08 novembro 2024

Os dois alvos do Benfica; Bayern sonda Diomande e fica atento a Quenda. PSG desvia-se de Gyokeres; O futuro de Otamendi; “Equipa feriu a história cultural e desportiva”, diz ex-lenda do Benfica; Águias com o pior registo nesta Champions

A caminho de completar um ano de Sporting, o central Diomande assumiu, já, o estatuto de sucessor de Coates – hoje jogador do Nacional, emblema de Montevidéu – como patrão da defesa verde e branca. E esse percurso evolutivo tem trazido vários ‘gigantes’ da Europa até Alvalade: uns, como Arsenal e Chelsea, já viram negadas as suas intenções; outros, como o Bayern Munique, escreve o Record, mantêm-se em órbita, intensificando observações e prometendo passar das intenções aos atos... muito em breve. Num interesse de meses, o diário escreve que os alemães têm reforçado a sua presença nos jogos dos leões, tendo enviado novamente um emissário na goleada (4-1) aplicada pela equipa de Rúben Amorim ao poderoso Man. City.
O costa-marfinense, que completa 21 anos a abrir o mês de dezembro (dia 4), está a par de todo este contexto, preferindo, no entanto, manter-se focado no plano desportivo, e deixar tudo nas mãos de quem de direito – os seus representantes. As primeiras sondagens chegaram, mostraram-se sérias, mas aos escritórios do Sporting ainda não aterrou qualquer abordagem oficial; se acontecer já no mercado de inverno, a sociedade liderada por Frederico Varandas remetará sempre para a cláusula de rescisão – de 80 milhões de euros –, uma vez que não vai querer abrir mão de nenhum dos principais ativos nessa janela. No caso de Diomande, até lhe reviu o contrato – válido até junho de 2027 – em alta recentemente, colocando o seu salário em 1 milhão de euros brutos por ano.

Quenda merece relatório. O Sporting-City da 4.ª jornada da Champions levou a Alvalade mais de 150 jornalistas, mas também dezenas de observadores, muitos deles que nunca tinham visto o jovem Geovany Quenda, de apenas 17 anos, ‘in loco’. Neste caso, também o Bayern Munique abriu uma pasta sobre o ala dos leões, onde já tem um par de relatórios entre os futebolistas que estão referenciados pelo scouting do emblema germânico.
O hoje internacional sub-21 por Portugal tem suscitado o interesse de alguns clubes da primeira linha do Velho Continente, pois além dos de Munique, também os citizens o sinalizaram, tal como o Leipzig, futuro rival dos leões, que atua na Bundesliga.

PSG desvia-se de Gyokeres. Numa altura em que muitos tubarões europeus se mostram interessados em adquirir os serviços de Gyokeres, um grande do velho continente terá decidido não avançar pelo avançado do Sporting. Segundo o Le Parisien, o PSG não tentará a contratação do sueco...no próximo mercado de inverno, com o treinador dos franceses, Luis Enrique, a desconfiar do preço (€100 milhões de euros), considerando que este tipo de investimento envolve um elemento de risco e perigo para todas as partes.

“Equipa feriu a história cultural e desportiva”. António Simões mostrou-se dececionado e incomodado com a exibição dos encarnados em Munique. “Quando se fala no Benfica fala-se de espírito competitivo, sem medo e [anteontem] foi tudo ao contrário”, disse o campeão europeu em 1962, nas várias intervenções que fez depois do desaire frente ao Bayern.
O antigo extremo das águias e da Seleção Nacional referiu que a exibição não esteve à altura da história do clube. “A equipa não conseguiu libertar-se, foi impotente. E isso foi cansativo e dececionante para os adeptos. Passou a imagem de uma equipa pequena para o tamanho do clube, feriu a história cultural e desportiva do Benfica”, sublinhou, ao nosso jornal.
Para Simões, os encarnados revelaram “excesso de zelo”. “Relativamente ao planeamento e à organização, tudo bem. Já a estratégia não esteve tão bem. O Benfica apresentou-se para 40/50 metros e não para 80/90. Faltou uma parte do campo”, analisou. “Quem esteve de fora, não viu que os jogadores estivessem confortáveis. Valeu que não foi o Bayern de outros tempos, que marcava muitos golos”, acrescentou.
Membro dos Magriços que alcançaram o 3º lugar no Mundial de 1966, Simões recusou crucificar Lage. “Não vou comentar as escolhas iniciais nem as substituições”, justificou, apontando: “As responsabilidades têm de ser repartidas por todos.”
O antigo extremo, de 80 anos, responsabilizou também os atletas, por não terem conseguido contrariar os alemães. “Nunca precisei que um treinador me dissesse como tinha de jogar. Não é o treinador que tem de dizer que aos 27 minutos é preciso driblar este ou aquele. Os jogadores mais experientes, com nível competitivo superior, não ajudaram os mais novos.”

