18 março 2019

Fernando Madureira responde a Boaventura; “Regresso de Mathieu a França pode ser bom para todas as partes”; Raphinha será fundamental para 19/20; Os 6 'miúdos' que o Sporting deverá apostar

O objetivo de ter no plantel principal mais ‘prata da casa’ foi assumido por Frederico Varandas ainda em tempo de campanha, pré-eleições. Uma vez eleito, o presidente do Sporting recusou a ideia de que o panorama atual na formação “não é drástico”, porém assume que possui contornos preocupantes. “Estamos a pagar um ‘gap’ visível entre os sub-17 e os sub-23, que se deve a uma política da qual discordei completamente nos últimos cinco anos. Mas hoje, estamos a investir forte, pois a base do Sporting está aqui”, frisou, recentemente, já depois de uma primeira fase de obras na Academia em que foram substituídos alguns relvados sintéticos. 
Os miúdos do Sporting que podem dar o salto, segundo o jornal Record, são Diogo Sousa, Abdu Conté, João Silva, Bruno Paz, Paulinho e Pedro Mendes.

Diogo Sousa. O guarda-redes, de 20 anos, não tem gozado de muitas oportunidades nos sub-23 (11 jogos), pois está ‘tapado’ por Luís Maximiano. Porém, é presença assídua nos treinos dos AA e habitual 3.º opção no posto.

Abdu Conté. Habitual titular na ala esquerda da defesa dos sub-23 (22 partidas), o internacional sub-20 por Portugal é outro nome apontado à subida aos AA. As ausências do argentino Acuña e do colombiano Borja, habituais opções para o lugar, acabam por o beneficiar.

João Silva. Chegou em 2015/16 à Academia, então para os juvenis, e rapidamente o central (20 anos) se impôs. Indiscutível, depois, nos juniores e, hoje, nos sub-23. Para além da elevada estatura (1,87m), revela bom sentido posicional e capacidade física acima da média.

Bruno Paz. O capitão dos sub-23 é uma das principais promessas do Sporting, tanto que recentemente renovou até 2023. O potencial do médio, de 20 anos, foi reconhecido por Keizer, que promoveu a sua estreia pelos AA, em dezembro, com o Vorskla.

Paulinho. Ao contrário dos restantes, o médio brasileiro, de 22 anos, não ‘nasceu’ na Academia. Porém, já convenceu a estrutura leonina, que pelo segundo ano seguido acertaram o seu empréstimo com o Fluminense. Móvel, com elevada capacidade de passe e ‘faro’ pelo golo.

Pedro Mendes. Com 19 anos, o avançado é o mais novo desta lista, porém já demonstra maturidade. Lidera de forma destacada a lista de melhores marcadores dos sub-23 (12 golos) e pode ser alternativa válida ao desacerto de Bas Dost e Luiz Phellype.

Raphinha é forte aposta para 19/20. Titular há três jogos consecutivos, Raphinha parece ter, finalmente, ganho o seu espaço no onze do Sporting, ao ponto do treinador do Sporting, Marcel Keizer, já ter informado Frederico Varandas de que o camisola 21 é uma das peças fundamentais na preparação do plantel que vai lutar pelo título na próxima temporada.
Depois de um arranque titubeante – muito por força de uma lesão que não o deixou lutar de igual para igual com Diaby –, o extremo brasileiro, de 22 anos, tem merecido os mais rasgados elogios por parte do técnico holandês, que está, escreve o Record, totalmente rendido à capacidade criativa que o extremo acrescenta à equipa. Na ótica de Keizer, Raphinha e Diaby são jogadores diferentes: o maliano é visto como um elemento mais finalizador, importante nas diagonais e potencialmente desequilibrador quando solicitado na profundidade; por outro lado, apesar de estar mais encostado ao corredor direito, o brasileiro é um jogador com mais capacidade para transportar a bola, com boa capacidade de cruzamento, uma capacidade técnica acima da média e, por consequência, um atacante que pode funcionar como um abre-latas... como fez diante do Portimonense e do Santa Clara.
Vinculado ao Sporting até 2022, Raphinha está blindado por uma cláusula de rescisão de 60 M€. Porém, e apesar das boas exibições, não se prevê para breve uma revisão dos pressupostos salariais.

Madureira responde a Boaventura. Depois de ter antecipado a nomeação de João Capela para o jogo do FC Porto do último sábado, César Boaventura disse que tinha recebido a informação por parte de um elemento dos Super Dragões.
Entretanto, ao jornal Record, Fernando Madureira reagiu às acusações do agente. "Esse senhor é completamente desequilibrado. Não sei se ele conhece alguém dos Super Dragões ou não, mas pouco interessa", rematou.

