03 março 2021

A 1ª Liga poderá voltar a ter apenas 16 clubes a partir de 2022/23; João Pereira pode adiar reforma; Sporting anunciará transferência ainda esta semana. 'Rua Vi€ira'. Novo buzinão hoje

À semelhança do que aconteceu na passada quarta-feira, realiza-se hoje um buzinão de adeptos do Benfica contra Luís Filipe Vieira, na rotunda Cosme Damião, junto ao Estádio da Luz.
Promovido pelo autoproclamado ‘Movimento Rua Vi€ira’, o protesto tem início marcado para as 19h04 e não está limitado aquele espaço.
Os benfiquistas que vivem fora da Grande Lisboa poderão manifestar-se junto das casas do clube mais próximas das áreas onde vivem.

A 1ª Liga poderá voltar a ter apenas 16 clubes (e 30 jornadas) a partir de 2022/23. A redução do número de equipas é ainda apenas uma hipótese, mas já foi apresentada aos clubes no âmbito dos grupos de trabalho relativos a competições. Para ser uma realidade em 2022/23, terá de ser aprovada em assembleia geral da Liga antes do dia 30 de junho deste ano, data do final oficial da temporada, de forma a que os próximos campeonatos já tenham previstos o número de descidas e subidas necessárias para o acerto, que deve passar por descida de quatro e subida de dois.
A ideia enquadra-se nos planos de reformulação dos quadros competitivos profissionais, algo abordado pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes na recente entrevista ao jornal Record. “É necessário que haja maior competitividade e equilíbrio de densidade competitiva. [...] Pode passar por uma redução de clubes e reformulação de outras competições”, referiu o líder federativo.
Com isso, espera-se diminuir a sobrecarga competitiva em Portugal, em particular dos clubes que disputam provas europeias, de forma a poder dar-lhes condições para ganharem pontos para o ranking e, com isso, aumentar a receita global do futebol português.
A temporada 2022/23 parece perfeita para este ajustamento, já que vai representar um enorme desafio de datas, precisamente por causa do Mundial do Qatar, que se irá disputar durante a temporada europeia – a FIFA prevê que os jogadores sejam cedidos até 14 de novembro de 2022 e a prova prolonga-se até 18 de dezembro. Isso obrigará a vários apertos nos calendários de clubes: os campeonatos nacionais terão de começar mais cedo, assim como as provas europeias. Manter a 1ª Liga com 18 equipas e 34 jornadas obrigará os jogadores a uma enorme sobrecarga... outra vez.

João Pereira pode adiar reforma. João Pereira assinou contrato com o Sporting até ao final da presente temporada, mas o lateral, de 37 anos, até pode continuar por mais uma época de leão ao peito. É que, segundo o jornal Record apurou junto de diversas fontes, o reforço de inverno ainda não tomou uma decisão definitiva sobre o seu futuro.
A resposta física que o lateral-direito for capaz de dar, ao longo dos próximos meses, até final da temporada, será fundamental para o próprio perceber se continua a ter condições para jogar mais uma época ou se chegou, finalmente, o momento de pendurar as chuteiras. Isto, partindo do pressuposto de que do lado da estrutura do futebol verde e branco há total disponibilidade para que possa prosseguir mais um ano de leão ao peito.
Caso tome a decisão de colocar um ponto final na carreira, João Pereira também já está consciente de que terá a oportunidade de dar os primeiros passos no banco de suplentes ao serviço dos leões, uma previsão feita pelo presidente do Sporting, Frederico Varandas, que, em entrevista ao Canal 11, ainda em maio de 2020, vaticinou que, futuramente, o internacional português vai “dar treinador”.
Ainda assim, e tendo por base as declarações do próprio, durante a terceira apresentação como jogador do Sporting, ao rescindir com o Trabzonspor, evitar pendurar as chuteiras parece ser, neste momento, o objetivo. “Mesmo com quase 37 anos, ainda tenho muito para aprender e quero absorver isso em cada treino”, disse João Pereira, que é amigo de infância do atual treinador dos leões, Rúben Amorim, que no dia do anúncio da contratação teceu rasgados elogios ao defesa: “Tem alta rotação, um grande coração, é muito ranhoso e encaixa na nossa ideia.” Desde o regresso, João Pereira soma apenas 3 minutos, ao ser suplente utilizado na vitória com o Marítimo (2-0), a 5 de fevereiro, um dia após ser apresentado.

