Porto, Gabriel Veron é o extremo desejado para apetrechar a ala direita da equipa de Sérgio Conceição e, apesar da tenra idade (tem apenas 19 anos), há quem não duvide: o jovem do Palmeiras está preparado para abraçar o desafio do futebol europeu. “Acredito que está pronto para dar esse salto. Amadureceu muito ao trabalhar com o Abel [Ferreira] no Palmeiras, onde devem ter tido especial cuidado com o Gabriel, porque os jovens brasileiros são potencializados a pensar no mercado europeu. Creio que é o caso”, afiançou, ao jornal O Jogo, Guilherme Dalla Déa, que, ao leme da seleção de Sub-17 do Brasil, conduziu o ala à conquista do Mundial da categoria, em 2019. Veron foi, aliás, eleito o melhor jogador da competição.
Atualmente a trabalhar na formação do Corinthians, o técnico canarinho não esquece “aquele miúdo cheio de força e potência”, que tecnicamente deixava algo a desejar. “Tinha poucos atributos nesse aspeto, mas acabaria por protagonizar uma evolução muito boa. Connosco e com os treinadores da formação do Palmeiras melhorou muito o controlo e a condução de bola. Agora, é um jogador muito bom no drible em situação de um para um. Passou a aliar a força que sempre teve à capacidade técnica que adquiriu. E tem poder de finalização. Por vezes, o Abel até o coloca como segundo avançado”, explica Dalla Déa, que acrescenta outra qualidade à ficha de apresentação de Gabriel Veron. “Os treinadores ficam muito agradados com a transição defensiva dele. Demonstra um comportamento interessante, sempre foi competitivo a defender”, refere o antigo selecionador jovem do Brasil. Ainda assim, aponta um aspeto a melhorar. “Pode e deve ter um entendimento melhor do espaço a ocupar, precisa de amadurecer um pouco nessa vertente. Tem muita mobilidade, é voluntarioso, mas precisa de saber posicionar-se melhor”, ressalva.
Guilherme Dalla Déa não esconde a confiança nas capacidades de Gabriel. Contudo, perante a eventualidade de ver o ex-pupilo mudar-se para o FC Porto, lança um apelo. “As culturas são diferentes e é importante que tenham paciência com estes miúdos na adaptação. Há o exemplo do Kaio Jorge, da Juventus, que foi comparado com o Ronaldinho e o Ronaldo ‘Fenómeno’, mas que precisou e precisa do seu tempo. Com o Veron será igual. Primeiro, há que adaptá-lo ao meio, dar-lhe condições para jogar com regularidade, algo que passa sempre pela equipa técnica. Jogar será essencial para a sua afirmação”, assinala o técnico. As comparações com nomes consagrados, diz, “podem ficar para mais tarde”.

Daniel Bragança foi vítima de uma grave lesão no passado dia 9, no jogo particular com o Estoril, sofrendo uma entorse traumática no joelho direito, com lesão do ligamento cruzado anterior, que levou à realização de uma intervenção cirúrgica. O tempo de paragem é longo – nunca inferior a seis meses –, mas o desfalque no meio-campo não levará a SAD leonina a investir na posição. Com Matheus Nunes, Ugarte e Morita na “pole position” para os dois lugares do meio-campo de Amorim, os jovens Mateus Fernandes (18 anos) e Dário Essugo (17 anos) fecham o lote de centrocampistas para a próxima temporada, pelo menos até que Bragança regresse. Além dos produtos da formação leonina, há outros jogadores dentro do plantel que podem cumprir a função mediante adaptação, como Pedro Gonçalves e Bruno Tabata.
Os dois jovens médios estão integrados no estágio e já somaram minutos nos particulares desta pré-temporada – Essugo jogou com Casa Pia, St. Gilloise e Villarreal, enquanto Mateus Fernandes alinhou diante de Vilafranquense e St. Gilloise. A ideia da equipa técnica é semelhante àquela que tem para outros jovens: treinarem na equipa principal e alinharem pelos “bês”, caso fiquem fora dos convocados de Amorim.

Roger Schmidt quer mais quatro jogadores para reforço do plantel do Benfica com vista à nova época. Segundo apurou o CM, o treinador alemão manifestou junto da SAD o seu desejo e ouviu como resposta que todos os esforços irão ser feitos, pela administração do futebol do clube, no sentido de satisfazer as suas pretensões.
As posições dos jogadores a contratar estão identificadas e resultam das observações feitas no decorrer dos trabalhos de pré-temporada e dos vários jogos de preparação já realizados. O técnico está a gostar do que tem visto, mas sente que para aprimorar a ideia de jogo que preconiza para a época precisa de mais soluções. Segundo sabe o CM, o treinador pede mais um guarda-redes, um médio-defensivo, um médio-ala e um avançado (ponta de lança). Não terão se ser necessariamente jogadores para entrar de caras no onze, mas sim opções válidas para entrar a qualquer momento sem que tal signifique quebras no rendimento global da equipa. Isto porque, no seu modelo de jogo, Schmidt exige futebol de alta rotação, com pressão a campo inteiro e, como tal, muito exigente do ponto de vista físico. Quer por isso estar resguardado para eventuais quebras momentâneas de algumas das suas pedras basilares. Assim como de possíveis lesões e castigos, pois neste sistema os jogadores ficam mais expostos.
O ingresso de mais quatro reforços poderá obrigar, naturalmente, a mais alguns cortes na lista de jogadores a dispensar. O plantel do Benfica tem atualmente cerca de 40 unidades, mas alguns jovens ficarão num regime de ‘duas vias’, jogando pelas equipas B e sub-23, mas mantendo-se como opções para a equipa principal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...