Ainda o sol não tinha nascido quando Martín Anselmi aterrou na Invicta e foi recebido, no interior do aeroporto, por Andoni Zubizarreta e Jorge Costa, os homens-forte do futebol portista. O futuro treinador, família e adjuntos (Facundo Oreja, Luís Pastur, Diego Bottaioli e Darío Herrera) saíram pela porta VIP, evitando dessa forma o contacto direto com os jornalistas. Ainda assim, ao longe, o futuro timoneiro dos portistas ouviu algumas palavras de incentivo por parte de quatro adeptos madrugadores, à semelhança do que tinha acontecido na véspera em Madrid. “Vamos Martín, para cima deles” e “acreditamos em ti” foram as mensagens dirigidas ao técnico enquanto abandonava o aeroporto.
De lá, seguiu diretamente para o hotel para se instalar naquela que vai ser a sua casa nos próximos dias e descansar mais um pouco depois de uma longa viagem, num quarto onde tinha várias ofertas do clube. Depois, Anselmi almoçou com André Villas-Boas e a direção desportiva, seguindo para o Dragão, onde conheceu os cantos à casa e teve algumas reuniões de trabalho, não só para ficar a par do funcionamento do clube como para acertar questões contratuais.
Como hoje há jogo com o Santa Clara, que vai assistir no camarote presidencial, só depois é que Anselmi terá o primeiro contacto com o grupo de trabalho. Ou ainda no Dragão, após o apito final, para uma conversa de circunstância, ou amanhã, no Olival, onde já deverá orientar o treino tendo em vista a partida com o Maccabi Telavive da Liga Europa. A apresentação oficial mantém-se prevista também para amanhã, refira-se. Aliás, o contrato com o Cruz Azul está formalmente rescindido e será a FIFA, em última instância, a determinar os termos da compensação. Mas já vamos a esse tema. O contrato é até 2027 e a cláusula de rescisão está fixada nos 15 milhões de euros. Como curiosidade, diga-se que Anselmi será apenas o quinto argentino a treinar na Europa esta época. Os outros são: Diego Simeone (Atlético de Madrid), Eduardo Coudet (Alavés), Diego Cocca (Valladolid) e Matías Almeyda (AEK).
Entretanto, enquanto Anselmi viajava de Madrid para o Porto, no México, a ESPN falava de uma investigação interna do Cruz Azul por causa de uma carta que o FC Porto alega ter, na qual Iván Alonso, diretor-desportivo, terá aceitado o pagamento de cerca de 2,8 milhões de euros pela cláusula do treinador. O canal televisivo contactou o dirigente que não comentou o tema. Ainda assim, a imprensa local garantia que este negou internamente a existência da tal carta e, por isso, o Cruz Azul emitiu um comunicado a defender responsável pelo futebol do clube, dizendo que “não existem evidências que sugiram a aceitação de um acordo para a cessação antecipada do contrato do treinador”.
Ora, de acordo com o que o jornal O Jogo apurou, os mexicanos recusaram a primeira oferta enviada pelos dragões, que contemplava o pagamento da cláusula em duas tranches. Ainda na segunda-feira, Iván Alonso, com conhecimento do presidente Víctor Velazquez, aceitou uma segunda proposta com um único pagamento dos 2,8 M€, e tudo indica que exista documentação oficial a comprovar isso mesmo. É isto que deixa o FC Porto tranquilo no caso de tudo acabar na lupa da FIFA.
Pressionada pelas notícias e pelos adeptos, a direção do Cruz Azul tenta recuar, apontando aos 4,8 M€ da cláusula que não se aplica aos “clubes de elite” e que diz ainda não ter recebido. O que é verdade. O FC Porto não não transfere o dinheiro até haver uma decisão da FIFA que fará a leitura contratual e atribuirá o valor da compensação financeira a pagar aos mexicanos, que até pode ser inferior ao valor estabelecido nas cláusulas. A não ser que chegue a acordo entretanto.
Se o organismo que rege o futebol mundial for chamado a intervir, o FC Porto pode inscrever Anselmi, até porque quando se assina um novo contrato de trabalho o outro é automaticamente dado como rescindido, aplicando-se as cláusulas penais que o anterior contrato detém. Dessa forma, Martín poderá orientar o clube até que o processo seja concluído. Ou seja, o treinador não será prejudicado com qualquer suspensão de atividade. Refira-se que é o “player status committee”, do tribunal de futebol da FIFA, que tem competência para dirimir o litigio e que este ainda poderá ser alvo de recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto. No limite, Anselmi poderia vir a ser castigado internacionalmente devido ao código de ética da FIFA, mas o mais provável é que os clubes se entendam entretanto.
United observa Carreras. Mesmo a jogar fora de portas, Álvaro Carreras fez com que o Manchester United viajasse até Rio Maior. O jornal Record escreve que o clube inglês esteve, através de observadores, na casa emprestada do Casa Pia com um objetivo claro: voltar a ver, mais uma vez, o espanhol em ação.
O clube liderado por Rúben Amorim pretende avançar para a contratação de um lateral-esquerdo e por isso continua a acompanhar de perto a evolução de Carreras, de 21 anos.
Recorde-se que o emblema de Old Trafford tem o direito de recompra do passe, a troco de um valor a rondar os 20 milhões de euros.
O clube liderado por Rúben Amorim pretende avançar para a contratação de um lateral-esquerdo e por isso continua a acompanhar de perto a evolução de Carreras, de 21 anos.
Recorde-se que o emblema de Old Trafford tem o direito de recompra do passe, a troco de um valor a rondar os 20 milhões de euros.
Penaltis por marcar em Rio Maior e Alvalade? Golos legais?
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...