07 novembro 2024

Inicia o leilão por Gyokeres. "É uma versão um pouco melhor de Haaland"; Preparado 'ataque' por Pote em janeiro; Brasileiros falam em amasso e retranca do Benfica. Espanhóis destacam inexistência atacante e italianos falam em Benfica "sem reação"

Já não falta quase nada a Viktor Gyokeres para ser, nesta altura, o ponta-de-lança mais pretendido da Europa. Acabadinho de se estrear com um póquer internamente (Estrela da Amadora), o primeiro da carreira, voltou a disparar a nível internacional e, desta vez, vergou o Manchester City com três golos, no triunfo estrondoso do Sporting (4-1) diante do campeão inglês e vencedor da Champions em 2022/23. O brilho do avançado sportinguista foi tão intenso que ofuscou o próprio Haaland, uma das figuras da equipa de Pep Guardiola.
Van der Vaart, antigo jogador dos Países Baixos, não faz por menos e coloca o jogador do Sporting nos píncaros: "É uma versão um pouco melhor de Haaland."
E na onda de despedidas, Rúben Amorim está de saída para o Man. United e Hugo Viana também vai experimentar a Premier League no final da temporada no City, os adeptos estão desconfiados e têm razões para isso, pois o interesse no internacional sueco disparou.
Ao Barcelona, Arsenal, Chelsea, AC Milan, Al Nassr, entre outros, juntou-se o Bayern no assédio ao goleador leonino. O "Bild" garante que o avançado está nas cogitações do vice-campeão alemão.
É certo que não haverá saldos de inverno, na reabertura de mercado Frederico Varandas exigirá sempre os 100 milhões de euros para libertar o artilheiro do campeonato, mas no próximo verão a situação poderá ser ligeiramente diferente e haverá espaço para negociação. De acordo com algumas publicações inglesas, haverá mesmo um acordo verbal entre as partes para que, nessa altura, o camisola 9 possa sair por um valor mais baixo, na ordem dos 80 M€ - especifica o "The Telegraph".
Os golos frente ao City não deixaram ninguém no mundo do futebol indiferente, muito menos o selecionador da Suécia, Tomasson. "Neste momento tem o pacote completo. Ele é um trator, forte como o diabo. Não posso dizer que lhe falte alguma coisa", sublinhou o técnico, demonstrando um conhecimento profundo de tudo o que se passa com o jogador, mesmo na Liga portuguesa. "Ele é brilhante, não é? Marcou três golos na terça-feira, alguns dias antes marcara quatro. Penso que marcou 23 golos em 16 jogos [n.d.r.17]. Se somar os seus quatro golos e quatro assistências pela Suécia, subitamente chega aos 27 golos. É incrível", diz Tomasson.
Gyokeres está a viver o melhor período da carreira e isso é bem visível na relação que tem tido com a baliza em 2024 de leão ao peito: 49 golos em 46 jogos. Se contabilizarmos os cinco encontros que realizou na seleção e os cinco golos que marcou, chegamos aos 54 golos em 2024 em 51 jogos.
Desde que chegou ao Sporting, na temporada passada, soma 66 golos em 67 partidas. Esta época e olhando apenas para os momentos mais quentes, soma um póquer, dois "hat-trick" e três bis. Em 2023/24, foram dois "hat-trick" e 10 bis. Estes números convenceram Van Basten, antigo jogador dos Países Baixos. "Um avançado que também pode jogar futebol. É forte, marca golos com facilidade e é calmo à frente da baliza. É muito bom", comentou.

Preparado 'ataque' por Pote em janeiro. O Aston Villa está empenhado em tentar levar Pedro Gonçalves de Alvalade na próxima janela de mercado. O namoro é antigo e o médio ofensivo, de 26 anos, nunca saiu verdadeiramente do radar do emblema da Premier League que, de resto, chegou a ponderar avançar com uma proposta de 40M€ no final da última temporada. Os dirigentes do clube inglês haveriam, depois, de recuar nessas intenções pelos sinais dados pelo leão que pretendia um valor mais elevado para abrir mão de uma das peças mais influentes do sistema idealizado por Rúben Amorim.
Ultrapassados alguns meses, o Aston Villa prepara-se para voltar à carga e na última terça-feira, escreve A Bola, marcou presença em Alvalade, através de alguns responsáveis dos 'villans', tendo a mira apontada ao internacional português. A exibição de Pedro Gonçalves voltou a encher as medidas e o interesse, segundo o diário, continua bem vivo. E promete subir de tom nos próximos meses.
Ainda assim, apesar dessa intenção, o Sporting vai manter-se irredutível no que respeita à saída dos jogadores mais importantes no mercado de inverno: ninguém será negociado abaixo das respetivas cláusulas. Os responsáveis ingleses, de resto, face à saída de Rúben Amorim, acreditam que os leões poderão ser mais... flexíveis nas negociações. Algo que não deverá... acontecer, pois Pedro Gonçalves continuará a ser um dos elementos influentes para o futuro, nomeadamente de João Pereira, técnico que assumirá a sucessão no comando dos leões, e que vai manter a linha base da equipa de Rúben Amorim com o avançado português a assumir um papel de destaque no trio da frente, juntamente com Gyokeres e Francisco Trincão.

Na revista de imprensa internacional ao jogo do Bayern contra o Benfica o destaque vai para um Benfica muito defensivo. Os brasileiros do Globoesporte falam mesmo em "amasso" a um Benfica que só esteve na "retranca". "O Bayern amassou o Benfica do início ao fim do jogo no Allianz Arena e venceu, mas por apenas 1-0. Golo de cabeça de Musiala, a 22 minutos do fim, permitiu superar a retranca."
Já os espanhóis do AS destacam o "muro defensivo do Benfica que foi depois inexistente no ataque". Já os italianos da La Gazzetta dello Sport escrevem que o Benfica esteve "focado na defesa" e que depois de sofrer "não teve reação".
Por fim os alemães do BILD, falam de uma vitória "por poucos golos" frente a "um Benfica forte defensivamente."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...