18 outubro 2024

Oferta do United para Akturkoglu; Benfica avança para contratação de alvo em janeiro; Benfica tinha espiões na Federação, Liga de Clubes e Arbitragem; Imprensa internacional dá ecos à acusação de corrupção do Benfica

A investigação do Ministério Público (MP) no Caso dos Emails constatou que o Benfica tinha pelo menos três indivíduos que lhe passavam informações da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), da Liga, do Conselho de Arbitragem e de outros órgãos. Mas, apesar dos indícios de troca de favores, apenas um desses “espiões” poderá vir a ser punido criminalmente.
Horácio Piriquito, vogal do Conselho Fiscal da FPF, vai ser alvo de um processo autónomo por passar documentos da instituição a Pedro Guerra, do jornal “O Benfica”. O MP confirmou que, a 30 de novembro de 2016, Piriquito enviou uma auditoria interna. E, dois meses antes, já enviara um documento, a cujo conteúdo o MP não conseguiu aceder, mas que, segundo o próprio Piriquito, seria algo “superconfidencial, nem sequer foi ainda aprovado”.
À luz dos estatutos da FPF, Piriquito é um funcionário, pelo que os factos denunciados são suscetíveis de integrar, em abstrato, crimes de corrupção passiva e ativa, oferta ou recebimento indevido de vantagem, abuso de poder ou violação de segredo por funcionário. Assim, foi extraída uma certidão e será alvo de processo autónomo.
Entre 2013 e 2017, Nuno Cabral, delegado da Liga, enviou a Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica, vários documentos da Liga e de outras entidades: relatórios dos jogos do Benfica, listagens de multas, classificações e nomeações de árbitros e de observadores e pareceres jurídicos da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol. No mesmo período, recebeu do Benfica ingressos para, pelo menos, 47 jogos do clube da Luz, incluindo duas finais da Liga Europa, em Amesterdão e Turim, e um bilhete de avião para os Países Baixos.
“Estes factos poderiam tratar-se de um crime de oferta ou recebimento indevido de vantagem”, diz o MP, notando, porém, que Cabral deixou a Liga em 2016 e só em 2017 tal conduta foi criminalizada no desporto. E a Liga só obteve estatuto de utilidade pública em 2020, pelo que também não há crime de recebimento ou oferta indevida de vantagem nem de corrupção por funcionário. Por fim, não podia ser corrupção desportiva, por Cabral ser um “mero delegado”, sem capacidade de falsear um resultado, sustenta o MP.
Também Ferreira Nunes, elemento do Conselho de Arbitragem responsável pelas classificações dos árbitros entre 2013 e 2016, não poderá ser responsabilizado criminalmente. A investigação detetou indícios de “troca de favores”, pois terá recebido bilhetes para jogos, estadias em hotéis e o alegado pagamento de um parecer, a troco de informação das notas de árbitros. Porém, à data destes factos, já não integrava o Conselho de Arbitragem.

Imprensa internacional dá ecos à acusação de corrupção do Benfica. A imprensa internacional deu grande destaque às acusações de corrupção feitas ao Benfica e à possibilidade de a equipa de futebol poder ser punida com uma suspensão de seis meses a três anos.
Em Espanha, o jornal 'Marca' dá conta das acusações de "corrupção e fraude fiscal" nos negócios do Benfica com o V. Setúbal. No entanto, a notícia dá conta de que o presidente Rui Costa não está "entre os arguidos", mas terá de testemunhar "contra o seu próprio clube".
Já o jornal 'As' intitula: "Escândalo em Portugal: Podem suspender o Benfica de todas as provas." O 'Mundo Deportivo' refere que as autoridades portuguesas pedem a suspensão do Benfica por corrupção.
Em Inglaterra, o 'Sports Business' avança que as águias enfrentam acusações de corrupção e de fraude fiscal.
Também no Brasil, o 'Globoesporte' noticia a situação e destaca as transferências suspeitas de Gabriel dos Anjos e de Hermes.

Oferta do United para Akturkoglu. O canal turco Sports Digitale deu conta de que o Manchester United está a seguir muito atentamente os passos de Akturkoglu. O extremo foi contratado pelo Benfica ao Galatasaray no verão e tem tido início auspicioso na Luz, tornando-se, rapidamente, peça-chave para Bruno Lage, com quatro golos e duas assistências em cinco jogos. O Sports Digitale dá conta de que os red devils já terão preparados 35 a 40 milhões de euros para convencer o Benfica a vender.
Lembramos que o internacional turco só poderá transferir-se no final da temporada já que antes do Benfica jogou no Galatasaray este ano.

Benfica avança para contratação de alvo em janeiro. Faltam pouco mais de dois meses para a reabertura do mercado de transferências e, segundo garante O Jogo, em cima da mesa do Benfica vai estar a contratação de Kevin Zenón, extremo argentino do Boca Juniors. Os encarnados já desenvolveram contactos exploratorios no sentido de recolher todos os dados que permitam sustentara decisão de atacar a contratação do jogador de 23 anos, movimento que deu força a possibilidade de avançar para negociações.
Todos os alvos identificados pela estrutura encarnada estão já a passar pelo crivo de avaliação de Bruno Lage, que não teve intervenção no último mercado de transferências, dado ter substituído Roger Schmidt depois do fecho, mas terá nas próximas incursões. Rui Costa não vai passar "por cima" do treinador, que terá poder de decisão tanto nas aquisições de janeiro como da próxima temporada, a segunda e última da sua ligação ao Benfica.
Kevin Zenón será um desses alvos com carimbo do novo treinador e que a SAD pondera atacar em breve, sobretudo porque se trata de um jogador que está a ganhar crescente reconhecimento na Argentina e tem o seu nome inscrito nas listas de observações de vários emblemas europeus. Os alemães do Hoffenheim tentaram mesmo a sua contratação em agosto, mas o Boca Juniors recusou a venda, pelo que na perspetiva encarnada a tentativa de contratação será como que uma jogada de antecipação que permita "fintar" outros interessados, como Newcastle e... Real Madrid.
Para os encarnados, a eventual contratação em janeiro terá como exemplo o que foi feito com Prestianni e Rollheiser. Também contratados no mercado de inverno, os dois argentinos somaram poucos minutos de águia ao peito mas aproveitaram a segunda metade da época para potenciar a adaptação à nova realidade, ao clube, ao país e ao futebol europeu, sendo este o projeto a desenhar para Zenón, que pode ocupar a vaga de... Di Maria no plantel, embora em campo costume atuar mais colado à esquerda do ataque ou até alinhar como médio-ofensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...