>> Família de Rodrigo Mora não cedeu a AVB; Novidades sobre o passe de Catamo; Premier League chama (novamente) por João Félix. Arábia e Como também interessados; “Varandas? Deprimente um presidente fazer esta choradeira”  >> Capas: A vitória e qualificação do Benfica para o Jamor, os ecos da confusão no Dragão, o mercado e as novidades em Alvalade  >> City avança por Diogo Costa; Noitada vale 5 processos, castigos e um afastamento no Dragão. Martim sente-se injustiçado e jogadores revoltados com ameaças; “O João Félix lembra-me o Jesé. O Benfica tem lá bem melhor e bem mais barato”  >> Capas: O apuramento do Sporting em grande destaque. Ainda a confusão no Dragão e as novidades na Luz  >> Benfica tenta contornar cláusula para fechar negócio; Noitada no FC Porto. O que se segue?; “Enganados estão sportinguistas que dizem 24 no autocarro mas só ganharam 20 campeonatos”  >> Capas: O mercado, as novidades na Luz e Alvalade e a bronca no Dragão    

24 fevereiro 2022

"O árbitro salvou-se", diz espanhol sobre lance no Moreirense-FC Porto. Mas houve um erro de arbitragem no jogo

Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, analisou os principais lances da mais recente jornada da Liga Bwin. Para o ex-juiz o possível penalti a favor do Moreirense foi bem revertido por falta sobre Fábio Cardoso e que o contacto de Uribe não seria merecedor de falta. Ficou, isso sim, por marcar um penalti a favor dos dragões. 

Esta [1] é uma jogada curiosa, porque há falta do avançado, mas o árbitro só a vê porque comete um erro. O avançado do Moreirense, quando faz o ‘auto-passe’, passa por trás do defesa do FC Porto, toca-lhe e provoca a sua queda. Mas só marca essa falta porque assinala penálti e penálti nunca é! O contacto do Uribe é normal. O árbitro salvou-se ao ver [no VAR] essa falta no início da jogada.

Aqui [2] temos um penálti que, pouco a pouco, começa a ser assinalado e que antigamente não era. Ao analisar o lance, percebemos que quem toca primeiro na bola é o avançado e o guarda-redes atinge o adversário na cabeça. Não é um penálti de VAR porque não é um erro claro e manifesto. Tem de começar a ser normal assinalar este tipo de faltas. Imagine-se que é um defesa a ir assim com os braços e a atingir o atacante, toda a gente dizia que era penálti, com o guarda-redes é igual.

É expulsão clara [3], porque o defesa alivia a bola e depois deixa ficar o pé, e para quê? Para atingir o adversário. Há quem o faça muito bem para impor respeito. Mas neste caso ele pisa o adversário acima do tornozelo e é um lance grave, para vermelho. Falta bastante perigosa. 

Nesta jogada [4], não há nada. Há contacto, sim, mas não é nada. Antes, o Weigl pisa o adversário, mas é fora da área. Depois o avançado desequilibra-se, vai quase sem força, o Grimaldo coloca o corpo e ele cai. É uma ação de jogo normal. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...