18 novembro 2020

"A pedido de quem foi feito este ataque ao Sporting"; "No 4-4-2 do Benfica atrás do Taraabt o Pirlo também não ia brilhar"

O ex-deputado Hélder Amaral reagiu ao arquivamento do processo Cashball, arquivado nesta segunda-feira pela Polícia Judiciária (PJ), que ilibou os responsáveis do Sporting no operação em que foram detidas quatro pessoas, por suspeitas de corrupção desportiva, entre as quais André Geraldes, então diretor-geral da SAD verde e branca e 'braço direito' de Bruno de Carvalho na direção leonina.
Para Hélder Amaral, o facto de o Sporting ter sido ilibado "é uma boa notícia para a família sportinguista". Porém, o caso não chega ao fim. "Queremos saber quem, a pedido de quem, e com que intenção foi feito este ataque ao Sporting", escreve, sem citar Frederico Varandas, mas com uma alusão indireta ao presidente do clube de Alvalade.O ex-deputado partilha uma frase dita por Frederico Varandas, em 2018. "Não quero acreditar que o Cashball seja verdade, mas acredito muito menos em teorias da conspiração", afirmara o presidente do Sporting, naquele ano, em entrevista ao Expresso.
Esta frase ganhou atualidade com o arquivamento do processo, sendo que muitas vozes se levantaram contra Varandas, entre as quais a de Bruno de Carvalho, que colocou uma questão semelhante, ontem, depois de conhecido o fim do caso com o Sporting a sair incólume.
“A ser verdade, e só pode ser, alguém avise o Varandas, pois ele andou a escrever coisas estranhas”, referiu o ex-presidente do Sporting.
Também o Sporting reagiu à decisão da PJ. Miguel Braga, responsável de comunicação do emblema leonino, considerou “positiva” a decisão da Polícia Judiciária em ilibar o clube e antigos dirigentes leoninos no processo Cashball. 
Em declarações à Sporting TV, o diretor de comunicação Miguel Braga revela que o clube ainda não foi “oficialmente notificado” da decisão da PJ e que estará atento aos variados processos de “outros clubes”. 
“Oficialmente, ainda não fomos notificados. É positivo, é bom que o Sporting não esteja envolvido em qualquer processo de corrupção, nem que seja alegadamente”, começou por dizer. 
“Mas isto não quer dizer que não estejamos expectantes em relação a outros processos de outros clubes, que estão em curso e que, em princípio, se as coisas decorrerem nos prazos normais da justiça, nos próximos meses deveremos ter novidades”, referiu também.
Esta segunda-feira, recorde-se, todos os arguidos do processo foram ilibados por falta de provas, à exceção de Paulo Silva, empresário que foi denunciante do caso em março de 2018, quando revelou ao Ministério Público do Porto que tinha sido mandatado, através de intermediários, para, alegadamente, corromper árbitros de andebol e jogadores de futebol adversários de modo a favorecerem o Sporting em campo. 
Além de André Geraldes, também João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues, empresário e ex-funcionário do Sporting, respetivamente, eram os arguidos que Paulo Silva alegava serem os intermediários entre o empresário e o seio do clube. 
Paulo Silva entregou à Polícia Judiciária alegadas trocas de mensagens com os arguidos, mas que não foram encontradas nas perícias das autoridades. 
No caso de André Geraldes, todo o conteúdo do telemóvel tinha sido apagado antes das buscas, algo que a PJ conseguiu recuperar com recurso a uma empresa espanhola. 
Paulo Silva foi entretanto ‘apanhado’, quando afirmou ter ido à Madeira tentar subornar um árbitro. A TAP informou a Polícia Judiciária que o empresário tinha bilhete mas que não tinha voado para o Funchal, tendo sido reembolsado pelo valor do bilhete. 
Ainda segundo a estação televisiva, a investigação está concluída e o despacho final está prestes a ser conhecido.  Além dos crimes de corrupção desportiva, Paulo Silva incorre ainda em simulação de crime.
Entretanto, André Geraldes reagiu à notícia avançada pela TVI, mostrando-se satisfeito pelos "bons indícios para se fazer justiça". 

"No 4-4-2 do Benfica atrás do Taraabt o Pirlo também não ia brilhar". Julian Weigl chegou ao Benfica numa transferência mediática proveniente do Borussia Dortmund da Bundesliga por 20 milhões de euros mas, até ao momento, não se conseguiu fixar no onze encarnado.
Internacional alemão e centrocampista de renome no principal campeonato germânico, o jogador ainda não se encontrou na Liga portuguesa e uma eventual saída do Benfica vai ganhando força, sendo, de resto, apontada como um cenário possível, nesta terça-feira, pelo jornal Record.
Diogo Luís, antigo jogador do Benfica, explica que Weigl não é o jogador certo para este sistema das águias e nota que este poderia render mais num esquema de "4-3-3 em que fosse o pivot defensivo", porque tem "qualidade a sair e de posicionamento".
Só que Jorge Jesus tem procurado criar dinâmicas no meio-campo através de uma dupla de médios, sendo que o marroquino Adel Taraabt tem sido uma das figuras mais frequentes no onze.
Ora, o ex-jogador encarnado Diogo Luís entende que o estilo de jogo de Weigl não encaixa num meio-campo assim e diz mesmo que dificilmente irá render, dando o exemplo de um antigo médio de renome internacional (atual treinador da Juventus) para dizer que "era como trazer o Pirlo para jogar no 4-4-2 do Benfica atrás do Taraabt."
"O Pirlo também não ia brilhar", analisa Diogo Luís, dizendo que "não ia brilhar, não só porque a equipa estava desequilibrada e ele não ia conseguir estancar os ataques dos adversários como também não ia brilhar na saída de bola porque os adversários fecham-se muito frente ao Benfica".
Em declarações na Renascença, o ex-jogador encarnado diz que este sistema não vai ao encontro de Weigl. "Parece-me que é muito mais pelo sistema que não estamos a ver o melhor Weigl".
Diogo Luís realça ainda que se não for para apostar em Weigl, a melhor solução passará pela saída já que o alemão tem "um dos vencimentos mais altos do plantel".
"Se o Benfica o colocar num clube, por exemplo na Bundesliga onde já o conhecem, acho que podem fazer um bom negócio", salientou Diogo Luís, dizendo que estranha o facto de Jorge Jesus não ter conseguido potenciar Weigl.
"É estranho. Mas também não deixa de ser estranho que o toque de midas de Jorge Jesus ainda não se reflete no Benfica. No primeiro ano de Jorge Jesus, em todas as equipas tem um futebol avassalador e consegue abalroar praticamente todos os adversários com golos e boas exibições e isso ainda não está a acontecer no Benfica".
Julian Weigl está ciente da cobrança dos benfiquistas e reconhece que os adeptos lhe têm feito críticas. Mas o alemão defende-se e diz que não é um jogador talhado para executar "malabarismos".
"Sei que carrego um peso e que sou criticado. Não sou um jogador que faz muitos malabarismos e depois grita no estádio. As minhas qualidades como jogador defensivo são outras", afirmou o jogador de 25 anos, em declarações à Sport Bild.
Contratado ao Borussia Dortmund por 20 milhões de euros em janeiro deste ano, o médio Julien Weigl tem contrato com o emblema da Luz até 2024.
Quando chegou ao clube da águia, recorde-se, Weigl disse que o Benfica "é o clube mais famoso" de Portugal e comparou o clube encarnado ao Bayern da Alemanha.
"É o Bayern de Portugal ou até mais. Cerca de 70 por cento dos adeptos são do Benfica”, afirmou Weigl.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...