29 outubro 2024

United amarra Rúben Amorim. Negociações muito adiantadas. João Pereira pode ser o sucessor; Akturkoglu bate todas as contratações do Benfica neste século; Rodri conquista Bola de Ouro. Bonmatí bisa no feminino

O terramoto originado pela chicotada psicológica de Ten Hag, em Manchester, está a causar ondas de choque em Alvalade. Segundo a imprensa inglesa e portuguesa, a probabilidade de Rúben Amorim rumar ao United é muito elevada, na sequência de um dia de intensos contactos que foram aproximando posições e deram força a um cenário que ao princípio da tarde não parecia mais do que um rumor, mais um, embora desta vez nem Amorim nem o Sporting o tenham desmentido.
Segundo o jornal Record apurou, as negociações entre os red devils, o empresário do técnico, Raul Costa, e a SAD liderada por Frederico Varandas estão muito adiantadas, o que deixa Amorim a um pequeno passo de rumar à Premier League. De tal forma que o nome de João Pereira já estava ao princípio da noite de ontem a ser seriamente equacionado como alternativa. O atual técnico da equipa B é o mais forte candidato a assumir o banco do conjunto principal. Outra hipótese será Carlos Fernandes, adjunto de Rúben.
Relativamente ao United, apurou o jornal Record, a saída poderá consumar-se por 10 milhões de euros. Embora a cláusula de rescisão do treinador seja de 20 milhões para clubes estrangeiros (e de 30 M€ para Portugal), existe uma adenda que torna possível a Amorim sair do Sporting por 10 milhões de euros, se a proposta for de um dos chamados tubarões europeus, como é o caso do United, ou de outros, como o City, o Liverpool, o Real Madrid, o Barcelona ou o Bayern Munique.
O processo espoletado pelo despedimento de Erik ten Hag, logo ao início do dia, foi muito rápido e Amorim esteve desde o primeiro momento na linha da frente, apesar de o United ter avaliado mais opções. Um dos fatores que mais contribuiu para o desfecho que agora parece iminente foi a intervenção de... Hugo Viana, que no final desta época vai passar a ser o diretor desportivo do rival do United, o Manchester City.
O ainda diretor de futebol do Sporting acabou por ‘ajudar’ o influente Pini Zahavi a colocar Amorim em Old Trafford, ao convencer o United que perderia o técnico para o... City no dia em que Pep Guardiola saísse do Etihad. Algo que poderá acontecer no final desta época. Este argumento foi de importância capital ao longo dos últimos... dias, pois este cenário não foi repentino, antes pelo contrário, já vinha sendo debatido há algum tempo. Recorde-se que Pini Zahavi é próximo de Antero Henrique, cunhado de Rúben Amorim, e de Raul Costa, o empresário do treinador. Esta ligação revelou-se decisiva.

Akturkoglu bate todas as contratações do Benfica neste século. Foi chegar, ver e...marcar. O percurso de Akturkoglu de águia ao peito tem sido recheado de golos, já que em sete partidas disputadas até ao momento o atacante leva oito golos. Um registo impressionante e que fruto do "hattrick" no 5-0 ao Rio Ave bate todas as contratações do Benfica neste século.
Akturkoglu pode vangloriar-se assim do estatuto de melhor reforço das águias, pois supera até os números de pontas-de-lança com sucesso na Luz, como foram os casos de Jonas e Lima, que faturaram sete e seis golos, respetivamente, nos primeiros sete encontros disputados pelo clube da Luz. Com cinco golos seguem-se ainda nomes como Mantorras, Waldschmidt, Seferovic e Darwin.

Rodri conquista Bola de Ouro. Bonmatí bisa no feminino. A cidade de Paris vestiu-se de gala esta segunda-feira para mais uma edição da Bola de Ouro. O prémio de melhor jogador do mundo foi entregue ao espanhol Rodri Hernández, que sucedeu ao argentino Lionel Messi.
O hispânico, atualmente a recuperar de uma grave lesão no joelho contraída em setembro, participou no inédito 'tetra' do Manchester City em Inglaterra, na conquista da Supertaça Europeia, em agosto de 2023, e do Mundial de clubes, em dezembro do mesmo ano. Rodri participou também no título europeu de Espanha, além de ter sido eleito o melhor jogador do torneio continental de seleções.
Há 64 anos que um futebolista espanhol não era agraciado com o 'Ballon D'Or', sendo que o último foi Luis Suárez, em 1960, já depois de Alfredo di Stéfano ter recebido o troféu em 1957 e 1959.
A cerimónia ficou pejada de polémica ainda antes de ter começado. O internacional brasileiro Vinícius Jr. era o favorito a vencer a distinção, mas acabou por perder o prémio para o jogador do Manchester City. Sabendo disso de antemão, o canarinho e a comitiva do Real Madrid não marcaram presença no Théâtre du Châtelet, em Paris.
Rúben Dias foi o melhor português na Bola de Ouro, ao colocar-se no 23.º lugar. Vitinha foi o 27.º classificado. No feminino, Aitana Bonmatí (Barcelona e Espanha) foi eleita a melhor jogadora de futebol feminino pelo segundo ano consecutivo.
Já o prémio Lev Yashin, entregue ao melhor guarda-redes do ano, foi para o argentino Dibu Martínez, que levou a melhor sobre Diogo Costa. Lamine Yamal conquistou o prémio Kopa, que distingue o melhor jogador sub-21, e terminou à frente de João Neves, sexto colocado.
No capítulo dos treinadores, Carlo Ancelotti foi eleito o melhor do ano, com o prémio feminino a seguir para Emma Hayes, antiga treinadora do Chelsea e atual selecionadora dos EUA. Filipa Patão era uma das nomeadas. O Real Madrid foi a equipa masculina do ano, ao passo que o Barcelona venceu a distinção feminina.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...