30 abril 2022

David Neres já deu o “sim” ao Benfica; Alvo do Sporting já esteve em Lisboa e falou com Amorim. Também foi a Sevilha e Monaco; Futebol português apanha multa de 11M€. Benfica o mais penalizado

A Liga Portugal e 31 das SAD que participaram nas duas Ligas de futebol profissional na época 2019/20 foram sancionadas pela Autoridade da Concorrência (AdC) com multas que somam 11,3 milhões de euros, com Benfica (4,163M€), FC Porto (2,582) e Sporting (1,666) a pagarem os valores mais elevados. Foi a primeira vez que a AdC acusou em Portugal uma prática anticoncorrencial no mercado laboral. A Liga vai recorrer desta decisão.
Em causa está a celebração de um acordo que impedia a contratação pelos clubes do primeiro escalão, na altura denominado Liga NOS, e do segundo, Liga-Pro, de futebolistas que rescindissem unilateralmente o contrato de trabalho evocando questões provocadas pela pandemia Covid-19. Recorde-se que esse acordo surgiu devido ao facto das duas provas se terem prolongado para além de 30 de junho, data habitual do final dos contratos, depois de uma longa paragem das duas Ligas no início da pandemia da Covid-19. Com esse acordo de não-contratação, conhecido por ‘no-poach’, as SAD não contratariam nenhum jogador que rescindisse com alguma das outras. Entende a AdC que o ‘pacto’ foi “suscetível de reduzir a pressão concorrencial” entre essas SAD e em consequência podia “reduzir a qualidade dos jogos de futebol e, nessa medida, prejudicar os consumidores, por reduzir o ambiente competitivo entre os clubes”, por ler-se na acusação.
As multas foram determinadas pelo volume de negócios das empresas nos mercados afetados nos anos em causa, por isso, os chamados três grandes receberam as maiores sanções. Já a Liga foi multada em 141 mil euros. Perante a sanção, o organismo presidido por Pedro Proença convocou para segunda feira uma reunião com as SAD e as equipas de advogados que acompanham o caso para definir os próximos passos. O prazo para recorrer é de 30 dias e o recurso vai mesmo acontecer.

A contratação de Jeremiah St. Juste começa a ganhar cada vez mais forma. De acordo com as informações recolhidas pelo jornal Record, a estrutura do clube de Alvalade tem vindo a intensificar os contactos para garantir a aquisição do central do Mainz, ao ponto de o jogador de 25 anos já ter estado recentemente em Lisboa, onde pôde privar com Rúben Amorim e conhecer as ideias preconizadas pelo técnico.
Desde logo, em novembro de 2021, aquando da vitória do Sporting sobre o Borussia Dortmund, na fase de grupos da Champions, o irmão e agente de Jeremiah, Yoshua, visitou Alvalade, onde foi informado das condições em cima da mesa e ficou a par do projeto leonino. Com as negociações a entrarem, agora, numa fase decisiva, o próprio St. Juste fez questão também de se deslocar a Lisboa, de maneira a tomar contacto direto com a realidade que poderá encontrar já a partir do próximo mês de julho, caso os clubes cheguem a acordo. Record sabe que, além de explorar a capital, no sentido de perceber hábitos, estilo de vida e possível zona de residência, Jeremiah teve oportunidade de passar pela Academia e trocar algumas palavras com Rúben Amorim. O treinador já deu o aval à contratação e terá partilhado a expectativa de que as conversas cheguem a bom termo, pois se isso acontecer o holandês terá um papel importante na equipa.
Há muito referenciado no Sporting, St. Juste é tido por Amorim como reforço ideal para a posição, que é considerada prioritária no próximo mercado de transferências. ‘Jerry’ atuaria à direita na linha de três defesas, levando Inácio a fixar-se à esquerda, com Coates ainda e sempre no papel de patrão do setor. Ligado ao Mainz até junho de 2023, o central destaca-se pela velocidade ou não fosse o jogador mais rápido da Bundesliga.
O Sporting sabe que St. Juste obrigará a um esforço financeiro, pois o Mainz exige no mínimo 10 milhões de euros. O acordo está bem encaminhado (deve levar a um contrato de 5 épocas, válido até 2027), mas existem nesta altura dois grandes concorrentes: Sevilha e Monaco (onde o defesa também já esteve pessoalmente). A oferta do Sporting, segundo Record apurou, seduz o holandês que prefere rumar a um clube de Champions. Em Alvalade, St. Juste acredita que terá maior utilização do que no Sevilha. Um argumento de peso a favor dos leões. 

David Neres pode estar a poucos dias de ser confirmado como um reforço sonante do novo Benfica que será comandado por Roger Schmidt em 2022/23. O extremo de 25 anos já aceitou jogar de águia ao peito e os termos contratuais estão a ser finalizados no âmbito de uma ligação que deverá chegar às cinco temporadas, ou seja, até junho de 2027.
O brasileiro desejado tanto pelo técnico alemão, ainda ao serviço do PSV Eindhoven, como pelos responsáveis da Luz tem outros clubes interessados, como foi noticiado o nome da Juventus, mas todos os indicadores apontam para que se transfira para a Luz, estando o entendimento entre Benfica e Shakhtar Donetsk a ser finalizado, por um montante que será pouco superior ao que foi acordado pelos dirigentes do clube ucraniano e do Ajax, em janeiro, quando contrataram Neres. Na altura, a venda ficou selada por 12 milhões de euros, valor que pode ser o aproximado nas negociações com o Benfica.
David Neres não chegou a estrear-se pelo Shakhtar devido ao início da invasão russa à Ucrânia, o que levou a um êxodo dos jogadores estrangeiros dos clubes locais. Por outro lado, o emblema de Donetsk havia adquirido Pedrinho ao Benfica no início da época, pelos 18 milhões que os encarnados haviam assegurado o extremo ao Corinthians, estando ainda a pagamento grande parte desse bolo de muitos milhões, que poderá agora atenuar o peso da contratação de David Neres pelas águias.

2 comentários:

  1. fica provado judicialmente que o porto e sporting juntos valem menos que o benfica. AH AH. O porto só em multas judiciais pendentes aproxima-se dos 10 M. Lá vai o fairplay. O sporting transforma tudo em vmoc pelo que nem interessa falar dele

    ResponderEliminar
  2. Pois é, mas quem são os campeões das multas???? Sempre o mesmo denominador comum, quem havia de ser, o eterno, sport lisboa e batota!!! Ainda falta o resto, desde a auditoria, aos inúmeros processos judiciais, que nunca mais têm evolução e muito menos fim à vista!!! é obra!!! São mesmo os maiores, acreditem, eh, eh, eh, eh!!!!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...