04 abril 2021

"O mesmo estádio para Benfica e Sporting não vingou"; "Benfica tem estratégia para atacar Sérgio Conceição nas televisões"

As palavras de Sérgio Conceição na conferência de imprensa de ontem, em que o treinador do FC Porto se disse vítima de um ataque por parte de comentadores – "Não conseguem abanar-me com a cartilha e discurso preparado" – estiveram em análise no programa Golos, com Fernando Mendes a defender que existe uma estratégia do Benfica em atacar o treinador do FC Porto.
“O Sérgio também se põe a jeito. Quer queiramos quer não, ele põe-se a jeito. Agora, há uma coisa que ele disse na conferência de imprensa e tem toda a razão. Isto é uma cartilha claramente concertada”, defendeu o ex-futebolista, comentador naquele programa. Fernando Mendes remete para os diferentes programas de televisão, onde, na sua opinião, os comentadores benfiquistas afinam pelo mesmo diapasão e usam as mesmas expressões.
“Basta ver os vários canais de televisão. E estes nomes que ele diz vêm das pessoas de um mesmo sítio. Atacam-lhe a família... E refiro-me a um clube. O Benfica. Claramente. Claramente. Isto é concertado. Eu vejo isto na net. E se estivermos atentos, isto do ‘javardo’, de ‘sair à família’, isto vem tudo do mesmo lado. Como é óbvio, isto é concertado. E não me venham com a treta de que não há cartilha. Sempre houve cartilha. Sempre”, complementa Fernando Mendes.
O comentador revela que, nos estúdios de televisão de diferentes canais, quando os operadores de câmara focam comentadores afetos ao Benfica, vê-se troca de informação constante. Segundo Fernando Mendes, é o envio da cartilha em pleno direto.
“Nós estamos aqui, aqui e noutros canais, e vemos, às vezes, que eles até põem as letras maiores no telemóvel para verem as cartilhas. Até tomam notas! E agora vêm dizer que não há cartilha?”, questiona, para reforçar a teoria de que a mensagem que o clube da Luz pretende passar é veiculada por comentadores. 
Fernando Mendes comentava uma declaração de Sérgio Conceição, que na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Santa Clara se queixou de uma estratégia que visa denegrir a sua imagem. 
“Pior que isso foram, de forma premeditada, os insultos a mim e a minha família. Comecei a semana a ouvir que era arruaceiro. Passou por javardo, gentalha, ordinário, delinquente e chegaram ao final da segunda semana a falar dos meus pais, só para verem onde isto chegou”, criticou o técnico do FC Porto. 
Lembrando que os comentadores não estão sob pressão, quando exercem essa função, Sérgio Conceição sublinha que os treinadores vivem o jogo com grande intensidade. E lamenta que se repita a mensagem, ao longo da semana. “Parece que foi ontem, todos os dias é falado. O que se passou já foi bastante badalado”, criticou.
Apesar de tudo, o técnico fez questão de se penitenciar por alguns comportamentos, em particular no desaguisado com o treinador do Portimonense, Paulo Sérgio. “Foi demasiado da nossa parte. Dois treinadores que passaram uma linha que define o que é aceitável ou não. No outro dia fomos treinar, o futebol continuou, com um episódio não muito positivo”, disse.

"O mesmo estádio para Benfica e Sporting não vingou. Nem podia". Gilberto Madaíl saiu da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) mas admite que continua atento à realidade do organismo federativo que liderou entre 1996 e 2011, altura em que foi substituído por Fernando Gomes, a quem deixa rasgados elogios pela forma como tem gerido a Federação e por estar a potenciar o futebol nacional que durante a sua presidência teve alguns casos mais ou menos polémicos e alguns que 'passaram despercebidos' como revela agora Madaíl, nomeadamente a contratação de Manuel José, aquele que diz ter sido o selecionador "mais caro" que teve.
O ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, atualmente com 76 anos, revela que tinha tudo apalavrado com Manuel José mas surgiu a oportunidade de contratar Scolari com a ajuda de uma entidade bancária. Na altura, Gilberto Madaíl explica que montou-se a operação para a contratação de 'Felipão', à data campeão do Mundo com o Brasil no Mundial da Coreia e do Japão, mas a FPF não deixou de cumprir aquilo que estava previsto em relação a Manuel José.
"Tivemos de lhe montar uma operação envolvendo a Nike e o já extinto BPN [Banco Português de Negócios]. Montámos uma operação tripartida. Cada um entrava com uma parte. Foi assim que conseguimos", contou Gilberto Madaíl, referindo que não deu continuidade ao que estava tratado com Manuel José mas, sustenta, a FPF acabou por cumprir os valores previstos com Manuel José que acabou por receber o estipulado. "Não foi possível dar continuidade ao que estava pré-acordado com o treinador português que podia vir a ser selecionador. Mas isso não nos impediu de cumprir o que tínhamos de cumprir. E a verdade é que pagámos o valor do contrato na altura".
Gilberto Madaíl explica que Manuel José, às vezes, "fala como se não lhe tivésse sido pago e parece esquecer que lhe foi pago 50 mil contos (250 mil euros)". "Pagámos em prestações, mas pagámos. Foi o selecionador mais caro que eu tive, sem dúvida nenhuma, porque nunca exerceu".
Em entrevista ao jornal A Bola, Gilberto Madaíl revelou ainda que quando deixou a FPF em 2011 a sua equipa diretiva deixou "a sede da Rua Alexandre Herculano toda paga" e outros valores à Federação. "Deixámos ainda a propriedade da sede da Praça da Alegria e cerca de 20 milhões de euros em contas bancárias", afirmou, dizendo que a Federação "ficou com uma almofada financeira forte e boa".
Do longo período em que comandou a FPF, Gilberto Madaíl esteve à frente da missão no Euro2004, quando o Campeonato da Europa se realizou em Portugal, lembrando que o Estádio da Luz e do Dragão estiveram para não avançarem mas uma aproximação às autarquias permitiu que os dois anfiteatros fossem uma realidade que, no caso lisboeta, chegou a ser equacionado um estádio conjunto para Benfica e Sporting mas era algo que Madaíl considera que não vingaria na cultura desportiva nacional.
"Em Portugal, isso seria muito difícil, ter o mesmo estádio para Benfica e Sporting ou o mesmo estádio para o FC Porto e Boavista. Em Portugal isso não se podia pôr. Foi uma ideia que João Soares tinha na altura, mas que não vingou. Nem podia", disse.

1 comentário:


  1. O merdaíl!!!

    Um dos que ajudou a implantar a corrupção nas instancias da FPF!!!

    Que juntamente com o orelhas, anulou os 4 ultimos campeonatos de Portugal (1934-38) para validar uma prova oficiosa (uma tal LIGA quando não existia liga nenhuma) para dar 4 pseudo titulos ao seu clubeco corrupto SLBatota.

    Se tivesse vergonha metia-se num buraco, como rato que é da corrupção!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...