03 abril 2019

Os dois jogadores na porta da saída de Alvalade; BdC lança farpa ao Benfica, garante que só irá à AG com condições e tem uma certeza: "Marco Silva e Jesus aproveitaram o trabalho de Leonardo Jardim"

Jorge Jesus foi o principal alvo de Bruno de Carvalho, numa entrevista que o antigo presidente do Sporting concedeu ao podcast Sporting 160. Além de acusar JJ e Marco Silva de terem beneficiado do trabalho de Leonardo Jardim, BdC ainda acusa o antigo treinador de ter originado a descida da equipa B.
"Tanto Marco Silva como Jorge Jesus aproveitaram muito do trabalho de Leonardo Jardim. O Jorge consegue o aproveitamento desse trabalho – ele vai dizer que não porque não está mais ninguém no cimo da terra para além de Jesus –, juntou o trabalho feito e talento descoberto àquela estrelinha que ele trazia, aquela vontade que ele trazia, em que os jogadores olhavam para o treinador e entravam mais serenos em campo porque tinham um treinador campeão a orientá-los. No segundo e terceiro ano já não aconteceu isso", afirmou o ex-líder antes de recordar a descida de divisão da equipa B: "A equipa B era vista pelos jogadores que lá jogavam quase como um castigo. Se chamássemos um jogador ao plantel principal, ele tinha a noção que ia lá ficar; se tivesse que descer era uma despromoção. Não acontece se um jogador vai dos juvenis aos juniores e depois regressa. O Tiago Craveiro, da FPF, disse que eu tinha toda a razão quando eu defendia o projeto dos sub-23. Já não é visto como despromoção, mas sim um crescimento gradual e natural. Se descemos da divisão foi porque tínhamos um treinador na equipa principal que queria trazer outro treinador na equipa B e tirar o que lá estava. E depois não cedia jogadores da equipa principal para a equipa puder B fazer pontos. Descer de divisão não era um plano".
Mantendo-se o tom crítico, Bruno de Carvalho voltou a apontar as baterias a Jorge Jesus no trabalho de scouting e, pelo meio, também deixou alguns reparos a Manuel Fernandes. "Tínhamos uma estrutura de scouting bicéfala. Bem sei que Manuel Fernandes tem estado ativo na TV, não tenho tido o prazer de o ouvir. Havia uma situação bicéfala entre ele, que era suposto ser a cabeça do scouting do Sporting, e outro elemento, o Laranjeira, que fazia um pouco desse trabalho. O que queríamos fazer era acabar com esta bicefalia, que tinha a ver com vontades de Jorge Jesus. Na segunda-feira pensava uma coisa, na terça já pensava noutra completamente diferente. Íamos mantendo-nos nesta situação, mas era impossível. Uma equipa como o Sporting tem de ter um head-scout e aproveitar a rede que tínhamos construído e que tantos frutos começava a dar. Se tinha uma pessoa pensada para esse cargo? Dizer nomes seria estar a ser indelicado para Manuel Fernandes. Não o quero ser, apesar de as pessoas serem indelicadas comigo. Está hoje a trabalhar noutro clube", frisou.

