05 dezembro 2024

Ex-FC Porto na mira do Benfica; Interesse por jogador do Sporting cresce; O que levou o PSG a vetar contratação de Gyokeres; CA confirma erros de Alvalade e coloca árbitros na 'jarra'; Botafogo de Artur Jorge vence Internacional e fica a um ponto do título

O Botafogo, orientado pelo português Artur Jorge, colocou-se na quarta-feira a um ponto de conquistar o campeonato brasileiro de futebol de 2024, ao vencer por 1-0 no reduto do Internacional, na 37.ª e penúltima jornada.
A formação do Rio de Janeiro esteve perto de garantir já o terceiro cetro, depois de 1968 e 1995, o que só não aconteceu porque o ainda bicampeão em título Palmeiras, de Abel Ferreira, venceu por 2-1 no reduto do Cruzeiro, com um golo no último minuto.
Com estes resultados, o conjunto de Artur Jorge passou a somar 76 pontos, contra 73 do Palmeiras, bastando-lhe um ponto na última ronda, marcada para domingo, com o Botafogo a receber o São Paulo, sexto, e a equipa de Abel a ser anfitriã do Fluminense, 16.º.

Interesse do Valencia em Fresneda cresce. A imprensa espanhola, neste caso o portal ‘Relevo’, volta a insistir na possibilidade de Iván Fresneda, ala direito do Sporting, ser reforço do emblema che já em janeiro. Apesar de a mesma fonte garantir que até já há um princípio de acordo para uma cedência até ao final da época, explicando que também se acordará uma opção de compra na ordem dos 7,5 milhões de euros.
É verdade que Fresneda até começou com o pé direito junto de João Pereira, com a titularidade e os 90 minutos contra o Amarante, mas quer diante do Arsenal quer contra o Santa Clara não saiu do banco de suplentes. Em fase de afirmação na carreira, o regresso a Espanha é um cenário que Iván analisará, assim se proporcione. Na presente temporada, o futebolista soma apenas 207 minutos. Tem, à sua frente, Quenda e também Geny, para o corredor direito.

CA confirma erros de Alvalade e coloca árbitros na 'jarra'. O árbitro Cláudio Pereira e o VAR Hélder Carvalho vão ficar fora das nomeações nas próximas jornadas da Liga devido aos erros cometidos no Sporting-Santa Clara (0-1). O CA entende que ficaram por assinalar dois penáltis a favor dos leões, o que acabou por ter impacto direto no resultado. O primeiro lance deu-se aos 16 minutos, quando Geny Catamo foi derrubado por Vinícius, e o segundo aos 45’+2, com Safira a cortar um remate de Gyökeres com um braço. Apesar de ambos serem considerados erros crassos, os dirigentes consideram o segundo especialmente grave, isto porque a decisão vai contra as recomendações técnicas do IFAB. Por serem lances de avaliação complicada para o árbitro, a responsabilidade dos erros recai mais sobre o vídeo-árbitro Hélder Carvalho, o que deverá fazer com que este fique fora das nomeações por um período mais longo.
Outro lance que levantou polémica foi o choque entre Otamendi e Ivo Rodrigues, no Arouca-Benfica (0-2). Os lobos pediram penálti aos 34’, mas Luís Godinho nada assinalou. As opiniões dividiram-se, mas a visão do Conselho de Arbitragem foi positiva para a equipa de arbitragem: o VAR fez bem em não intervir porque o defesa do Benfica e o avançado do Arouca chegaram à bola ao mesmo tempo, ficando esta prensada e tornando o contacto normal de uma disputa pela posse.

O que levou o PSG a vetar contratação de Gyokeres. O nome de Viktor Gyokeres esteve no radar do PSG no último verão, mas apenas esta quarta-feira foi revelado o motivo pelo qual o clube francês acabaria por não avançar com uma proposta formal junto do Sporting. Segundo revela o Footmercato, Luís Campos fez os primeiros contactos entre as partes, mas quando levou o nome do goleador sueco até ao treinador Luis Enirque levou uma resposta... pouco interessada.
O treinador espanhol não se mostrou propriamente contra a eventual chegada de Gyokeres, mas fez saber ao dirigente português que o sueco poucos minutos teria enquanto fosse treinador do PSG.
Passados seis meses, a forma como Luis Enrique vai tomando este tipo de decisões gera cada vez mais mal estar no Parque dos Príncipes, mas para já não se adivinha uma mudança no comando técnico. No entanto, e no futebol já sabe, tudo depende dos resultados. 

Ex-FC Porto na mira do Benfica. O Benfica está no mercado à procura de uma solução para ocupar a vaga de Kaboré, que deverá sair em janeiro, e segundo o jornal Record, o nome de Danilo Veiga consta da lista. O lateral-direito do E. Amadora está referenciado pelos responsáveis do clube da Luz, mas, nesta altura, não é garantido que esta seja a opção que a SAD encarnada irá atacar em janeiro.
O defesa, de 22 anos, que passou vários anos na formação do FC Porto tem sido um dos destaques do emblema amadorense e, recentemente, até foi chamado por Rui Jorge para a Seleção Nacional sub-21, tendo-se estreado diante da Ucrânia. Tal acabou por fazer disparar o interesse de vários emblemas no jogador, entre eles os encarnados, que desejam mexer na posição de lateral-direito. De qualquer forma, uma decisão relativamente a este dossiê ainda não foi tomada, pois ainda estão em análise várias outras opções. E, claro está, a prioridade ainda passa por conseguir chegar a acordo com o Man. City para devolver Kaboré, o defesa do Burkina Faso que está cedido até final da época mas que não convenceu Bruno Lage.
Nas hostes benfiquistas trabalha-se por antecipação, de modo a resolver problemas quando eles surgem. Quando é necessário encontrar uma alternativa a um jogador do plantel principal, a prioridade passa por ver se há uma alternativa válida na equipa B. Se isso não acontecer, há jogadores de todas as posições referenciados no futebol nacional. É aqui que se enquadra o caso de Danilo Veiga. Como se pretende um concorrente para Bah, o habitual titular, uma solução no mercado português até seria o ideal pois evitaria um investimento demasiado avultado. E, refira-se, o jovem ainda tem grande margem de progressão e as suas características agradam à equipa técnica. Mas não é, nesta altura, o único nome em cima da mesa e, por isso, ainda não há uma decisão tomada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...