
«No conhecimento não vou falar que não estou lá a ver os treinos, mas em termos de liderança... Está sempre preocupado, e na última semana provou isso, ao reunir-se com adeptos. Um treinador do Benfica não deve fazer isso», defendeu no podcast Final Cut, da agência de comunicação Sports Tailor.
VAR demorou 35 segundos a descartar mão de Florentino. BTV só mostrou duas repetições. O lance envolvendo Florentino no minuto 90 do jogo com o Moreirense reacendeu uma intensa discussão sobre as transmissões televisivas da BTV, que foi reforçada com a divulgação de imagens amadoras captadas na bancada a dar a ideia de que houve falta. Os jogadores dos minhotos pediram penálti por alegada mão do médio, tendo César Peixoto afirmado na sala de imprensa que já tinha visto a jogada e que lhe parecia ter havido mesmo falta.
Esse lance ocorreu na mesma área do que o de Dinis Pinto com Carreras, logo aos 3 minutos. Então, a BTV passou três repetições antes de o árbitro, Bruno Costa, se dirigir ao monitor por indicação do VAR, Manuel Oliveira.
Feitas as contas, o árbitro foi chamado para visionar as imagens após 1 minuto e 52 segundos, tendo demorado mais 55 segundos a tomar a decisão de apontar para a marca dos 11 metros. Vendo a transmissão da BTV, assegurada pela EMAV, produtora pertencente à TVI, são visíveis num monitor 15 imagens ao dispor do VAR, mas nem todas eram do lance em análise.
Comparando com a jogada que envolveu Florentino, a BTV passou duas repetições de ângulos distintos depois de o árbitro ter dado sinal que não existia motivos para penálti. Uma decisão rápida que tomou em 35 segundos, o tempo que levou a receber a indicação por parte do VAR que não havia qualquer falta, ordenando que o jogo prosseguisse com um pontapé de canto.
A norma instituída nas transmissões televisivas dos jogos de futebol é que o Conselho de Arbitragem tenha acesso a às imagens de todas as câmeras que o realizador do encontro também tem.
Esse lance ocorreu na mesma área do que o de Dinis Pinto com Carreras, logo aos 3 minutos. Então, a BTV passou três repetições antes de o árbitro, Bruno Costa, se dirigir ao monitor por indicação do VAR, Manuel Oliveira.
Feitas as contas, o árbitro foi chamado para visionar as imagens após 1 minuto e 52 segundos, tendo demorado mais 55 segundos a tomar a decisão de apontar para a marca dos 11 metros. Vendo a transmissão da BTV, assegurada pela EMAV, produtora pertencente à TVI, são visíveis num monitor 15 imagens ao dispor do VAR, mas nem todas eram do lance em análise.
Comparando com a jogada que envolveu Florentino, a BTV passou duas repetições de ângulos distintos depois de o árbitro ter dado sinal que não existia motivos para penálti. Uma decisão rápida que tomou em 35 segundos, o tempo que levou a receber a indicação por parte do VAR que não havia qualquer falta, ordenando que o jogo prosseguisse com um pontapé de canto.
A norma instituída nas transmissões televisivas dos jogos de futebol é que o Conselho de Arbitragem tenha acesso a às imagens de todas as câmeras que o realizador do encontro também tem.
Realizador escolhe as imagens e Benfica não comenta. O realizador desempenha um papel fundamental na escolha das imagens e, ao que o jornal Record apurou, nos jogos transmitidos pela BTV essa função é desempenhada por um freelancer, tendo o mesmo fornecido um plano inverso do lance.
Contactado pelo jornal, o Benfica não prestou quaisquer informações sobre o esquema de distribuição e o número das câmaras utilizadas na transmissão. Pela análise das imagens da BTV, são visíveis 6 câmaras fixas no relvado (uma atrás de cada baliza, uma em cada um dos lados do campo junto ao círculo central e duas de fora-de-jogo), com a principal a ser colocada a um nível mais elevado na bancada central do lado dos bancos de suplentes.
Depois a transmissão contou com mais câmaras móveis, cujos operadores seguem os jogadores em certos momentos, como lançamentos laterais, a entrada das equipas no relvado e recolher aos balneários.
Contactado pelo jornal, o Benfica não prestou quaisquer informações sobre o esquema de distribuição e o número das câmaras utilizadas na transmissão. Pela análise das imagens da BTV, são visíveis 6 câmaras fixas no relvado (uma atrás de cada baliza, uma em cada um dos lados do campo junto ao círculo central e duas de fora-de-jogo), com a principal a ser colocada a um nível mais elevado na bancada central do lado dos bancos de suplentes.
Depois a transmissão contou com mais câmaras móveis, cujos operadores seguem os jogadores em certos momentos, como lançamentos laterais, a entrada das equipas no relvado e recolher aos balneários.
"Florentino? Penálti sem dúvida alguma".

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