25 outubro 2024

Pai de Kokçu abre a porta ao Liverpool; Otamendi ligado a 4 dos 6 golos sofridos na era Lage; "Otamendi e Di María? Uma desilusão"; "Feyenoord foi o dono em absoluto do jogo", diz ex-Benfica

O pai de Orkun Kokçu, Halis, abordou os recentes rumores de que o filho poderá em breve deixar o Benfica para reforçar o Liverpool. Agora que Arne Slot, antigo treinador do médio no Feyenoord, está no comando do clube inglês, o nome do filho foi associado aos reds e o pai não nega esses rumores. «Estamos a falar de um futebolista profissional. Por isso, podem citar-se vários clubes. O Liverpool, mas também outros clubes. Mas o foco de Orkun é o mais importante e, neste momento, está no Benfica. [Mas] No futebol moderno, todos os clubes pensam, no aspeto financeiro, em ter lucro. Os adeptos e o clube aceitam isso, ele é um jogador com muito potencial. Veremos onde é que ele vai parar no futuro. Arne Slot é um bom amigo, já passaram por muita coisa juntos. Liverpool? Por que não?», diz o pai Kokçu ao ESPN neerlandês.
Depois de uma época passada complicada com Roger Schmidt, o pai refere que nunca teve dúvidas de que assinar pelo Benfica era o passo certo.
«Os treinadores e os jogadores têm sempre de sair quando as coisas não estão a correr bem, mas o Benfica é um grande clube. Os adeptos são como os do Feyenoord, apoiam em tudo. Nunca tivemos dúvidas, porque aqui [Portugal] é fantástico. Tanto o clima como o futebol», comentou.

"Feyenoord foi o dono em absoluto do jogo". Valdo, antigo internacional brasileiro bicampeão pelo Benfica, 60 anos, viu, na tribuna presidencial do Estádio da Luz, «o Feyenoord dono em absoluto do jogo», a comandar as ações «do início ao fim da primeira parte». «O 0-2 ao intervalo saiu barato», partilhou o antigo médio. Na segunda parte, Lage «ainda baralhou as cartas» com as substituições, mas Valdo em «momento algum» sentiu que o «Feyenoord se tivesse assustado ou tivesse tremido».
«Ouvi Bruno Lage falar de marcação homem a homem no meio-campo], não vi isso. Vi marcação forte. Quando o Benfica tinha a bola havia sempre um jogador do Feyenoord, mas não havia marcação homem a homem. O Benfica foi surpreendido porque nunca o Feyenoord chutou a bola para a frente. O central saía a jogar, os laterais também, o guarda-redes não era mau com os pés. Essa foi a grande dificuldade», analisou o antigo médio, para quem o Benfica «preparou-se» mas talvez «não imaginasse que o Feyenoord jogasse de igual para igual».

"Otamendi e Di María? Uma desilusão". A "surpresa" com o que ia acontecendo no Estádio da Luz revelou-se unânime. É o que garante Mikos Gouka, jornalista que viveu de perto o Benfica-Feyenoord (1-3). Para o holandês, esta partida da Liga dos Campeões ficará na memória por alguns anos e por vários motivos: tanto pela "desilusão" com Nicolás Otamendi e Ángel Di María, como pelos golos do jovem Antoni Milambo.
"O Feyenoord não só surpreendeu o Benfica, como também se surpreendeu a si próprio", começou por dizer o jornalista da 'AD Sportwereld'. "Há algumas semanas, ainda havia muitas críticas sobre a forma de jogar do Feyenoord e sobre os jogadores, mas o comboio começou a andar", acrescentou, antes de atribuir mérito à equipa holandesa ao invés de demérito à portuguesa. 
"O Benfica foi uma desilusão, mas isso deveu-se ao facto de o Feyenoord ter conseguido jogar sob a pressão do Benfica. A equipa de Priske só precisou de suar um pouco depois do 1-2 da equipa de Lage. Foi um momento em que o estádio se encheu de apoio. Mas o Benfica continuou desleixado", nota Mikos Gouka, que descreve a Luz como "um dos melhores estádios do Mundo".
Para o holandês, o problema do Benfica começou ainda antes do apito inicial. "Ganharam 5-0 no verão e tornaram-se imbatíveis sob o comando de Lage. Por isso, sim, houve um certo subestimar face ao adversário. Estou seguro de que o Benfica não vai continuar a subestimar o Feyenoord, mas o mal já está feito", atira.
Havia grande expectativa dos holandeses na dupla argentina do Benfica. Mas essas expectativas... saíram defraudadas. "Sobretudo os campeões do Mundo foram uma verdadeira desilusão", avalia ainda Gouka, acrescentando: "Para o jovem Milambo, a noite foi inesquecível. Dois golos contra um clube de topo europeu aos 19 anos... Foi merecido e surpreendente."

Otamendi ligado a 4 dos 6 golos sofridos na era Lage. O central Otamendi foi titular em 6 dos 7 jogos com Bruno Lage ao leme - a exceção foi a partida da Taça de Portugal, com o Pevidém - mas a exibição desinspirada frente ao Feyenoord coloca o seu estatuto em perigo uma vez que o treinador não tem intocáveis. O argentino ficou ligado aos dois primeiros golos dos holandeses (apontados por Ueda e Milambo) e ainda se mostrou desconcentrado noutro lance em que a bola entrou na baliza de Trubin, sendo depois revertido pelo VAR.
Aos 36 anos, o campeão mundial cumpre o último ano de contrato com os encarnados e, apesar de ser o capitão de equipa, o estatuto de titular indiscutível começa a ser colocado em causa devido às exibições menos conseguidas. Olhando para 6 golos sofridos pelo Benfica desde que Bruno Lage rendeu Roger Schmidt - para quem o camisola 30 também era indiscutível -, Otamendi esteve ligado a 4.
Frente ao Santa Clara falhou o corte e Vinícius Lopes isolou-se perante Trubin e não falhou. Depois, em Belgrado, precipitou-se ao sair ao mesmo jogador que António Silva estava a marcar e a bola sobrou para Milson reduzir. O técnico manteve a confiança no argentino, que passou a fazer dupla com Tomás Araújo.
Contudo, a derrota frente ao Feyenoord pode levar Bruno Lage a mexer no onze que tem sido habitual e Otamendi é um dos mais fortes candidatos a ir para o banco. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...