09 março 2022

Negócio Morita pode complicar-se para o Sporting; Grimaldo está no fim de linha na Luz; A dupla que também não deverá continuar na Luz

A ligação de Grimaldo ao Benfica caminha para o fim e a separação deverá precipitar-se já no final da temporada. O jogador tem apenas mais um ano de contrato e, perante a incerteza e até resignação de que a renovação possa passar ao papel, os dirigentes encarnados, avança O Jogo, têm inscrito no seu planeamento a transferência do lateral-esquerdo, como forma de evitar uma futura saída a custo zero, como acontecerá com o guarda-redes Svilar.
Há muito que os responsáveis encarnados procuram acertar a renovação com o defesa de 26 anos, mas a necessidade reconhecida no último relatório e contas de cortar nos custos com o pessoal, e sendo Grimaldo um dos jogadores que estão já no topo da pirâmide salarial, explicam a dificuldade em atingir um acordo. A renovação em 2019, quando estava também a terminar a ligação, potenciou esta inflação do salário do espanhol.
Em paralelo, até pela regularidade exibicional, a nível interno mas também na Liga dos Campeões, tem atraído o interesse de emblemas mais poderosos, sobretudo do Barcelona, clube que tem ainda o bónus de ter sido o formador do canhoto, e de onde se transferiu de La Masia para a Luz a meio de 2015/16. Nesse sentido, tem sido exercida grande pressão sobre o jogador, com um Barça distante da capacidade de investimento de outros tempos, por exemplo, a tentar contratá-lo por valores modestos, mantendo a possibilidade de suportar um salário elevado.
O próprio jogador, que soma 240 jogos desde o momento em que o Benfica investiu 1,5 milhões de euros na sua contratação, está recetivo a aceder a um negócio no final da temporada, até pela atual valorização que tem no mercado. Desta forma, e juntando a perspetiva do clube e do jogador, a tendência aponta para a separação no final da temporada, ainda que dependente da chegada à Luz, como é esperado, de propostas que se enquadrem nas pretensões das águias e do camisola 3.

A continuidade de Valentino Lázaro e Nemanja Radonjic no Benfica da próxima temporada está em risco. Contratados por empréstimo, os internacionais austríaco e sérvio estão longe de fazer parte do plantel em 2022/23.
Dos sete jogadores contratados esta temporada, apenas Lázaro e Radonjic vieram por empréstimo, sendo que pelo jogador pertencente aos quadros do Ol. Marselha a SAD liderada por Rui Costa desembolsou 1 milhão de euros pela cedência temporária. No acordo ficou ainda definida uma opção de compra obrigatória de 7 M€, mediante o cumprimento de determinados objetivos relacionados com a utilização. Para que essa cláusula fosse acionada, seria necessário que o extremo, de 26 anos, fizesse pelos menos 45 minutos em 25 jogos. Até agora, isso só se verificou em três partidas. Faltando nove jornadas para o fim do campeonato e a segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, poderá chegar aos 13. No limite, se o Benfica atingir, por hipótese, a final da prova da UEFA, totalizará 18, não atingindo sequer os 20.
Com mais jogos realizados (24) e mais presenças no onze (10) do que o extremo sérvio, Lázaro foi cedido ao Benfica pelo Inter Milão, sem opção de compra, como revelou o empresário, Max Hagmayr, em setembro passado, pouco depois do futebolista ter começado a trabalhar sob as ordens de Jorge Jesus. Apesar de ter tido mais oportunidades do que Radonjic, Lázaro, de 25 anos, entende que ainda não mostrou tudo o que sente poder da mostrar devido a uma utilização intermitente. Lázaro, que a época passada marcou dois golos e fez uma assistência pelo Borussia M’gladbach, ao qual esteve emprestado chegou como alternativa para a ala direita, numa altura em que o Benfica jogava com três centrais. Habituado a atuar como extremo, com Veríssimo tem sido opção como lateral. Fez recentemente uma sequência de jogos como titular, mas Gilberto recuperou o lugar.

Negócio Morita pode complicar-se para o Sporting. A transferência de Cryzan para os chineses do Shandong Taishan, por dois milhões de euros, pode colocar em perigo a venda do passe de Morita para o Sporting, escreve o Record. Com a entrada de capital fresco, o Santa Clara conseguiu aliviar as necessidades de tesouraria e, desta forma, está interessado em negociar o internacional japonês só no verão, para tentar assegurar um maior encaixe financeiro. Ainda assim, em Ponta Delgada, aguarda-se uma nova oferta dos leões, e o negócio ainda pode ficar concluído nos próximos dias se a proposta inicial for melhorada. O Santa Clara sabe que terá de vender alguns dos seus principais ativos no próximo verão, e o médio continua a ser um dos ativos mais cobiçados. Contudo, os 2,5 milhões de euros – um montante que poderá chegar aos 3,5 milhões mediante objetivos – oferecidos pelo Sporting sempre foi um valor considerado baixo nos Açores. No entanto, dada a difícil situação financeira do Santa Clara, tudo indiciava que a oferta seria aceite, um cenário que, agora, mudou com a venda do avançado brasileiro para a China. O objetivo dos responsáveis passa por esperar pelo defeso, quando poderão surgir mais interessados, e tentar rentabilizar o investimento realizado no jogador, de 26 anos.
O Sporting mantém o interesse em Morita mas ainda tem mais um obstáculo para ultrapassar além da venda de Cryzan. O principal acionista da SAD do Santa Clara, Glen Lau, é o promotor do negócio e quer fechar o acordo com os leões, uma vontade que esbarra com as intenções de Ismail Uzun, o CEO da SAD açoriana que pretende esperar por propostas mais vantajosas. Em Alvalade aguarda-se agora por um entendimento interno no Santa Clara para ser possível voltar à mesa das conversações. Atento ao processo está ainda o jogador que pretende sair e já manifestou esse desejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...