23 novembro 2015

Benfica pondera queixa contra Slimani. Argelino pode apanhar até 10 jogos de castigo

O Benfica pondera avançar com uma participação junto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) contra Slimani – autor do golo, aos 112’, que eliminou as águias – por entender que o avançado do Sporting agrediu o médio Samaris nos instantes iniciais da segunda parte dodérbi, aquando do pontapé de saída, escreve O Jogo. 
O lance, que não foi visto nem sinalizado pelo árbitro Jorge Sousa e, como tal, não teve punição no relvado, foi lançado nas redes sociais quase de forma viral nas últimas horas e o próprio Benfica fez eco da sua indignação. Primeiro quando os encarnados replicaram o vídeo da alegada agressão no seu Twitter oficial e, já ao início da tarde de ontem, quando no sítio oficial do clube apareceu um comentário à partida. 
“No final do encontro, Rui Vitória foi a voz da indignação do grupo face a uma arbitragem que prejudicou o clube. Desafio intenso, dualidade de critérios da equipa de arbitragem, um penálti claro que ficou por marcar contra os leões (falta de João Pereira sobre Luisão), entradas duras. E o que dizer da agressão de Slimani a Samaris?”, lê-se.
Segundo O Jogo, o Benfica espera consequências para o ato de Slimani, ele que também na primeira parte do jogo atingira Júlio César, mas aí de forma fortuita. 
João Diogo Manteigas, advogado de direito desportivo, explica que tanto os encarnados como a própria FPF podem mandar abrir um processo, havendo “um prazo de prescrição de três anos” para tal. 
“O Benfica pode pedir a abertura de processo disciplinar ao jogador [Slimani] por agressão, parecendo-me que há via para pedir a aplicação dos artigos 139.º ou 149.º do Regulamento Disciplinar da FPF [ver caixa]. A participação é requerida à secção não profissional do Conselho de Disciplina da FPF para apuramento da infração e graduação da pena”, explicou o jurista ao diário. Neste momento, o Benfica ainda pondera avançar com uma exposição, enquanto espera pela iniciativa do órgão competente, pois “a secção não profissional do CD da FPF pode avançar oficiosamente, sem necessidade de participação do Benfica”, realça João Diogo Manteigas.
Em relação a prazos subsequentes, o CD tem 60 dias, depois de tomar conhecimento dos factos, para instaurar o processo disciplinar. O instaurador deste terá então mais dez dias para decidir se acusa Slimani ou se arquiva o processo. Caso haja acusação, então o avançado disporá de cinco dias para apresentara sua defesa. João Diogo Manteigas garante ainda que, nesta situação, os encarnados não podiam protestar o jogo: “Isso só pode ter lugar pela errada aplicação das Leis do Jogo e não sobre questões de facto.”
Slimani arrisca, no pior dos cenários, um castigo de dez jogos de suspensão caso avance um processo contra si e seja considerado culpado. João Diogo Manteigas aponta os artigos 139.º e 149.º do Regulamento Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol como aqueles onde se pode encaixar o ato de que o goleador do Sporting é acusado. No referido artigo 139.º, aquele que está mais próximo da acusação encarnada, define-se que “o jogador que agrida fisicamente outro jogador antes, durante ou após o jogo é sancionado com suspensão a determinar entre 2 a 10 jogos”, para além do pagamento de uma multa. Já o artigo 149.º estabelece que “o jogador que praticar para com adversário jogo violento é sancionado com 1 a 5 jogos de suspensão”.

14 comentários:

  1. Vou ali me rir e já venho! LOOOOOOOOL O samaris tenta bloquear o caminho ao Slimani e ele da-lhe uma sapa para ele sair da frente! Quando é que estes orgãos de comunicação do benfica se calam? Ou quando o benfica joga dentro do relvado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado ver a lagartada a rir-se. Nos últimos dois anos de cada vez q um lagarto se fazia ao penalty era escândalo... Lá saia comunicado do Bruninho... Agora q é contra eles já acham piada. Um clube diferente sem dúvida, uma clube de hipocritas.

      Eliminar
    2. Engraçado o clube que foi jogar como o Arouca as Alvalade, a perder tempo desde os 11 minutos e a mandar chutões para a frente, a tentar recorrer a todo o tipo de subterfúgios para tentar prejudicar o Sporting.
      Mais do que ganhar os vossos, o Enfique so quer que o Sportint perca os seus jogos.

      Eliminar
    3. Aprende a ler Rubinho. Erros dos arbitros acontecem. Este ano assim como no ano passado. Mas enqto ha um ano era um festim de comunicados do Brunhino e seus acolitos, agora ja acham piada à situação. Passaram anos a usar subterfugios mas agora ignoram a existência de erros. Nada mal p quem queria limpar o mundo da bola, nada mal p quem se dizia diferente. No fundo, um hipocrita, apenas mais um hipocrita.

      Eliminar
    4. Pois e nos errinhos espero que contes a falta sobre o slimani no lance do 1o golo (tenho gif ja o meto quando tiver no pc)
      A expulsao do silvio na 1a parte, as agressoes do eliseu
      a do jonas no fim tambem levava uns 5 6 jogos

      Eliminar
    5. La esta. Rubinho e Bruninho. A mm luta. A mm hipocrisia. Apenas olham p o lado deles. Conseguem, dps do q se passou no ultimo mes, queixar-se dos arbitros. Mm qdo ganham, o modo Calimero esta presente. é mais forte q eles.

      Eliminar
    6. Então o gif? Assaltaram te o pc foi?

      Eliminar
    7. Então o gif? Assaltaram te o pc foi?

      Eliminar
  2. O Benfica devia colocar era um processo nos tribunais civis com um processo por ameaça à condição física e à vida do jogador Samaris com um pedido elevado de indemnização.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Quem prefere que os outros percam ao invés de ganhar são aqueles que não ganham um campeonato há 14 anos

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...