“Regresso de Mathieu a França pode ser bom para todas as partes”. Mathieu tem contrato com o Sporting até junho de 2020, mas pode sair já no verão. Por um lado, o Sporting pretende continuar a aliviar a carga salarial do plantel. Por outro, Mathieu vê com bons olhos o regresso a França. Segundo o jornal O Jogo, o Bordéus, de Paulo Sousa, está interessado no central. Em entrevista a Bola Branca, Filipe Azevedo acredita que a saída de Mathieu de Alvalade pode concretizar-se.
”Paulo Sousa conhece bem o jogador e acredita que Mathieu pode ajudar o clube e fazer, pelo menos, mais um ou dois anos ao mais alto nível. Os jogadores também gostam de terminar a carreira nos seus países de origem e o Bordéus é um histórico do futebol francês”, refere.
A confirmar-se a saída de Mathieu no próximo verão, Filipe Azevedo considera que o Sporting já acautelou esse cenário.
“O Sporting oficializou duas contratações para a mesma posição,– Luis Neto e Tiago Ilori, e temos de ter a noção que o Mathieu deve ser dos maiores salários do Sporting, pelo que a saída dele pode vir a ser boa para todas as partes”, conclui o treinador luso-francês.
Mathieu faz 36 anos em outubro. No entanto, em Alvalade, mostrou que, apesar de alguns problemas físicos, tem capacidade para continuar a jogar ao mais alto nível, conforme assinala Filipe Azevedo.
“Mathieu passou por grandes clubes europeus e tem grande experiência, conseguindo mais facilmente ultrapassar algumas dificuldades físicas. Ainda mostra frescura física e pode jogar mais um ou dois anos ao mais alto nível", salienta o treinador, que considera que França "é um dos bons campeonatos da Europa" e que Mathieu "tem condições para dar continuidade à sua carreira num campeonato dessa dimensão".

8 comentários:

  1. Benfica 'atira-se' às arbitragens: «Gritante dualidade de critérios sempre a favorecer o mesmo»
    Clube da Luz lembra recentes desempenhos de João Capela e chega a conclusão sobre o campeonato

    O Benfica deixou duras críticas às recentes atuações de João Capela, o árbitro que esteve no Benfica-Belenenses, da jornada anterior, e no FC Porto-Marítimo, este fim-de-semana. Os encarnados concluem que é "mais um exemplo exemplo de um conjunto de inúmeras situações de gritante dualidade de critérios neste campeonato e sempre a favorecer o mesmo clube".

    "Na jornada anterior, na Luz, o árbitro viu a bola tocar por 3 vezes nas mãos de jogadores do Belenenses na sua grande área. Em nenhum dos casos considerou penálti. Passados 5 dias, o mesmo árbitro demorou 4 minutos para assinalar um penálti a favor do FC Porto num lance em que a bola bateu… no peito de um jogador do Marítimo! Decisão, obviamente, retificada. Já na segunda parte, numa jogada em tudo idêntica a outras que aconteceram no Benfica-Belenenses (e que não foram sancionadas), o pontapé de grande penalidade acabou mesmo por ser assinalado. Este é apenas mais um exemplo de um conjunto de inúmeras situações de gritante dualidade de critérios neste campeonato e sempre a favorecer o mesmo clube", explicaram os encarnados na sua newsletter.

    ResponderEliminar
  2. Sonhos...
    "Sonho com um futebol em que os jogadores valham pelo talento e pelos resultados, não pelas figuras ridículas a que se prestam, a troco de migalhas.
    Sonho com um futebol em que os treinadores valham pela capacidade de inovar e liderar, não pela insistência na agressividade e anti desportivismo.
    Sonho com um futebol de regras claras e cumpridas, não com apitos furados e conselhos de desregulação. Sonho com um futebol de sã convivência entre adeptos, não com um ambiente de disputa entre gangues criminosos.
    Sonho com um futebol de fair play, não com aldrabices como o doping.
    O futebol com que sonho é o futebol que espero ver nas nove jornadas que faltam.

    PS - Já depois do texto concluído e publicitado entrou em cena um grupo munido com apito, bandeiras, auscultadores e microfones. Uma actuação extenuante de todos os seus membros. A acção foi premeditada, executada em dois actos em menos de uma semana, planeada por um grupo de apoio bem conhecido. Só pode ser interpretada como um contributo, entre tantos outros, para decidir aquilo que é, por natureza, aleatório. É altura de todos os benfiquistas, estejam onde estiverem, fazerem com fundamentos o mesmo que algumas testemunhas tentam fazer por mera indução. Se trabalham em locais onde se realizam actos preparatórios destas actuações, digam o que veem de suspeito. Se conhecem a vida dos executantes divulguem tudo o que possa parecer condicionamento para uma conduta parcial. Se souberem de ligações profissionais que possam influenciar o exercício de funções por parte de "conselheiros de bola", comuniquem. A organização que está por trás desta infâmia colectiva tem de ser contrariada. Estes autocratas dos expedientes têm de prestar contas à sociedade que os sustenta. Só os menores e os destituídos de razão são inimputáveis. Para os outros é uma questão de tempo e empenho."

