30 outubro 2024

Surpresa e traição no balneário do Sporting; Leões estão a complicar a saída de Amorim; Remates enquadrados de Samu deram todos em golo; Usar Djaló para baixar valor de Chico não está em cima da mesa

Foi com total surpresa, enorme estupefação e substancial dose de revolta que o balneário do Sporting recebeu a notícia que o seu comandante tinha, de facto, aberto a porta à possibilidade de rumar a Inglaterra, depois de muitas vezes – já esta época – se ter mostrado tão focado e feliz no projeto que jurava continua a abraçar. E esse ambiente fez-se sentir logo na palestra matinal dada ontem em Alcochete, com um constrangedor silêncio enquanto o treinador dava as últimas indicações para o encontro diante do Nacional. Alguns atletas – apurou e noticiou Record no seu site, durante a tarde – sentiram-se traídos, dado que cedo fecharam as portas do mercado em prol de um projeto comum, não compreendendo a decisão de Amorim de agora o querer abandonar; e entre esse grupo, alguns chegaram, sabemos, a pedir justificações diretas ao seu comandante, que levaram a conversas mais privadas.
Também houve muito espaço para a tristeza, que chegou através das lágrimas de elementos mais próximos ao técnico. Mas este compreende, disse, o misto de sentimentos. “Consigo perceber os meus jogadores que, ao irem para uma palestra, não estão iguais. Mas isso faz parte da nossa vida e já aconteceu no passado”, atirou na conferência, recordando... a sua chegada ao Sporting: “Se sair, sei que vão ficar desapontados e tristes comigo; como disse, isso faz parte da vida: aconteceu em Braga, antes de aqui chegar. Ficarão desapontados, porque sentiram que estávamos a construir algo especial. Mas recordo, sobre saídas, que nenhum dos jogadores teve a cláusula paga. E aí existe coerência.”

Leões estão a complicar a saída de Amorim. O processo de saída de Rúben Amorim para o Manchester United está a ser menos amigável do que o próprio treinador esperava. Pese as informações que davam conta de que a SAD exigia que fosse o próprio Rúben a pagar os 10 milhões da sua cláusula, o jornal Record escreve que o contrato de Amorim prevê que seja o clube, no caso o Man. United, a ressarcir os leões, que se mantêm exigentes nas negociações. A SAD estará inclusive a elevar as exigências acima do valor acordado no fim de 2022, altura em que Amorim renovou. Apesar do impasse que não permite confirmar nada para já, facto é que os dados estão lançados, em cima da mesa e as próximas horas deverão ser decisivas para que se possa desbloquear este ponto, onde são os verdes e brancos que colocam maior pressão. Recorde-se que para os gigantes do Velho Continente, Rúben tem essa ‘barreira’ de 10 milhões, que contrasta com os 20 M€ para as outras equipas estrangeiras, além dos 30 M€ para os clubes portugueses. Os ingleses garantem, ainda, que Amorim poderá ter de de dar dias à casa, antes de sair.
Já, segundo escreve o jornal A Bola, além dos 10 milhões de euros da cláusula de rescisão do treinador, Varandas quer mais 5 milhões de euros para que a restante equipa técnica possa rescindir e assim rumar também a Old Trafford. E além deste valor pelos adjuntos, exige ainda um outro para que a mudança para Inglaterra possa acontecer de imediato.

Remates enquadrados de Samu deram todos em golo. Quem quer ser o primeiro guarda-redes da Liga Betclic a defender um remate de Samu? Querer, todos querem, mas é preciso poder e, até agora, nenhum o conseguiu. A prova está nas estatísticas da Opta. Elas mostram que, no campeonato, o avançado espanhol marcou golo em todos os sete remates que enquadrou com as balizas das equipas adversárias. O último a falhar a missão foi o consagrado Ochoa. O internacional mexicano sofreu três golos de Samu e permitiu que o internacional jovem espanhol ultrapassasse Galeno, tornando-se no melhor marcador do plantel portista, com 11 golos da sua autoria em nove jogos pelos dragões. Voltando, então, à Liga, Samu soma um total de 16 remates nos seis jogos já realizados, pelo que os restantes nove ou foram bloqueados pelos defesas ou saíram desviados. Na Liga Europa, aí já é diferente: o reforço contratado ao Atlético Madrid enquadrou sete dos 12 remates que efetuou, mas 'só' apontou quatro golos, os suficientes para ser o melhor marcador da prova da UEFA ao fim de três jornadas.
A eficácia é, no geral, digna de registo , sendo que na Liga Europa marcou em todos os jogos, enquanto na Liga Betclic não faturou no jogo de estreia, os 17 minutos em Alvalade, nem nos 90 minutos contra o Sp. Braga.

Usar Djaló para baixar valor de Chico não está em cima da mesa. Que a Juventus quer contratar Francisco Conceição em definitivo já não é propriamente uma novidade, mas, ontem, a imprensa italiana destacou um trunfo que o clube considera ter na manga. À boleia da recente afirmação de Tiago Djaló como titular na equipa de Vítor Bruno, a Juventus acredita que o central pode servir como uma espécie de moeda de troca, uma vez que está nos dragões cedido pela Juve. Obviamente que há valores de mercado bastante distintos para os dois jogadores, pelo que os italianos teriam na mesma que desembolsar uma maquia para assegurar Francisco Conceição em definitivo. Segundo a ‘Gazzetta dello Sport’, a Juventus pretende utilizar o passe de Djaló para ajudar a baixar os 30 milhões de euros da cláusula de rescisão do extremo, uma informação que não bate certo com a urgência que os italianos têm em fechar o negócio, isto porque a cláusula só se fica pelos 30 milhões entre 15 de junho e 15 de julho de cada ano, sendo nos restantes dias de 45 milhões de euros.
Assim sendo, se a Juventus tem pressa em agarrar Francisco Conceição terá que pagar esse valor a pronto ao FC Porto ou então entrar em negociação com a SAD portista, entrando aqui a tal intenção de incluir o passe de Tiago Djaló, mas para baixar a fasquia dos 45 e não dos 30 milhões de euros. O jornal Record sabe que esse cenário, de momento, não está sequer em cima da mesa e que não há qualquer tipo de conversa formal entre os clubes sobre o tema.
O central custou aos bianconeri um valor a rondar os 5 milhões de euros em janeiro deste ano e assinou um contrato válido até junho de 2026.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...