01 outubro 2024

Promete "um Benfica europeu" e fala da sua equipa que terá um diretor "que é um dos maiores casos de sucesso no futebol mundial"; Amdouni ameaça tirar o lugar a Pavlidis; A renovação no Dragão; Francisco Moura é rei das assistências na Europa; "Diogo Costa? Será o melhor do mundo"

O FC Porto está a ultimar uma proposta de renovação de contrato para Alan Varela, um dos pesos-pesados do plantel liderado por Vítor Bruno. A informação foi avançada pelo jornalista argentino César Luis Merlo, da TyC Sports, e agora confirmada pela imprensa desportiva nacional.
Fundamental nos dragões desde a sua chegada há um ano, o argentino chegou a ser apontado como alvo do Liverpool no mercado de transferências deste verão. O médio manteve-se na Invicta e agora deverá ver o salário ser aumentado. A duração do contrato deve manter-se até junho de 2028. A cláusula de Varela é de 70 milhões e poderá subir para os 90.
Alan Varela, de 23 anos, é um dos capitães de equipa do FC Porto. Esta temporada conta com oito jogos disputados e uma assistência.

Francisco Moura é rei das assistências na Europa. A entrada de Moura no FC Porto tem sido como um furacão com consequências devastadoras para a maioria dos adversários. Com apenas quatro jogos pelos dragões, o esquerdino atingiu a mesma quantidade de assistências e já é o “rei” do plantel neste departamento. No entanto, é quando se acrescentam as ofertas obtidas ainda ao serviço do Famalicão, contra o Boavista, que o número ganha proporções únicas entre os jogadores do setor defensivo que alinham nos dez principais campeonatos da Europa. O portista é líder isolado do ranking continental nesta fase da época, com mais uma oferta do que Grimaldo, que encerrou 2022/23 como o defesa com mais “entregas” na soma do campeonato, taças nacionais e competições europeias.
A assistência que fez para Deniz Gul fechar a goleada (4-0) do FC Porto ao Arouca, naquele que foi o centésimo jogo da carreira de Moura na I Liga, é a que vai marcando a diferença para o ex-Benfica por agora. E embora não se possa dizer que tenha um destinatário preferido na hora de oferecer golos, até porque também assistiu Pepê neste período (V. Guimarães), a verdade é que o lateral tem sido um precioso auxílio para Samu na relação que vai mantendo com as balizas. O espanhol já faturou por duas vezes a passe do aspirante a internacional português, que, se continuar assim, mais tarde ou mais cedo acabará mesmo por surgir no radar de Roberto Martínez.

"Diogo Costa? Será o melhor do mundo". Diogo Dalot concedeu uma extensa entrevista à edição desta terça-feira do jornal A Bola, na qual abordou diversos temas, entre eles, claro está, o tão aguardado reencontro com o FC Porto, na segunda jornada da fase de liga da renovada Liga Europa.
A pouco mais de 48 horas da partida do Estádio do Dragão, o lateral-direito do Manchester United teceu rasgados elogios à antiga equipa, particularmente, a Diogo Costa, guarda-redes que, ao longo dos últimos meses, tem vindo a ser apontado como alvo da equipa, e que o próprio conhece bem.
"Já falámos, claro. Assim que saiu o sorteio, sabíamos que seria um jogo especial. Ele é um amigo de longa data, e por isso, como é lógico, mantemos o contacto, e há sempre aquelas picardias. Ele sabe que é um grande jogo também para ele, para o clube", começou por afirmar.
"Como é lógico, no passado, já terá sido referenciado, não só aqui, como em diversos grandes clubes europeus, não tenho dúvidas de que tem potencial para ser dos melhores guarda-redes do mundo", prosseguiu.
"Já é um dos melhores, mas vai certamente ser o melhor. O timing é ele que decide, tomará as suas decisões. Se ficar a carreira toda no FC Porto também será bom para mim, enquanto portista, mas tem mais do que capacidade para ser um dos melhores, como tem demonstrado", concluiu.

