11 outubro 2021

"Voltarei mais forte", diz jogador do FC Porto; Quem temeu virar 'meme' no estádio do Dragão; Sérgio Conceição faz o melhor ciclo goleador do FC Porto em 20 anos. Melhor só o Barça, Bayern, PSG e City

A superação da barreira dos cem golos marcados por época é uma marca que Sérgio Conceição deu ao FC Porto e que o treinador não quer ver interrompida agora. Desde 2017/18 que os azuis e brancos têm ultrapassado sucessivamente essa fasquia - 119 em 2017/18, 128 em 2018/19, 115 em 2019/20 e 107 em 2020/21 -, quando de 2000 a 2016 só o haviam conseguido de forma esporádica. Esta sequência, aliás, é a mais longa do século para os portistas - o máximo até então haviam sido três (de 2000/01 e 2002/03) -, mesmo que o treinador de 46 anos não se canse de repetir que prefere ganhar por 1-0 do que por 3-2. A verdade é que essa filosofia não tem impedido os dragões de marcar em abundância. Pelo contrário. De resto, a série atual é também a mais extensa entre os clubes que disputam o campeonato português. O Benfica, por exemplo, leva três épocas a faturar mais de uma centena e o Sporting nem essa marca (82) atingiu em 2020/21, não só porque foi afastado muito cedo das competições europeias, mas também porque a caminhada até ao título privilegiou a solidez defensiva.
Comparada com a dos clubes que disputam as cinco maiores ligas da Europa, a sequência do FC Porto é a terceira maior da atualidade. Pela frente, a equipa de Conceição tem apenas quatro colossos, três deles empatados: o Barcelona (16), o Bayern Munique (8), o Paris Saint Germain (8) e o Manchester City (8). Como todos estes campeonatos têm mais jornadas do que o português e as equipas em questão costumam chegar à fase de todas as decisões nas provas da UEFA, a probabilidade de superarem a fasquia da centena de golos é superior. Mas basta atentar nas médias registadas nas respetivas séries para perceber que a dos dragões não fica muito aquém dos demais, pelo que não se estranha a obtenção da tal meta.
Ainda assim, os 19 golos com que fechou a primeira dezena de jogos em 2021/22 colocam um desafio ao FC Porto. Se os dragões quiserem voltar a superar a fasquia fixada por Sérgio Conceição, a média de golos atual (1,9) terá de aumentar para valores mais próximos daquela que lograram nas épocas anteriores (2,2). O percurso na Taça de Portugal, que começará na sexta-feira, com o Sintrense, poderá dar uma ajuda importante, especialmente se os azuis e brancos entrarem de prego a fundo como sucedeu com o Lusitano de Évora (6-0), Vila Real (6-0) e Coimbrões (5-0) nas primeiras épocas de Conceição.

"Voltarei mais forte". Titular pela República Democrática do Congo, Chancel Mbemba acabou por sair ao minuto 13 do encontro com Madagáscar, de qualificação para o Mundial-2022. O defesa-central do FC Porto sofreu uma lesão no pé direito, abandonou o relvado em dificuldades (ver notícia associada), mas veio agora tranquilizar os adeptos.
«Como viram, ontem (domingo) sai lesionado. Fui tratado e suturado imediatamente. A ferida não é profunda», escreveu na rede social Instagram.
Sem deixar pistas sobre o tempo de paragem, Mbemba deixou apenas uma garantia: «Voltarei mais forte.»
O jogador de 27 anos, que leva oito jogos disputados pelo FC Porto esta época, será ser reavaliado pelo departamento clínico dos dragões logo que regresse ao Olival.

Kai Havertz temeu tornar-se... em "meme" no estádio do Dragão. Kai Havertz terá o nome eternamente ligado à história do Chelsea, graças ao golo marcado no estádio do Dragão, no passado mês de maio, que valeu a vitória sobre o Manchester City, por 1-0, e a respetiva conquista da Liga dos Campeões.
Este fim de semana, em entrevista concedida às plataformas oficiais dos blues, o internacional alemão não escondeu a felicidade para com o feito... embora reconheça que temeu o pior quando ultrapassou Ederson e se viu na 'cara' da baliza.
"Sim, a 100%. Aqueles momentos são sempre os piores, porque pensas que, se falhas, é claro que vais ficar no YouTube, no Instagram e em cada 'meme'", começou por dizer o avançado de 22 anos.
"Por isso, limitei-me a pensar 'Por favor, tens de marcar agora'. Depois, é claro, aconteceu o que aconteceu, e aqueles momentos tornam-se nos melhores do futebol", completou.

1 comentário:

  1. hoje na sportv: luis diaz fez uma finta para trás e o jornaleiro afirma que o pormenor é delicioso ao deixar 2 defesas brasileiros fora da joga - a "finta corre mundo". Depois lembra que marcou 2 golos a um frangueiro na copa américa pelo que o porto não vai aguentá-lo muito tempo. Só me faz lembrar aquele remate contra o liverpool que levou o sergio a dizer que um junior faria melhor

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...