'Farpa' ao Benfica. Bruno de Carvalho esclareceu o intuito do protocolo assinado durante o seu mandato enquanto presidente do Sporting entre os leões e o Batuque. Segundo o ex-líder leonino, trata-se uma "estratégia perfeitamente normal", que a seu ver em nada se assemelha ao Brasa Futebol Clube, referindo-se a uma polémica que, em 2009, envolveu o Benfica.
"Os PALOP’s devem ser os países a quem damos especial atenção. Não podemos comparar um clube como o 1º de Agosto, que para África é rico, com os clubes de Cabo Verde, que não têm a mesma capacidade financeira. A nossa estratégia era fazer o que fizemos com o Batuque em países como São Tomé, Moçambique. É perfeitamente normal. É um clube de formação, foi-me apresentado pelo Guilherme Pinheiro e André Geraldes, depois pelo Carlos Vieira e Rui Caeiro", começou por dizer fazendo assim eco do que já havia sido comunicado pela sua assessoria jurídica.
BdC sublinha que Jovane, atual jogador do plantel principal leonino, "não veio ao abrigo do acordo, nem do Batuque", mas estava "referenciado por alguém do Batuque antes de se fazer esse acordo". "É perfeitamente normal que o Sporting, assim como os seus clubes rivais fazem, dê um apoio financeiro quando faz esse protocolo. Dinheiro esse que seria reavido por cada vez que o Sporting trouxesse jogadores vindos do próprio Batuque".
"Exemplo: o Sporting vai diretamente a um clube e diz que está interessado num jogador. Imediatamente o preço do jogador sobe para um milhão de euros. Se o Batuque chegar um jogador que está referenciado pelo Sporting, se calhar troca-o por um par de sapatilhas ou por uma sanduíche e o Sporting conseguiria assim através do protocolo bons jogadores por um preço muito abaixo do preço que seria expectável. Tivemos jogadores em Moçambique nos quais estivemos interessados e tivemos de desistir deles porque os valores eram exorbitantes. Isto é feito, e muito bem, pelos nossos clubes rivais", salientou.
Depois, o ex-presidente recordou o Brasa Futebol Clube, ‘clube-fantasma’ brasileiro que terá recebido uma verba de 900 mil euros, alegadamente devido à transferência do ex-lateral direito das águias Patric. "O Batuque não é um Brasa. O Brasa nunca teve nenhum jogador e nunca fez uma competição; o Batuque existe, tem uma formação e historial. Não se confundam as coisas, porque lá por ter o nome Batuque não significa que não seja um clube de referência na formação de Cabo Verde", rematou Bruno de Carvalho.
Bruno de Carvalho anunciou que só irá à assembleia geral que votará o recurso à sua expulsão de sócio mediante um conjunto de “condições”, já entregues pelo ex-presidente, “em carta”, ao Sporting. “Irei se não abrirem as urnas antes de começar a discussão; e se os visados puderem falar mais do que três minutos, talvez entre 15 a 20. E muito menos aceitarei ir a uma AG em que, enquanto estou a falar, as pessoas já estão a votar”, frisou considerando que na assembleia geral em que foi destituído, em junho de 2018, reinou a “ditadura pura”.

Porta de saída de Alvalade. Três jogadores ficam fora do dérbi da 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal com o Benfica por opção de Marcel Keizer: Jefferson, Petrovic e Miguel Luís.
Mas se o jovem médio português de 20 anos tem margem de progressão no plantel, o lateral-esquerdo brasileiro e o médio sérvio estão sem espaço no grupo leonino e são ativos para serem colocados na próxima temporada, garante A Bola.
Jefferson, 30 anos, tem Borja e Marcos Acuña na frente e não deverá cumprir o último ano de contrato com os leões.
Já Petrovic, 30, tem vínculo até 2020 mas também deve rumar a outras paragens já a partir da temporada 2019/2020.

10 comentários:

  1. Da maneira que anda isto quase me atrevo a dizer: que saudades dos delírios do Nalgas!!!

    ResponderEliminar
  2. Estranho... Hoje não há o tribunal sempre unânime do jogo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como não é unânime para o lado "certo"..

      Eliminar
  3. Vai uma aposta que hoje este mesmo blogue não irá colocar a opinião dos 3 tarolas?

    ResponderEliminar
  4. PIOR QUE NO APINTO DOURADO

    LIGA REAL SEGUNDO O INSUSPEITO
    SPORTINGUISTA RUI SANTOS DA SIC:

    SLB-------66 PONTOS
    FCP-------56
    BRAGA-----52
    SCP-------51

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tirares os anos de corrupção do benfica, não tinham muitos dos títulos dos últimos anos nem estavam agora em primeiro, e muito menos com os eventuais 66 pontos da "liga real".

      Eliminar
    2. Nem o primeiro título deles foi legítimo, roubado ao Barreirense

      Eliminar
    3. Os dados apresentados pelo encornado das 12:37 são mentira e nc foram apresentados pelo Rui Santos. Além de corruptos e mentirosos, são burros!

      Eliminar
    4. anonimo das 14:09 é dos teus progenitores que estas a chamar de encornados, pois pelo que sei e se conta pela tua rua o mentiroso e corrupto do teu pai foi encornado pelo vizinho do res do chao!!!

      Eliminar
  5. Querem ver que o JJ encostou-lhe a arma com que se suicidou um vice presidente num urinol la para os lados de contumil???? A culpa nao é dele foi e sera sempre de outros, ele que até conseguiu dar mais aos sapos que o enorme jogador que foi o sr. Manuel Fernandes!!!!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...