10 outubro 2024

O plano do Sporting para segurar os craques; Liverpool aponta a Kökçü e Aktürkoglu visto para Madrid; Colossos na pista de Carreras; SAD do Sporting paga mais, mas Administrador no Dragão ganha mais que Varandas; São Paulo pode resolver 'problema' ao FC Porto

A nova política de remunerações na Sporting SAD, aprovada por unanimidade nos últimos dias em assembleia geral, indica que os três administradores vão receber, nesta e na próxima época, um total de 750 mil euros, valor que passa a ser o mais alto entre os três grandes.
Frederico Varandas vê aumentar para 300 mil euros o valor base bruto fixo por ano, sendo o único presidente, em comparação com FC Porto e Benfica, com direito a remuneração. Salgado Zenha e André Bernardo vão auferir 225 mil euros em salários por ano.
A AG aprovou também a atribuição de um bónus de 180 mil euros a Varandas, devido aos bons resultados desportivos da equipa de futebol em 2023/24. Os outros administradores vão ser premiados com 142,5 mil euros cada. Relativamente ao futuro, ficou também definido que Varandas poderá encaixar até 300 mil euros em prémios e Zenha e Bernardo até 225 mil euros, mediante a concretização de objetivos desportivos e financeiros.
Olhando apenas para os valores fixos, o Sporting passa a ter um gasto anual bem superior ao dos dragões que, de acordo com informações prestadas pelo Portal de Transparência que criaram, apenas vão despender 486,5 mil em salários por ano com a administração da SAD até 2027, cerca de um quarto do que custava a anterior equipa de gestão, liderada por Pinto da Costa, que custava dois milhões de euros anuais.
O Benfica gastou, na última época, segundo o Relatório e Contas, 602 mil euros. No futuro, as remunerações serão obrigatoriamente diferentes devido à remodelação em curso nos quadros da SAD.
Domingos Soares de Oliveira, Maria Sampaio Nunes, Luís Mendes e Lourenço Coelho já saíram e entraram Nuno Catarino, Eduardo Stock da Cunha, Manuel Lopes da Costa e José Gandarez.

O plano do Sporting para segurar os craques. Nem o interesse do Man. City belisca o planeamento da estrutura do Sporting, nem o crescente assédio às suas joias muda a estratégia para a reabertura do mercado. Já de olho no inverno, a SAD de tudo fará para manter os seus principais jogadores em casa, pelo menos até final da época, pese o facto de a montra ser cada vez maior, não só pela entrada em grande na Liga, como também pelo bom arranque na Champions. Nesta lógica inserem-se os nomes de Gonçalo Inácio, Diomande, Hjulmand ou Pote, sem esquecer, porventura, o nome que colhe maior interesse: Gyökeres, algo justificado pelo facto de ter, até à data, mais golos (12) do que... jogos (11). O avançado tem muito mercado, especialmente na Premier League, mas em janeiro o Sporting continuará a apontar à fasquia para a qual acenava no último verão: os 100 M€ da cláusula de rescisão. 

Liverpool aponta a Kökçü. O Liverpool não larga Kökçü e o internacional turco é mesmo um dos alvos preferenciais do atual líder da Premier League tendo em vista o reforço do plantel na próxima janela de mercado. Ao que o jornal Record apurou, a última observação dos reds foi feita aquando do Benfica-Atlético Madrid, jogo da Liga dos Campeões em que o camisola 10 das águias esteve em bom nível e fixou o resultado final (4-0) na conversão de um penálti.
Um dos principais impulsionadores deste forte interesse do Liverpool em contratar Kökçü é o treinador Arne Slot, que treinou o médio no Feyenoord com sucesso para ambos. O clube de Roterdão sagrou-se campeão em 2022/23, enquanto o turco foi considerado o melhor jogador do campeonato holandês. Nas duas temporadas em que os dois coincidiram no Feyenoord, Kökçü apontou 21 golos e assinou ainda 14 assistências, assumindo-se como uma peça nuclear. Aliás, esse bom desempenho motivou o interesse de várias equipas, com o Benfica a fechar negócio por 25 milhões de euros (é a contratação mais cara da história do clube da Luz).
A admiração entre Kökçü e Arne Slot é mútua, conforme atestam os elogios públicos. “Sempre me deixou jogar com a minha maior força e percebeu isso ainda mais cedo do que eu. Atrevo-me a dizer que, para mim, é o melhor treinador de todos os tempos, como pessoa e taticamente. Em termos de futebol sempre fui bom, mas havia mais um nível possível de desenvolvimento. Ele tirou isso de mim, usou-me da melhor maneira possível. É por isso que lhe devo muito”, afirmou o jogador, de 23 anos, na polémica entrevista ao ‘De Telegraaf’, em março, em que criticou Roger Schmidt, o que originou uma multa e um castigo. Na ocasião, Arne Slot fez questão de contactar o médio para lhe dar apoio numa fase mais complicada. “Aproveitei para lhe mandar uma mensagem: ‘És demasiado bom para dependeres de um treinador’”, revelou o treinador, acrescentando: “Estou convencido de que ainda terá sucesso no Benfica, pois é um jogador muito bom.” 

