12 dezembro 2024

João Pereira está por um fio; Extremo volta a ser apontado ao Dragão; "Chico Conceição? As possibilidades dele ficar são de 100%"; "Varandas julgou que já percebe muito de futebol"

Os factos são conhecidos e não há como fugir deles. O Sporting perdeu os últimos quatro jogos – o que não sucedia ao clube desde 2012 – e João Pereira venceu apenas a sua partida de estreia à frente da equipa, por sinal diante de um rival da Liga 3: o Amarante. Dados que aumentam ainda mais a contestação e a pressão sobre o novo treinador dos leões e, consequentemente, também sobre o presidente Frederico Varandas, que defendeu, com unhas e dentes, a aposta no antigo treinador dos bês como a melhor escolha para substituir Rúben Amorim.
O desaire de anteontem em Bruges juntou-se aos que tinham sucedido frente a Moreirense, Santa Clara e Arsenal e o saldo é também bastante penalizador em termos de golos: três marcados (todos de bola parada e dois deles de penálti) e dez sofridos.
O tempo dos sinais de alarme já passou, a crise instalou-se e o risco é que a insegurança se transforme em pânico e a descrença ganhe contornos irreversíveis. Como sempre, no futebol só há uma forma de superar estas situações que é ganhando. Interromper o ciclo negativo tornou-se “obrigatório” e João Pereira saberá melhor do que ninguém a importância do desafio que se segue, sábado, frente ao Boavista. Só uma vitória diante dos axadrezados será suficiente para acalmar um pouco os ânimos dos adeptos e restabelecer alguns índices de confiança numa equipa que passou num ápice da mais elogiada em Portugal a muito criticada pelo futebol apresentado.
Antes da partida para a Bélgica – e numa fase em que muitas vozes de sportinguistas e comentadores já falavam da necessidade de mudar a liderança da equipa – Frederico Varandas assegurou que o clube “não é gerido de fora para dentro”, realçando a “comunicação interna entre estrutura, treinador e jogadores”. Resta saber até que ponto serão firmes as convicções manifestadas pelo líder da SAD leonina há um mês , na apresentação do técnico, se os resultados não melhorarem. Até porque, disso há exemplos em excesso neste desporto, nunca foi um contrato a segurar um treinador – João Pereira, recorde-se, assinou até 2027.

Extremo volta a ser apontado ao Dragão. Julio Enciso, extremo internacional paraguaio, vai sair do Brighton em janeiro e o Dragão continua, em Inglaterra, a ser apontado como possível destino.
O jovem jogador, que este ano não tem tido espaço no clube inglês, irá sair em janeiro por empréstimo e o dragão poderá ser o destino. O Brighton não, no entanto, colocar uma opção de compra no negócio. 

"Chico Conceição? As possibilidades dele ficar são de 100%". Cristiano Giuntoli, diretor desportivo da Juventus, mostrou-se convicto de que Francisco Conceição vai continuar ao serviço da vecchia signora na próxima época.
“As relações com o Francisco Conceição e com o seu agente são excelentes. Queremos que ele fique connosco e acho que é essa a sua vontade também. Hoje, posso dizer que as possibilidades dele ficar são de 100 por cento”, referiu o dirigente da Juventus, em declarações à ‘Prime Video’, antes do jogo de ontem à noite, frente ao Manchester City, que a equipa comandada por Thiago Motta venceu por 2-0, com Francisco Conceição a titular. Dessa forma, o homem forte do futebol da Juventus acabou por confirmar as notícias que têm saído com frequência na imprensa italiana, que apontam ao interesse da vecchia signora na continuidade do extremo, de 21 anos, em Turim para além do próximo verão. Recorde-se que o internacional português está cedido pelo FC Porto até ao final desta temporada, não havendo opção de compra. A cláusula de rescisão é de 45 milhões de euros, havendo uma redução para 30 de milhões de euros entre 15 de junho e 15 de julho. Para já, o histórico emblema italiano desembolsou 7 M€ pelo empréstimo do jogador, podendo esse valor chegar aos 10 M€, mediante a concretização de determinados objetivos, entre eles o apuramento da Juventus para a Liga dos Campeões da próxima época. Nesta altura, a vecchia signora ocupa o 6º lugar na Serie A, a quatro pontos da última posição que dá a qualificação, enquanto Francisco soma 15 jogos em todas as competições, com dois golos marcados e quatro assistências.

"Varandas julgou que já percebe muito de futebol". Diamantino Miranda coloca Frederico Varandas como culpado da crise do Sporting. O antigo jogador dá nota dos resultados insatisfatórios. E também coloca nas mãos do presidente dos leões a responsabilidade pela escolha de João Pereira. Isto após a saída de Ruben Amorim para o Manchester United.
O Sporting enfrenta problemas desportivos e as derrotas sucedem-se. A perceção pública sobre a crise em Alvalade leva até Frederico Varandas. Há poucas semanas, o presidente do Sporting elogiava o clube. Varandas dizia que a situação era só comparável aos tempos dos Cinco Violinos (um dos períodos de maior glória do Sporting).
Só que a crescente pressão sobre a liderança do clube faz-se sentir ao ritmo das derrotas que o Sporting vai somando. Desde que João Pereira entrou para treinador da equipa que o leão só venceu o Amarante para a Taça de Portugal. Quanto ao resto, quatro derrotas consecutivas.
Em Alvalade não se entende "como se destruiu uma equipa em três semanas". E Diamantino Miranda diz que os sportinguistas esperam por decisões de Frederico Varandas.
"Eu continuo a dizer que o grande responsável por esta situação do Sporting é o presidente do Sporting. Ponto final", afirmou Diamantino Miranda, em declarações na CMTV.
"O presidente do Sporting pareceu-me com alguma soberba por tudo aquilo que estava a acontecer ao Sporting. E muito bem. Por ter sido ele o descobridor do Ruben Amorim", recordou Diamantino Miranda.
"Agora, julgo eu, julgou que já percebe muito de futebol", apontou o antigo jogador de futebol. O Sporting vive um dos piores momentos das últimas temporadas. Há vários anos que não somava tantas derrotas seguidas. Por isso, procuram-se respostas no reino leonino.
Diamantino reconheceu ainda que lhe causa "estranheza" a questão do diretor desportivo. "O diretor desportivo do Sporting está a trabalhar? Está de férias? Acompanha só a equipa? Senta-se na sala de conferências de imprensa quando os treinadores vão?", perguntou o antigo jogador.
"Ainda não se ouviu uma palavra do diretor desportivo do Sporting", declarou Diamantino. "Acho que esta situação aconteceu depois de se saber que o diretor desportivo já era do Manchester City".
"Acho muito estranho que o diretor desportivo do Sporting durante todo este tempo ande a passar 'pelos pingos da chuva' e não se saber de nada", precisou Diamantino Miranda.
"Para os sportinguistas é importante saber. Ele teve alguma influência na ascensão de João Pereira à primeira equipa do Sporting? Teve ou não teve? Os sócios do Sporting gostavam de saber. Ele teve ou não teve influência?", questionou o ex-futebolista português.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...