Benfica com o pior registo nesta Champions. Numa noite apagada do ponto de vista ofensivo, a equipa do Benfica tornou-se na única a efetuar apenas um remate numa partida desta edição da Liga dos Campeões. Os piores registos pertenciam a Lille, Girona e Slovan Bratislava, que se ficaram pelas três tentativas frente a Sporting, PSG e Man. City, respetivamente. Esses conjuntos também tinham perdido e ficado em branco.
O Benfica e o Slovan Bratislava têm em comum o facto de não terem acertado na baliza. De resto, os encarnados só tiveram ações na área contrária durante a segunda parte. E, mesmo assim, só somaram quatro toques. Pior só o Slovan Bratislava, no tal jogo frente ao Man. City. No programa Record na Hora de ontem, o treinador Pedro Moreira considerou que “a incapacidade de finalizar do Benfica deveu-se à falta de jogadores junto à área do Bayern”.
O jogo, no fundo, foi passado em grande parte no meio-campo defensivo do Benfica, pelo que Trubin teve muito trabalho. O ucraniano é já dos guarda-redes com mais defesas num jogo desta edição, com 9 intervenções, apenas superado pelas 10 de Takac, diante do Slovan Bratislava, e de Nevistic... frente ao Bayern. Aí, os bávaros venceram por uns impressionantes 9-2.

Otamendi para ficar até final da época. O Benfica planeia manter Nicolás Otamendi até final da temporada, altura em que termina o contrato. O River Plate sonha contratar o capitão das águias, mas, nesta altura, isso só poderá ser possível depois de terminada a temporada em Portugal.
Ontem, o jornalista argentino Renzo Pantich adiantou que o defesa-central, de 36 anos, trocará o Benfica pelo clube de Buenos Aires em janeiro, “salvo algum imponderável”. Ao jornal Record, fonte do Benfica garantiu que, até ao momento, não houve qualquer contacto oficial nesse sentido.
De qualquer forma, o jornal sabe que essa pretensão dificilmente se realizará no início de 2025. O River Plate, de que o jogador é adepto, deseja contar com ele, para juntar a Armani, Pezzella e Acuña, também eles campeões do Mundo. A ideia é ter Otamendi no Mundial de clubes. O central renovou em 2023, cumprindo a quinta época na Luz.

Os dois alvos do Benfica. Dois alvos do Benfica, de acordo com informações com origem no México, estão identificados: o guarda-redes Álex Padilla, de 21 anos, jogador do Athletic Bilbao, e o atacante de 23 anos César Chino Huerta, do Pumas.
O guardião joga em Espanha, país em que nasceu, e é internacional espanhol em categorias jovens, mas tem dupla nacionalidade, dado que a mãe é de origem mexicana. Desperta, pois, a curiosidade dos mexicanos, que indicam que pretende sair para jogar mais (5 jogos apenas esta época). Padilla tem 1,90 metros e é visto como guarda-redes de futuro, pelo que o Athletic estará na disposição de deixá-lo sair somente por empréstimo, para ganhar minutos e experiência, estando seguro através de uma ligação até 2027.
César Huerta é um caso bem diferente: atacante que pode jogar pelo meio ou pelas linhas, que já oferece garantias, com 13 internacionalizações pelo México, é apontado há muito ao futebol europeu.
Está em processo de renovação de contrato, mas ainda não assinou nova ligação ao Pumas, pelo que pode sair livre no próximo verão. Além de Benfica, Lazio (Itália), Nice (França), Girona (Espanha), Aston Villa (Inglaterra) e Ajax (Países Baixos) estarão também a acompanhar o processo do talentoso futebolista mexicano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...