Sílvio vê Aktürkoglu em Madrid. Sílvio conhece bem o Benfica – onde venceu 3 campeonatos – e, como tal, continua a acompanhar o clube. Em declarações ao ‘Spor Arena’, o antigo lateral, de 37 anos, abordou o início da época das águias, agora orientadas por Bruno Lage, e deixou muitos elogios a Kerem Aktürkoglu, apontando, inclusive, um clube onde o extremo turco encaixaria bem no futuro.
“É muito rápido e tecnicamente forte. É também bom no um para um e contribui com golos. Tem sido um jogador muito importante tanto no ataque como na defesa. Mostra grande qualidade técnica e consegue mudar o rumo e o resultado dos jogos mais complicados”, afirmou, acrescentando: “Pode chamar a atenção de um Atlético Madrid, por exemplo, se continuar neste nível pois possui caraterísticas que Simeone aprecia num jogador de futebol.”

Colossos na pista de Carreras. Álvaro Carreras agarrou o posto de titular na lateral esquerda do Benfica, está a somar exibições de um nível superior às protagonizadas na (meia) época passada e... despertou já o interesse de alguns colossos europeus. Neste âmbito, o jornal O Jogo apurou que Manchester United, Real Madrid e Barcelona estão já a acompanhar ao pormenor as atuações do jovem defesa, com observações ao vivo e recolha de dados para formulação do relatório final que será colocado à disposição dos seus treinadores e dirigentes.
O emblema inglês e os dois espanhóis procuram alternativas futuras para a posição e, por diferentes razões, olham com muita atenção para o defesa que assinou esta época a título definitivo pelo Benfica, depois de ter chegado à Luz por empréstimo em janeiro. Aqui surge uma das justificações, uma vez que foi o Manchester United que cedeu o jogador aos encarnados e aceitou incluir uma opção de compra de seis milhões no contrato de cedência, que as águias exerceram. Ficaram com possibilidade de recompra, o que justifica as observações, juntando-se ao facto de Malacia (25 anos) e Luke Shaw (29) terem sucessivas lesões e ser o lateral-direito Diogo Dalot a jogar nessa faixa.
Os dois gigantes espanhóis estão unidos pela mesma razão e que tem a ver com o estatuto crescente do jogador de 21 anos, que já alinha pelos sub-21 espanhóis e está bem colocado para entrar nas contas da seleção principal, o que atiça ainda mais o interesse na sua contratação. O Real Madrid conta com Mendy (29 anos) e Fran García (25) como opções, enquanto o Barcelona tem nas suas fileiras Álex Baldé (20) e Gerard Martín (22).
O Atlético de Madrid, que foi ultrapassado pelo Benfica na corrida pelo camisola 3, ficou bastante impressionado com a atuação de Carreras na goleada sofrida na Luz (4-0), pelo que poderá reativar esse interesse, sendo ainda de referir que de Itália chegam ecos de um piscar de olhos da Juventus pelo jovem canhoto.

São Paulo vai tentar Wendell. Com apenas 16 minutos em campo pelo FC Porto na presente época, Wendell é carta fora do baralho de Vítor Bruno, pelo que o São Paulo já se posicionou no sentido de tentar resgatar o lateral-esquerdo, de 31 anos, em janeiro. De acordo com o portal ‘Bolavip Brasil’, o internacional canarinho é o preferido dos responsáveis do clube paulista para reforçar o lado esquerdo da defesa, embora haja outros emblemas brasileiros atentos à situação de Wendell, cuja ligação contratual ao FC Porto acaba em junho de 2025. Segundo a mesma notícia, o São Paulo tentou a contratação do experiente lateral no último verão, mas como tal não se concretizou, os seus dirigentes acreditam que à segunda tentativa vão conseguir os seus intentos. Wendell está a cumprir a quarta temporada ao serviço do FC Porto, contabilizando 108 jogos. Nesse período marcou sete golos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...