A cedência por empréstimo de Bruno Gaspar ao Vancouver Whitecaps deverá ser anunciada oficialmente ainda na presente semana. O acordo está selado até ao próximo mês de dezembro, tendo o emblema canadiano uma opção de compra de 1,750 milhões de euros. O contrato entre o Sporting e Bruno Gaspar está em vigor até ao final da temporada 2022/23.

9 comentários:

  1. E a solidariedade para com o colega jornalista do zero zero? Nada, falta de ... ou ainda iam ajudar à festa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Jornalista" ou benfiquista fundamentalista de bandeira e cachecol?

      Eliminar
    2. E se for Jornalista e Benfiquista ? Não estava a exercer a sua profissão ? Jornalistas com cachecol azul ao pescoço não faltam, são como a merda depois da passagem de um desfile de cavalos.

      Eliminar
  2. O melhor é fazerem um campeonato a 3 : porto, Canelas e portimonense

    ResponderEliminar
  3. Após a centralização dos direitos televisivos o Benfica vai passar a jogar às 15 horas de domingo. O Tondela e o Paços de FErreira que joguem às 20 horas. Tem de ser igual para todos. Vai ser lindo para as TVs

    ResponderEliminar
  4. Quem é o Bruno Gaspar?

    ResponderEliminar
  5. Ainda se vai voltar a falar mais daquela cena do JJ com a jornalista da cmtv, que deste desgraçado do zerozero que foi insultado e humilhado no antro da corrupção. Já passaram lixivia no assunto. Não aconteceu nada. A virgem ofendida, aquela personagem tenebrosa que é o presidente da associação dos jornalistas desportivos, porkista ferrenho, um tal de manel queiróz, ainda não veio bater no porto ? fartou-se de malhar no Jesus e agora anda caladinho o calhorda? eram só alertas na tv merda da manhã e agora?
    Outro caso que se fosse a vermelho, a cor sobre a qual gostam de investir, tinham paleio para várias semanas : então se o JJ tivese um filho que jogasse no Benfica e este se recusa-se a cumprimentar o adversário no final do jogo, lhe chama-se filho da puta e mandasse uma escarreta para o chão enquanto o insultava, o que seria para esta merda de comunicação social, como se passou com o filho do ceição já esta tudo normal, o minino só imitou o que papi costuma fazer.
    É uma corja que veste camisola com agenda própria, ou tem medo dos super dragays ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha lá, o labrego criminoso ainda é presidente da Organização Criminosa que já foi um clube?

      Quando é que a carrinha celular vai buscar o labrego criminoso?

      Muito boa a entrevista do ventriloquo António Galamba!

      Eliminar
    2. Vai á merda cartilheiro. Contigo posso eu bem. Estava a ver que não punhas os cornos fora do curral.
      Mesmo fora do contexto continuas a marrar em tudo o que te cheira a vermelho.
      Mas tu, larápio calhorda, és capaz de ter a dita carrinha á tua porta mais cedo do que pensas.
      Tenho uma vantagem sobre ti...eu sei bem quem és. Tu, grande merdas, não fazes ideia quem eu sou...hoje já fizeste a barba ??? E aquela apresentação periódica que tens de fazer, não te esqueceste pois não ? Olha que mesmo durante o confinamento não podes faltar.
      Olha imbecil, vou cagar algo com o teu nome.
      Fui.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...