02 novembro 2021

Sondado para deixar o Sporting a custo zero; Valor oferecido pelo Benfica convence. "FC Porto? Não fomos procurados"; Amorim pode igualar feito com 68 anos em Alvalade. Top-4 de sempre está muito perto; Taremi a um golo do Top-20 dos melhores marcadores de 2021

A dois meses do final do ano, Taremi surge no 25.º lugar dos melhores marcadores de 2021, numa contagem atualizada pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol e que acumula dados de clube e seleção.
O iraniano soma 30 golos (26 pelo FC Porto), com o top-20 a um disparo de distância. Golos em âmbito internacional são o primeiro fator de desempate.

Amorim pode igualar feito com 68 anos em Alvalade. Top-4 de sempre está muito perto. Foi a 21 de julho de 2020, no Estádio José Alvalade, que o Sporting não foi além de um empate, sem golos, frente ao V. Setúbal. Foi esse o último jogo em casa na temporada 2019/2020, já com Rúben Amorim na liderança técnica, foi também esse o último encontro jogado em Alvalade em que o Sporting não conseguiu marcar um único golo ao seu adversário.
De lá para cá, são 29 os jogos consecutivos a marcar no Estádio José Alvalade, duelos em que a equipa sportinguista conseguiu sempre ferir, pelo menos uma vez, o seu rival, mesmo que no final do encontro se tenha registado um empate ou mesmo uma derrota, como sucedeu até ao momento nas jornadas europeias.
O triunfo frente ao Vitória de Guimarães, no sábado, foi o 29.º encontro consecutivo a marcar. Com o Besiktas, o Sporting de Rúben Amorim pode chegar às três dezenas de jogos a fazer a festa do golo, igualando registos de técnicos como Joseph Szabo ou Randolph Galloway. Uma marca conseguida há mais de 68 anos...
É verdade que está ainda longe das melhores séries de jogos consecutivos a marcar em casa mas, se olharmos para os números atuais, e pensarmos que foram conseguidos em pouco mais de uma época, é algo digno de registo.
Este registo de Rúben Amorim à frente dos destinos do leão começou a ser construído na última época, a  do título. Ao todo foram 21 jogos em Alvalade, sempre com a equipa a conseguir marcar. E, se desses 21 encontros, 16 redundaram em triunfos, também nos quatro empates registados (FC Porto, Rio Ave, Famalicão e Belenenses SAD), e na única derrota caseira, frente ao LASK Linz, jogo de acesso à fase de grupos da Liga Europa, o Sporting conseguiu sempre um golo. O mesmo sucede na presente temporada: no clássico com o FC Porto (1-1) e na derrota na estreia europeia na Liga dos Campeões, com o Ajax (1-5), o Sporting não conseguiu ganhar mas conseguiu sempre marcar.
Por isso, se continuar com este registo positivo e conseguir marcar ao Besiktas (a quem marcou quatro na última jornada), Rúben Amorim poderá chegar aos 30 jogos consecutivos a marcar no Estádio José Alvalade.
A série de Amorim, e da equipa, a marcar consecutivamente em Alvalade, é já a melhor desde 1994/1995. E se é verdade que após o duelo europeu o Sporting desloca-se a Paços de Ferreira e há, depois, nova paragem do campeonato devido às seleções, vencer o Varzim para a Taça de Portugal poderá colocar o técnico no top 4, igualando precisamente as temporadas de 1993/1994 a 1994/1995, quando o leão primeiro de Bobby Robson, depois de Carlos Queiroz, esteve 31 jogos consecutivos a marcar. Depois, para chegar ao pódio, há ainda muitos golos pela frente...
Este registo reflete bem a conjuntura positiva que a equipa atravessa. Mesmo sabendo-se que as vitórias caseiras têm sido pela margem mínima (Vizela e Belenenses SAD foram as exceções), o Sporting continua a fazer de Alvalade palco de inspiração para as balizas adversárias.

Sondado para deixar o Sporting a custo zero. Luís Neto vai ser jogador do Sporting pelo menos até junho de 2023. O central internacional português de 33 anos, que termina o vínculo com o leão em junho do próximo ano, recebeu da parte da administração da SAD leonina a garantia de que existia total disponibilidade para negociar a sua continuidade, após o aval positivo dado, também, por Rúben Amorim.
A dois meses de ficar livre para negociar o seu futuro, Luís Neto tem sido alvo de abordagens do estrangeiro mas desde o primeiro momento deu total primazia à sua continuidade em Alvalade, onde se sente parte integrante do projeto, visto como referência no balneário e exemplo a seguir pelos mais jovens. Essa é, aliás, uma visão partilhada pela administração da SAD, razão pela qual, segundo A Bola, existe a vontade mútua de Luís Neto poder terminar a carreira de leão ao peito.

Valor oferecido pelo Benfica convence. "FC Porto? Não fomos procurados". O presidente da Chapecoense, Gilson Sbeghen, mostra-se agradado com o valor que o Benfica está disposto a pagar pela contratação do defesa-central Tiago Coser. O dirigente considerou, em declarações ao jornal Record, que 1,5 milhões de euros são um “bom valor”. Como o nosso jornal revelou na edição de ontem, o processo avançou no final da última semana. O diretor-geral para o futebol do Benfica, Rui Pedro Braz, reuniu-se em Lisboa com o representante do futebolista, André Cury, e mostrou abertura para chegar aos valores referidos em cima.
Apesar de já se ter falado em montantes, ainda não foram abertas negociações formais. De qualquer forma, o líder do último classificado do campeonato brasileiro já reconhece a existência de contactos entre Chapecoense e Benfica. “Já houve algumas conversas e sondagens”, referiu.
Coser, que completa 18 anos a 16 de janeiro próximo, é uma pérola da formação do clube do estado de Santa Catarina. Está vinculado até abril de 2023 e a Chapecoense tem 80 por cento dos direito económicos. “Queremos manter uma percentagem do passe. Acreditamos muito no potencial do jogador”, esclareceu Sbeghen.
A imprensa brasileira insistiu ontem que o FC Porto também está interessado no central. Sbeghen disse desconhecer. “Isso foi algo que surgiu ontem [anteontem] aqui, mas não fomos procurados por ninguém do FC Porto”, adiantou. Coser, a concretizar-se o negócio, começará a jogar na equipa B das águias, à semelhança do que aconteceu com Morato. Apesar de reconhecer qualidades no central da Chapecoense, o Benfica não está disposto a ir muito além dos tais 1,5 M€, pois entende ter talento para a posição no Seixal, caso de Tomás Araújo.

1 comentário:

  1. O Taremi está no TOP 1 em pedidos de penalti e em mergulhos para a piscina. Também é possuidor do mergulho mais longo e do mais artístico.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...