06 novembro 2021

SAD do Sporting com lucro de 18,7M€ no primeiro trimestre. Renovação de Amorim custou 650 mil euros. Negócio com o FC Porto com "impacto nulo"; Os elogios de Everton a JJ, o pedido de...tradutor ao Benfica e ainda a mensagem de Whatsapp que enviou para o destino errado

Everton deixa rasgados elogios a Jorge Jesus, técnico que pediu a sua contratação na última época. Num registo descontraído, em conversa num ‘podcast’ brasileiro, o camisola 7 das águias foi instado a debruçar-se sobre as particularidades do treinador amadorense. O criativo sublinha que JJ escalpeliza os adversários como poucos.
“É realmente diferente. Diz-nos diariamente... Ele diz que respira futebol, que pensa futebol 24 horas por dia. Jogámos agora contra o Bayern Munique e sabíamos tudo sobre a equipa, posicionamentos, tudo… Obviamente que eles são melhores e lá dentro do campo, não há tanto controlo, mas ele dá-nos tudo ‘mastigado’”, atira, referindo-se ao facto de Jesus passar a informação já pronta a assimilar.
Nos primeiros tempos após este regresso à Luz, diz Everton, “Jesus falava muito do Flamengo”. “A forma de pressão, etc. Era normal, porque tinha sido o último clube dele. Mas agora já está tudo mais fluido e não fala tanto”, dispara.
Brasileiro nascido em Fortaleza, Everton reconheceu nesta intervenção que pediu ao Benfica um... tradutor para ajudá-lo nos primeiros tempos de integração. “Quando cheguei, tive dificuldade. Pedi um tradutor, sim. Disseram-me: ‘Mas queres tradutor para quê?’ [risos]. Mas a verdade é que os portugueses falam muito rápido”, insistiu.
Nesta altura, o internacional canarinho não só já está habituado ao nosso sotaque, como até já parece querer preparar-se para outros voos, tendo aulas de inglês.
De resto, esta tem sido uma época complicada para Everton, que já em 2020/21 sentiu dificuldades para impor o seu futebol. Na presente campanha, perdeu até influência no que ao onze inicial diz respeito, tendo apenas arrancado 9 dos 20 encontros oficiais até aqui disputados. Com um golo na conta pessoal (Trofense, Taça de Portugal), tem ainda duas assistências.
O registo da conversa no podcast com brasileiros foi bastante informal e, instado a contar algumas histórias engraçadas da sua estadia no Grémio, Everton acabou por lançar logo uma... do Benfica. Na altura, chamou malucos aos responsáveis do clube, Jesus incluído. “Cheguei ao Benfica [verão de 2020] e, ao fim de uma semana, já tinha uma amizade com o Pedrinho. E mudaram o horário de um treino do dia seguinte. O Pedrinho mandou-me a informação e ia ser folga. Respondi: ‘Estes gajos tão malucos! Então trocam as coisas e dão folga assim durante a semana?’. Quando fui ver, tinha mandado a resposta para o grupo de whatsapp que tem toda a gente! O míster, todos! Nisto, o fisioterapeuta veio falar comigo e disse-me: ‘Eh pá, o que é escreveste lá no grupo?’. Fui logo apagar, mas fiz mal e apaguei só para mim! [risos]”, recordou. 

SAD do Sporting com lucro de 18,7M€ no primeiro trimestre desta época. A Sporting SAD fechou o primeiro trimestre da época desportiva 2021/2022 com um resultado líquido positivo de 18,7 milhões de euros (ME) e um volume de negócios de 55,6 ME, indica o relatório hoje divulgado.No documento, hoje apresentado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD leonina lembra que no período homólogo da época passada teve "um resultado negativo de 4,2 ME", e indica que o volume de negócios representa um aumento de 96% em relação ao mesmo período.
A SAD dos campeões nacionais de futebol indica que o aumento do volume de negócios é explicado, na sua maioria, pelos rendimentos decorrentes da participação na Liga dos Campeões de futebol e pelo "pequeno incremento da receita corrente" com a venda de ingressos possível devido ao levantamento das restrições impostas pela pandemia de covid-19.
"Apesar do resultado positivo, é de salientar o impacto incontornável das consequências causadas pela pandemia COVID-19, cujo efeito tem sido global, tanto ao nível de bilheteira com os estádios a serem subutilizados e a venda das Gamebox adiada, neste caso para outubro, como ao nível do mercado de verão de transferência de jogadores, que registou uma queda de 2.317 ME (menos 40%)" a nível internacional, lê-se no documento divulgado pela CMVM.
De acordo com o documento, "o negócio do merchandising cresceu 2,5 vezes quando comparado com o trimestre homólogo, na primeira vez em que a Sporting SAD veste equipamentos Nike", tendo sido alcançado um recorde de vendas "com o novo equipamento a vender quatro vezes mais no início da temporada do que o melhor equipamento que tinha, anteriormente, o melhor registo".
A SAD destaca a importância da aposta em jogadores formados na academia do clube: "Nesta época, destaca-se a presença de nove jogadores formados na Academia Cristiano Ronaldo no plantel, representando 38% do mesmo, sendo notória a assertividade do investimento na formação, iniciado em 2018".
De acordo com o documento, 1,75 ME dos sete arrecadados com o empréstimo do lateral Nuno Mendes, de 19 anos, são reconhecidos no trimestre em análise, durante o qual o clube conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira.
A SAD lembra ainda que no trimestre entre julho e setembro se verificou uma "redução dos financiamentos bancários em 4,9 ME" e destaca "a clara melhoria do resultado operacional sem transações com jogadores no valor de 23,5 ME", com transações de jogadores é de 22,8 ME.
"Em virtude do pagamento de prémios aos jogadores no valor de 4,5 ME, por mérito de participação na Liga dos Campeões, e do aumento do custo das mercadorias vendidas, consequência do crescimento das vendas de merchandising, os gastos e perdas operacionais sem transações com jogadores tiveram um acréscimo de 21% (4,7 ME)", refere o documento.
O relatório e contas da SAD do Sporting, relativo ao primeiro trimestre desta época desportiva, esclarece a troca dos jogadores Rodrigo Fernandes e Marco Cruz, este último proveniente do FC Porto, adiantando que o negócio teve "impacto nulo - em resultados e no ativo intangível".
"A Sporting SAD efetuou uma operação de troca do jogador Rodrigo Fernandes pelo jogador Marco Cruz da FC Porto SAD, valorizando esta operação em 11 milhões de euros. Apesar desta operação ter um forte racional desportivo e um valor razoável e sustentado para a Sporting SAD, esta transação teve um impacto nulo em resultados e no ativo intangível - plantel da Sporting SAD decorrente da interpretação prevista nas IFRS/IAS (normativo contabilístico internacional utilizado pela Sporting SAD), mais especificamente o IAS 38, que estabelece que na existência de uma troca de ativos não monetários, e apesar de existir a sustentação do valor atribuído ao jogador cedido, o reconhecimento contabilístico deverá ser efetuado utilizando o valor de balanço do ativo cedido, neste caso o do jogador Rodrigo Fernandes que, à data da transação, era zero."
A renovação de contrato de Rúben Amorim com o Sporting, assinada em março, teve um custo de 650 mil euros, segundo o relatório e contas da SAD relativo ao primeiro trimestre 2021/22.
Recorde-se que o técnico prolongou o vínculo com os leões até 2024, isto depois de em 2020 o Sporting desembolsar 10 milhões de euros para ir buscar Rúben Amorim a Braga, como substituto de Silas, depois de apenas 13 jogos no banco dos minhotos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...