13 setembro 2021

Ex-árbitro e o lance de Vlachodimos: “Quando os protagonistas protegem os 'walking red'...”

O Benfica ‘atropelou’ o Santa Clara, goleando por 5-0 no Estádio São Miguel, num jogo que ficou marcado por um lance entre Odisseas Vlachodimos e Mansur, à saída da área encarnada. Um lance que ocorreu aos 28 minutos, quando o marcador ainda apontava 0-0, e que podia ter custado a expulsão ao guarda-redes das águias.
O árbitro Rui Costa sancionou Odisseas Vlachodimos com o cartão amarelo, perante os protestos do Santa Clara, que exigia o vermelho direto. Uma polémica que não demorou a saltar para as redes sociais, continuando a ser um dos assuntos mais debatidos num fim de semana que teve um clássico entre Sporting e FC Porto, cujo resultado (1-1) deixou... o Benfica ainda mais isolado na liderança, agora com quatro pontos de vantagem sobre os rivais.
No final do encontro, o treinador do Santa Clara, Daniel Ramos, abordou o lance, mas não aprofundou as queixas depois da equipa ter sido vergada a uma pesada goleada. “Fomos duplamente penalizados, há dois lances para penálti”, afirmou o técnico.
“Ao minuto 25, devia ser expulsão clara do guarda-redes Vlachodimos, por falta negligente sobre o Mansur. Modificava o jogo. Depois, ao minuto 35, o Cryzan é tocado na área, numa bola que está dentro da grande área. Isso dá-nos razões de queixa para nos lamentarmos, mas eu não vou agarrar-me a isso, porque, quem perde por 5-0, parece que está a arranjar desculpas. Mas são factos que modificam o jogo”, completou Daniel Ramos.
O lance entre Odisseas Vlachodimos e Mansur tem gerado vários comentários e análises, incluindo de antigos árbitros. Neste ponto, destaca-se a abordagem de Jorge Coroado, que referiu uma alegada ‘proteção’ a jogadores do Benfica, no sentido de os poupar a cartões vermelhos.
“A sanção adequada pela conduta exercida seria o cartão vermelho. Mas quando os protagonistas protegem os ‘walking red’ nada se pode fazer”, escreveu Jorge Coroado, ao analisar a decisão de Rui Costa, que nesse lance mostrou o amarelo a Odisseas Vlachodimos.
Nessa análise, escrita para o jornal O Jogo, Coroado explicou que o guarda-redes do Benfica devia ter sido expulso porque foi “extemporâneo” na abordagem, usando “de força excessiva” e “derrubando o adversário”.
O ex-árbitro classificou ainda Rui Costa como “protetor de ‘walking red’”, tendo estado “ao seu exato nível” na partida do Benfica com o Santa Clara, ou seja, “fraco ou mesmo mau”.
Jorge Coroado voltaria a ‘concordar’ com o treinador do Santa Clara no lance entre Cryzan e Diogo Gonçalves, também dentro da área do Benfica. O lateral encarnado “levanta o pé demasiado” e atinge “a cabeça de Cryzan”, impedindo o jogador do Santa Clara de jogar a bola. “Pontapé de penálti que ficou por sinalizar”, reforçou Jorge Coroado.
Nesta análise, o ex-árbitro apontou ainda mais dois lances em que ficaram por mostrar cartões amarelos a jogadores do Benfica, nomeadamente a Diogo Gonçalves (logo aos seis minutos) e a Rodrigo Pinho (aos oito minutos). Ambos os casos ocorreram numa altura em que Benfica e Santa Clara ainda estavam empatados a zero.

7 comentários:

  1. Este alucinado deste Cornoado gosta é de marrar no vermelho! Do gancho que o Pepe Balboa deu nos queixos do Coates nem uma palavra! Patético

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perante evidências, o que é que os militantes do estado lampiânico têm para dizer??? Que são alucinados que gostam de marrar no vermelho!!!! Esclarecedor do nível de tal gente, que sustenta e alimenta o sport lisboa e batota, orgulhosamente!!!! Que tenham bom proveito!!!

      Eliminar
    2. Batota? Quem? Os que depositam dinheiro vivo em contas de árbitros? Ou os que pagam viagens ao Brasil aos mesmos?

      Eliminar
    3. A PJ, o Ministério Público, o Procurador Rosário Teixeira e o Juiz Carlos Alexandre, e os próprios lampiões, sabem muito bem o que é o sport lisboa e batota. Com todo o respeito pelos 24%, esses sentem vergonha.

      Eliminar
    4. Vergonha??? Bem se és fruteiro a história fala por si.. e o YouTube também.. e os irmãos calheiros também!!! Se és sapo.. enfim.. Vergonha é ganhar 5 campeonatos em 40 anos.. e ter um vice presidente condenado por depositar dinheiro na conta de um árbitro.. e ter um ex presidente que foi o faz-me rir Nacional, um tal de Brunalgas! Lolol.. Vergonha devias ter tu!

      Eliminar
    5. Este exemplar de militante do estado lampiãnico, avençado???, demorou sete horas a meditar e/ou a receber orientações dos donos!!! Youtube??? Veja lá se encontra por lá o ex-grande líder a escolher árbitros???? Que miséria de gente!!! Carreguem lampiões, viva o sport lisboa e batota, a vossa referência, corruptus unum!!!

      Eliminar
  2. Vamos então as regras.. Porque opiniões todos temos. O cartão vermelho nestes casos é dado quando o jogador atacante tem a bola controlada em direção da baliza, sem mais nenhum com 1 ou nenhum adversário até à baliza. Neste caso depois de vlachodimos há mais um jogador bem posicionado, mas vamos dizer que não há. Nesse critério é vermelho. Depois vem o de controlo da bola. A bola está controlada? Não é claro. Mas vamos dizer que sim. Vermelho. É a bola vai para a baliza? Antes do abalroamento? Não. Mas vamos dizer que ia antes do corte. Se o gk toca no jogador antes da bola... Vermelho. No entanto o gk corta a bola. No momento em que é feito o corte, a bola deixa de estar sob controlo do jogador e deixa de se dirigir para a baliza. Depois dá-se o abalroamento. Ora perante a lei, e por muito que custe, quando se dá a falta clara, a bola está a dirigir-se para a linha lateral e já não se encontra dominada pelo jogador do Santa clara. O que dificulta a análise é que isto acontece numa fração de segundo... No entanto acontece. O corte é o contacto não são simultâneos, nem este precede o outro. Ou seja, amarelo bem mostrado.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...