Amdouni ameaça tirar o lugar a Pavlidis no onze inicial do Benfica frente ao Atlético de Madrid, amanhã, na Liga dos Campeões. Ao que o jornal Correio da Manhã apurou, face ao poderio e características do adversário espanhol, Bruno Lage pondera apostar num avançado mais móvel. Ao mesmo tempo, o técnico não é indiferente aos momentos de forma dos dois jogadores.
Lage confia no potencial de Pavlidis, como já afirmou publicamente. O avançado grego foi sempre titular desde que o técnico regressou à Luz, mas nesses quatro jogos só marcou um golo e no último encontro foi substituído aos 68 minutos, bem mais cedo do que vinha sendo habitual. A intenção inicial da equipa técnica era não só preservar Pavlidis, tendo em vista já o encontro da Champions, mas também continuar com o trabalho de motivação de Arthur Cabral. O brasileiro recuperou o ânimo desde a mudança no comando das águias e Lage e a sua equipa técnica querem capitalizar essa dedicação, para terem uma alternativa válida na frente de ataque.
Só que na goleada ao Gil Vicente (5-1), Amdouni veio baralhar as contas. O avançado contratado em cima do fecho do mercado de verão ao Burnley voltou a ter impacto positivo na equipa e, ao fim de quatro jogos como suplente utilizado, até se estreou a marcar.
Além da meia distância, como se viu no golo frente aos gilistas, Amdouni tem como um dos pontos fortes a grande mobilidade e polivalência que lhe permitem atuar em quatro posições no ataque: as duas alas, no apoio ao avançado ou como principal referência do ataque.

Promete "um Benfica europeu" e fala da sua equipa que terá um diretor "que é um dos maiores casos de sucesso no futebol mundial". João Diogo Manteigas é o primeiro candidato às eleições do Benfica do próximo ano, não se apresenta contra Rui Costa ao qual reconhece toda a legitimidade para concluir o mandato. Mas perfila-se como uma imagem de mudança assente na sua juventude (36 anos) e num projeto que promete chamar para o diálogo outros prováveis candidatos – todos menos Luís Filipe Vieira, que acusa de ser representante do passado.
"A minha equipa? Há um grupo de pessoas com quem tenho falado nos últimos três anos. A equipa para a SAD está fechada e é composta por um diretor financeiro, um diretor-geral e um diretor-desportivo para a equipa principal e equipa B, são todos benfiquistas, condição indispensável, e estão ligados ao setor desportivo. Há um quarto elemento que é o diretor-desportivo da formação que não é português, e tem ligação direta aos outros três elementos. Posso dizer que é um dos maiores casos de sucesso da última década no futebol mundial. O projeto desportivo passa por formar e reter talento para estar à altura do Benfica do passado", começou por dizer antes de falar sobre as ambições europeias do Benfica.
"Quem está num clube como o Benfica tem sempre de ambicionar o melhor, por isso prometo um Benfica europeu. Já vi finais da Liga Europa com clubes que eram acessíveis ao Benfica. O Benfica tem de fazer tudo para ganhar e dar alento aos sócios e adeptos".
Manteigas falou também sobre a uma gestão que respeite os valores e princípios do Benfica, e explicou o que significa isso.
"Há muito tempo que o Benfica é visto como uma empresa de sócios, o que é completamente errado. É preciso ter uma liderança que sirva o clube e que oiça os sócios, são eles que mandam no clube. Temos de impor a base genuína e o sentimento benfiquista para gerir este universo e recuperar novamente a emoção e a paixão dos sócios. Há uma dívida brutal na SAD e no clube e uma necessidade premente de manter a cabeça acima da água. Quem está no Benfica dedicou-se em exclusivo ao futebol, porque é o que alimenta tudo o resto, mas eu tenho uma visão diferente. O futebol é um setor milionário, de sucesso e em desenvolvimento, depois há as modalidades. Devo tratar as duas de forma diferente, mas a base é igual: vencer. Digo sempre que só há sucesso financeiro se tivermos primeiro sucesso desportivo e não o contrário", disse antes de explicar a promessa de 'limpeza' de funcionários na Luz.
"Temos de perceber a alocação de funcionários. O Benfica tem mais de dois mil funcionários e um excesso de pessoas com cargos diretivos. Além da reestruturação financeira e desportiva, o Benfica tem de perceber a importância das pessoas dentro da estrutura e a forma de encontrar soluções internamente em vez de pagar a peso de ouro serviços externos. Não vai haver lugar para pessoas que nos últimos anos não tiveram resultados", explicou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...