    Se um Benfiquista incomoda muita gente, in Facebook

    ResponderEliminar
  3. Pinto da Costa: «João Capela tem grande futuro»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LFV "Veríssimo não pode voltar a arbitrar"

      LFV "só fala dos árbitros quem e burro"

      Eliminar
    2. «Deve haver algum equívoco... porque ouvi há pouco tempo o senhor Pinto da Costa dizer que só os burros é que falam da arbitragem», disse o presidente do Benfica.

      Eliminar
  4. Isto é que propaganda fraca! Então foram substituídos alguns relvados sintéticos em Alcochete? UM!!!!!FOI SUBSTITUÍDO UM !!! e construído um ringue de futvolei!
    A avença não dá para plantar notícias em mais que um jornal, usa-se o Rascord. É só palha para burro comer.

    ResponderEliminar
  5. César Boaventura: «Analisem os jogadores contra FC Porto e Benfica e vejam quem é corrompido»
    Empresário falou à saída do Tribunal de Esposende, onde foi ouvido no âmbito de um processo movido por Cássio

    César Boaventura foi ouvido, esta segunda-feira, no Tribunal de Esponsende, no âmbito do processo de difamação que lhe foi movido por Cássio, antigo guarda-redes do Rio Ave.

    À saída, o empresário falou aos jornalistas e defendeu-se, referindo que, numa publicação relativa a um FC Porto - Rio Ave (5-0), nunca quis visar diretamente o guardião.

    Relacionadas
    Cássio confirma que foi ouvido pela Polícia Judiciária em 2017
    Cássio confirma que foi ouvido pela Polícia Judiciária em 2017
    "Cada um é livre de fazer as acusações que entender, agora o Cássio vai ter que provar que falei nele. Quando falo, falo em nomes. Em relação a esta publicação, nunca falei no nome do Cássio. Em algum momento falei nele, ele levou uma goleada de cinco golos. Escrevi que eram jogadas estudadas, que se vendia guarda-redes sem redes. O lamaçal do futebol português", disse, partindo, de seguida, para as acusações de tentativa de corrupção de que foi alvo ao longo da última semana, por intermédio de Lionn e Cássio.

    "O Cássio deu uma entrevista ao Expresso a dizer que eu o tentei corromper e vai ter de provar. E se ele tem família, eu também tenho. Se forem analisar a postura de alguns jogadores nos jogos frente ao Benfica e ao FC Porto, vejam quem são os corrompidos. O Lionn é mentiroso. A única coisa que conheço desses jogadores é a carreira desportiva deles. O Marcelo foi para o Sporting e fez dois jogos. O Cássio está na equipa do Pedro Emanuel. É o crime organizado. Não me refiro a ninguém, mas o apito dourado não acabou", referiu, apontando diferenças em dois jogos concretos.

    "No jogo de que falam, o Benfica ganhou à rasquinha com um golo do Jiménez nos últimos minutos. Mas se formos ver o FC Porto - Rio Ave, de 2017, referente à Allianz Cup, em que o FC Porto precisava de ganhar, o FC Porto ganhou por 3-1. Vejam as prestações dos jogadores", apontou.

    Questionado sobre a sua ligação ao Benfica, César Boaventura assumiu-se benfiquista, mas negou que alguma vez tenha recebido dinheiro das águias.

    "Eu não trabalho ao serviço do Benfica. Sou benfiquista com muito orgulho, mas o Benfica até hoje pagou-me zero", garantiu, adiantando, por último, que irá mover um processo contra os jogadores em casa, no qual irá pedir uma indemnização elevada."""

    HÁ UMA COISA QUE TODOS SABEMOS: NUNCA NINGUEM VIU DEFESAS A PASSAREM BOLAS A AVANÇADOS DO SLB, ISOLANDO-OS PARA GOLO, MAS PASSAREM BOLAS PARA GOLO A AVANÇADOS DO PORTO JÁ TODOS VIMOS

    SÃO FACTOS

    E AGORA CADA UM PENSE O QUE ENTENDER

    ResponderEliminar
  6. Comes merda e muita. São factos.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...