23 setembro 2021

Análise espanhola: Penalti mal marcado a favor do Sporting. A falta é de Paulinho. Ficou por marcar um penalti contra o Benfica

O antigo árbitro internacional espanhol, Iturralde González, analisou os 'casos' de arbitragem da última jornada da Liga Portuguesa. Para ele o penalti que deu a vitória ao Sporting foi mal marcado. Também ficou por marcar um penalti contra o Benfica quando estava 2-1.

No primeiro caso para mim há penálti. Otamendi tira a bola, mas antes derruba Makouta com o joelho esquerdo. Tira a bola com a perna direita, mas há um contacto claro que atira o adversário ao chão. Que o VAR não intervenha consigo entender porque não é um erro claro. Mas se o árbitro apita penálti, não há erro nenhum. O derrube é um pouco antes de cortar a bola.

Vejo a segunda jogada de forma clara. Para mim não é penálti. É falta de Paulinho e, pela maneira de entrar, com a sola da bota e a perna quase esticada, é um lance de jogo perigoso grave. Por isso, é cartão vermelho para o avançado do Sporting. Não se pode entrar assim numa disputa de bola. Se olharmos para Dani Figueira, o guarda-redes aborda o lance com o interior da perna, enquanto Paulinho vai com a sola à frente, a perna quase esticada... É mesmo um lance perigoso que pode lesionar um jogador adversário.

Repetir ou não repetir o penálti? Eis o grande dilema dos árbitros hoje em dia. Os regulamentos deixam claro que, quando entram jogadores de ambas as equipas, havendo golo ou não é preciso repetir. Mas em nenhum país isso acontece. Então acabem com a regra! Quando o guarda-redes se adianta 10 ou 15 centímetros e defende, o VAR entra e manda repetir. Então aí é preciso fazer o mesmo neste caso. A lei 14 diz que se há invasão de ambas as equipas há que repetir. Faz falta ter mais consistência da arbitragem. Não é um problema de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...